tag:blogger.com,1999:blog-26929556.post419675906493855583..comments2023-10-24T12:17:26.370+01:00Comments on "My Asian Movies" マイアジアンムービース: Realizador Asiático Preferido - VotaçãoJorge Soares Aka Shinobihttp://www.blogger.com/profile/16079661770863538177noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-26929556.post-63585637869884667222008-12-02T19:26:00.000+00:002008-12-02T19:26:00.000+00:00Que entusiasmo, tf10!Oremos então para que Matsumo...Que entusiasmo, tf10!<BR/><BR/>Oremos então para que Matsumoto realiza alguma coisa para saciar a vossa sede :D !<BR/><BR/>Abraço!Jorge Soares Aka Shinobihttps://www.blogger.com/profile/16079661770863538177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26929556.post-12166406926549873392008-12-02T15:11:00.000+00:002008-12-02T15:11:00.000+00:00Matsumoto começa por explorar o seu fascinio pelo ...Matsumoto começa por explorar o seu fascinio pelo experimentalismo nas suas fantásticas "curtas" que de certa forma viriam a resultar na sua primeira obra-prima (longa), "Funeral Parade of Roses" que é um dos grandes marcos dessa linguagem mais abstracta à qual podemos juntar por exemplo um "The Man Who Left His Will on Film" do Oshima ou até um "Heroic Purgatory" de sua eminência Yoshida! (tudo ali entre 69-70. Não há coincidências!)<BR/>Um par de anos volvidos e eis outra grandiosa obra, "Shura" um verdadeiro "buraco negro" que possui uma estetica ao melhor nivel de um Yoshida, o engenho narrativo de um Rashômon e um niilismo capaz de destroçar tudo à sua volta! Dos mais deslumbrantes pesadelos cinematográficos do cinema Japonês! Aproveitando o post anterior, Gengobei, o personagem principal, é digno de figurar entre as mais marcantes personagens da cinematografia nipónica! BÉLICO!!!<BR/>Já muitos anos passados - e depois de mais algumas curtas - temos o seu último delirio "Dogura magura" onde a sua veia mais surrealista volta a surgir sem no entanto se aproximar do brilhantismo das suas obras anteriores.<BR/>Vamos ver o que sairá de "War of the 16 Year Olds" que poderá ver a luz no futuro. Oremos irmãos!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26929556.post-88865459695606446092008-11-30T20:59:00.000+00:002008-11-30T20:59:00.000+00:00Por acaso dos aspectos que reparei neste realizado...Por acaso dos aspectos que reparei neste realizador, é que mesmo já não dá corpo a um filme há 20 anos. Tentei perceber o porquê de tal situação, mas não descobri nada que me elucidasse acerca de tal aspecto...Jorge Soares Aka Shinobihttps://www.blogger.com/profile/16079661770863538177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26929556.post-10031615600403820392008-11-30T20:28:00.000+00:002008-11-30T20:28:00.000+00:00Toshio Matsumoto é - com Susumu Hani e Hiroshi Tes...Toshio Matsumoto é - com Susumu Hani e Hiroshi Teshigahara - um dos três realizadores que no princípio dos anos 60 (finais de 50) instituiram (antes da liberdade da Nouvelle Vague Shochiku: Oshima, Yoshida e Shinoda) o termo independente ao cinema japonês, este último na altura completamente governado pela política de estúdios.<BR/><BR/>Começando com documentários influênciados por uma espécie de moda neo-realista ou cinema-verité, as primeiras quatro obras de Matsumoto (o recém-encontrado "Bycicle in a dream", "The Weavers of Nishijin", "The Song of Stone" e "Mothers") são pequenos exercícios documentais, tentando tirar ao real alguma da sua vitalidade e vibração, mas sempre obdecendo aos cânones de apresentação filmada com intuitos de espectador.<BR/><BR/>Depois disso, já nos finais dos anos 60, Matsumoto afirma-se como um vanguardista. Se na altura disse que Yoshida a partir do seu Eros plus Massacre (1969) era formalmente o mais apurado de toda a Nouvelle Vague Japonesa, então Toshio Matsumoto é o seu verdadeiro ex-aequo: a começar com o grandioso "Funeral Parade of Roses" (1969) que já estava prefigurado na sua curta do mesmo ano, "For the Right Damaged Eye". Matsumoto aqui junta-se às considerações dos seus contemporâneos (nomeadamente Oshima com o seu "Diary of a Shinjuku Thief" (1968)) sobre a veracidade da coisa filmada, e relega o discurso fílmico para a falsidade do processo, ecoando uma tragédia clássica edipiana com um travesti e seu pai. Eis que a pós-modernidade destrói a obra, e Funeral Parade of Roses torna-se no anti-filme do movimento por excelência.<BR/><BR/>Depois, "Shura" ou Demons (1971) ou como aterrorizar a plateia. Matsumoto continuando a sua descontrução cinemática, disseca o género chambara (ou filmes de sabre), tornando-o numa verdadeira ode à carnificina, tragédia fechando-se nela mesma, espectáculo bizarro de vingança. "Shura" é outro das preciosidades da Nouvelle Vague e continua como sendo um dos seus pesadelos mais eficazes.<BR/><BR/>Porém após "Shura", Matsumoto vira-se quase exclusivamente para o registo da curta-metragem, com o qual se tinha iniciado. Embora tenha feito alguns prodígios nesse registo ao longo dos anos 70 e 80 (deixando-nos uma obra em video invejável), há um sentimento de rígida incompletitude que prevalece. "Funeral Parade of Roses" e "Shura" exigiam uma continuação mais coesa e não foi o bom (mas nunca genial) "Dogura Magura" de 1988 que nos encheu as medidas nesse aspecto.<BR/><BR/>Enfim, esperemos que Matsumoto regresse e nos volte a deixar pasmados com os seus assaltos cinemáticos de então.Miguel P.https://www.blogger.com/profile/08793523567447417823noreply@blogger.com