"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, maio 20, 2006

Duelo Sem Fim/The Duelist/Hyeongsa (2005)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 111 minutos

Realizador: Lee Myung-se

Com: Ha Ji-won, Ahn Sung-kee, Kang Dong-won, Song Young-chan

"A detective Namsoon"

Estória

Na Coreia do Sul, durante a dinastia Choseon, um jovem mascarado mestre da espada fascina a população, através da demonstração das suas habilidades numa feira. Tendo em vista furtar a estatueta de um buda toda feita em ouro, arma um ardil que consiste em provocar um despiste de uma carroça puxada por cavalos, fazendo com que uma grande quantidade de moedas se espalhe pelo chão. A distracção é um sucesso e o "Duelista" consegue trazer a estátua consigo. No entanto sente dificuldades na fuga, muito devido a "Namsoon", uma jovem detective que o persegue e quase o captura. A rapariga é muito dotada no manejo de uns punhais ligados por um pano de seda, para além de possuir um verdadeiro mau humor.

"O duelista Sad Eyes"

Após descobrirem que as moedas espalhadas pelo chão são contrafeitas, a polícia dá o seu melhor para prenderem o "Duelista" e o seu grupo, mas é constantemente mal sucedida e muitos agentes são mortos. A jovem detective e o seu chefe, um homem de meia-idade chamado "Ahn", são encarregues de localizar o criminoso e capturá-lo.

Mais do que uma vez, "Nansoom" luta com o mestre da espada, mas uma coisa não estava nos seus planos: apaixonar-se pelo inimigo...

"Review"

"The Duelist" é a modos de dizer, diferente, esquisito, muito volúvel, mas sobretudo prima pela originalidade!

A cinematografia é bela, fazendo lembrar em certos aspectos "Herói", com um uso intensivo de "slow motion" e com uma predominância dos fundos com cor vermelha, embora o negro, o branco e o azul marquem bastante a sua presença. A película é extremamente experimental, e não é só no tratamento da imagem que isso se nota.

Apesar do filme ser acerca dum especialista na arte do manejo da espada, as lutas não são nada violentas mas sim muito artísticas e coreografadas mais para parecerem uma dança do que propriamente um acérrimo duelo.

O enredo afigura-se interessante, embora seja o que de menos original o filme tem. Existe um fora-da-lei misterioso, uma agente da polícia que o persegue, aombos lutam e consequentemente apaixonam-se, mas estando em lados opostos, já se vê qual será o final. Mesmo assim, tenho que reconhecer que de certa forma o epílogo surpreendeu-me, indo com certeza dar azo a discussões e diferentes interpretações. No entanto julgo ser praticamente unânime que encontra-se imbuído de uma grande beleza e espiritualidade.

"O experiente detective Ahn"

A banda-sonora, à imagem da aura que cerceia esta longa-metragem, é de extremos musicais impressionantes. Num segundo estamos a ouvir "world music", no outro ópera, a seguir tango electrónico de "Gothan Project" e por fim uns "riffs" poderosos de guitarra. A própria ligação entre as músicas é muito pouco comum, mas a genialidade é demonstrada no facto de a melodia ser sempre adequada à cena que estamos a visionar. Mais um traço de originalidade!

O que irritou-me sem dúvida, foram as partes de comédia que constam no filme. A maioria não tem piada nenhuma e revela-se totalmente despicienda. Sendo um filme por natureza trágico, "os gags" serviam apenas para descermos à terra e questionarmo-nos "Mas que raio é isto?". Aqui a experimentalidade foi longe demais. Lee devia ter-se cingido ao dramatismo, até porque os actores, em especial o brilhante Ahn Sung-kee, não têm jeito nenhum para fazer rir.

"Apesar por várias vezes lutarem, Namsoon não consegue resistir aos encantos de Sad Eyes"

"The Duelist" não agradará muito ao fã convencional de filmes de artes marciais, pois no fundo esta película não pretende ser um filme de acção. Por outro lado, acredito que os admiradores do épico de Wong Kar-Wai "Ashes of Time" fiquem satisfeitos com o visionamento desta longa-metragem.

Constitui uma boa proposta, que eleva a nossa cultura cinematográfica!

"Luta real ou imaginária?"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português:

Avaliação:

Entretenimento - 7

Interpretação - 8

Argumento - 7

Guarda-roupa e adereços - 8

Banda-sonora - 7

Emotividade - 7

Mérito artístico - 9

Gosto pessoal do "M.A.M" - 7

Classificação final : 7,50

















Sem comentários: