"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

segunda-feira, março 23, 2009

Needing You.../Goo naam gwa neui - 孤男寡女 (2000)

Origem: Hong Kong

Duração: 103 minutos

Realizador: Johnnie To e Wai Ka Fai

Com: Andy Lau, Sammi Cheng, Fiona Leung, Raymond Wong, Hui Siu Hung, Lam Suet, Gabriel Harrison, Florence Kwok, Henry Yu, Sam Sam, Vanessa Chu

"Andy Cheung"

Sinopse

“Andy Cheung” (Andy Lau) é um “playboy” inveterado, cuja vida se resume a engatar bonitas raparigas e a ser um executivo de sucesso numa empresa de venda de componentes electrónicos em Hong Kong. Por sua vez, “Kinki” (Sammi Cheng), é uma jovem rapariga que não costuma ter sorte nos relacionamentos amorosos. O exemplo mais recente deste facto é “Kinki” descobrir que o seu namorado “Dan” (Gabriel Harrison) a trai com outra.

Quando “Kinki” vai trabalhar para a empresa de “Andy”, um conflito estala entre ambos, com o executivo a achar a rapariga uma péssima funcionária, que é incapaz de fazer algo de correcto. Posteriormente, “Andy” acaba por se aperceber de algumas qualidades pessoais e profissionais de “Kinki”, tais como a sua bondade e ética laboral. Com o aprofundamento da amizade, “Andy” acaba por se aperceber da má sorte de “Kinki” no campo sentimental, e tenta ajudá-la neste aspecto.

"Kinki"

“Kinki” parece finalmente ter encontrado o rapaz ideal na pessoa de “Roger” (Raymond Wong), um bem sucedido empresário da indústria informática. Acontece que “Andy” apercebe-se que na realidade a sua amizade e compaixão por “Kinki”, é amor. Será que é tarde demais?

"Kinki e Andy Cheung"

"Review"

“Needing You...” constitui mais um esforço da “MilkyWay Image”, consubstanciada na costumeira dupla Johnnie To e Wai Ka Fai, mas desta vez os realizadores põem de parte os filmes de acção genericamente ligados às tríades, e navegam pelas águas da comédia romântica. O filme foi um sucesso comercial de monta, muito por culpa dos actores que representam o par do filme, e que constituem duas das estrelas mais cintilantes de Hong Kong.

Com todo o respeito que tenho por Johnnie To e Wai Ka Fai, indubitavelmente dois dos autores com mais mérito no panorama da cinematografia asiática, “Needing You...” está longe de ser a película fabulosa como alguns parecem fazer crer. Trata-se de um típico filme romântico, a milhas de distância de qualquer resquício de inovação ou dotado de aspectos que possamos reputar de memoráveis. Inclusive possui uma faceta surrealista muito pindérica, que em nada abona ou ajuda os espectadores mais esclarecidos, que procuram visionar uma longa-metragem com substância. Sejamos sinceros e o mais directos possível: É meloso e cor-de-rosa ao máximo!!!

Contudo sempre se poderá afirmar que possui alguma comédia bem conseguida, e um ou outro momento enternecedor que é capaz de captar a nossa atenção. Ressalta-se a sátira ao local de trabalho dos intervenientes onde a “bilhardice” (termo madeirense para coscuvilhice) dita a lei, e um simples movimento ou frase mal interpretada, pode dar origem a um rastilho de deturpações e subsequentemente a uma verdadeira explosão. Quem trabalha numa estrutura organizada percebe bem o que estou a dizer, e quanto maior ela for, mais poderoso se torna o impacto de um boato! Outros aspecto interessante desta película, passa por podermos observar o quotidiano de uma Hong Kong extremamente contemporânea e moderna, o que no que toca a películas de cinema, constitui sempre um factor bastante apelativo para a minha pessoa. O casal Andy Lau/Sammi Cheng tem uma boa química, e os momentos românticos quando resultam, muito se deve ao trabalho dos actores. “Needing You...” acabaria por ser o grande catalisador para a fama que Sammi Cheng possui actualmente, pois apesar de a actriz ter entrado em filmes anteriores, o seu protagonismo até então devia-se praticamente à sua carreira como estrela do “cantopop”. Igualmente constituiria a primeira vez em que Lau e Cheng contracenariam, tendo até à presente data mais seis participações conjuntas, entre as quais “Infiltrados”.

"Em busca do amuleto do amor"

Quando observamos “Needing You...”, ficamos com a sensação que o mesmo foi uma proposta elaborada de forma propositadamente comercial, tendo em vista a angariação de verbas para aplicar em outras produções ditas mais “sérias” e inventivas. Fez-me buscar memórias ao baú das recordações, quando uma banda de “heavy metal” de uns amigos meus, tocava músicas “pimba” nos arraiais, de maneira a arranjar dinheiro para poderem continuar com o seu projecto principal. Esta longa-metragem encontra-se bastante longe de constituir uma obra assinalável, sendo mesmo um filme muito mediano em certos aspectos, que apenas satisfará plenamente aqueles indefectíveis da comédia romântica, que se contentam com pouco. Infelizmente, o administrador deste blogue ainda não aprendeu a dizer não às lamechices, pelo que no item “gosto pessoal” leva um sete muito “puxadinho”...

Razoável!

"No meio da papelada"

The Internet Movie Database (IMDb) link

Música "Love Line", interpretada por Sammi Cheng (contém cenas do filme)

Avaliação:

Entretenimento - 8

Interpretação - 7

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 7

Emotividade - 8

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 7

Classificação final: 7,25





Sem comentários: