"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, setembro 27, 2008

Os 500 melhores filmes de sempre para a Revista Empire - Os 19 resistentes asiáticos

A “Empire Magazine” levou a cabo a elaboração de um “top” que visa expôr os 500 melhores filmes de todos os tempos, onde pomposamente alvitra que foi a sondagem mais ambiciosa acerca de películas de cinema. Visualmente, e a nível informativo, o resultado foi muito bom. Quanto à inclusão de certas obras e a exclusão de outras, há situações verdadeiramente escandalosas, mas como diz o outro “gostos não se discutem”. O que me entristeceu foi que nos supostos 500 melhores filmes de sempre, figurem apenas 19 (!!!) filmes asiáticos. Sem palavras...Existem verdadeiras obras de inegável importância a nível mundial que foram excluídas. Sem referir-me a clássicos, pois deixo isso para outros mais entendidos que por aqui costumam a aparecer, imagine-se que filmes como “Herói”, “Adeus Minha Concubina”, “Chungking Express”, etc...foram excluídos! E no entanto, coisas como “Ghostbusters” e afins andam por lá! Podem consultar os resultados da sondagem da “Empire” AQUI. Abaixo deixo-vos os 19 valentes asiáticos que conseguiram entrar no “top” e caso exista algum texto acerca dos mesmos aqui no blogue, já sabem, estará a cor vermelha.


64º Oldboy, de Park Chan-wook (2003)

67º Tokyo Story, de Yasujiro Ozu (1953)

95º Yojimbo, de Akira Kurosawa (1961)

202º The Killer, de John Woo (1989)


230º Howl's Moving Castle, de Hayao Miyazaki (2004)

235º Battle Royale, de Kinji Fukasaku (2000)

275º My Neighbour Totoro, de Hayao Miyazaki (1988)

283º Ran, de Akira Kurosawa (1985)

290º Rashômon, de Akira Kurosawa (1950)

339º Spirited Away, de Hayao Miyazaki (2001)

340º High and Low, de Akira Kurosawa (1963)

427º Spring In a Small Town, de Mu Fei (1948)

440º Akira, de Katsuhiro Otomo (1988)

447º Ten, de Abbas Kiarostami (2002)

459º Ikiru, de Akira Kurosawa (1952)

474º Enter the Dragon, de Robert Clouse (1973) - Nota: Inclui este filme, devido ao mesmo ter bastantes protagonistas asiáticos entre os quais o mítico Bruce Lee e Bolo Yeung

488º Princess Mononoke, de Hayao Miyazaki (1997)

497º Crouching Tiger, Hidden Dragon, de Ang Lee (2000)


















13 comentários:

Juniper Girl disse...

A lista nao é muito boa. Nenhuma de WKW, e Tigre & Dragao melhor que Heroi... nao e possivel.
Bom que ficou Oldboy.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá juniper girl!

pois... os "tops" têm sempre muito de discutível!
Este apesar de ser extenso, acho que não ficou muito bom. E no que toca ao cinema asiático, então...
Para mim é imperdoável não ter nenhum filme do Kar Wai! E quanto ao facto de "Herói" não figurar na lista, bem...isso nem merece comentários!

Bjs.!

Nuno disse...

Amigo Jorge,

Infelizmente a lista reflecte o que se passa com a votação da tua rubrica "Melhor Realizador" em que o grande Jackie Chan está destacado em 1º lugar. Penso que deve ter sido uma votação popular para a Revista Empire e não uma lista feita por críticos de cinema.

"O povo é quem mais ordena"... já ouvi isto em qualquer lado!!!

Abraço

Anónimo disse...

É Jorge, não se pode esquecer que a votção foi realizada por ocidentais, na maioria britânicos. Filmes como Battle Royale e Akira são realmente muito bons e mereceram entrar na lista, acredito que isso decorre da oipinião dos otakus. Se ão fossem por eles...

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Nuno,

embora o peso popular tenha tido uma parte importante na votação, eles apregoam que também tiveram a intervenção de 50 críticos de cinema, salvo erro. Esse factor, deveria de ter servido como contra balanço. Mas pelos vistos, assim não aconteceu.
Pois, essa frase ilustra um valor que prezo muito, mas que ao mesmo tempo ilustra também um dos piores defeitos da democracia, ou seja, nem sempre a maioria tem razão!

Quanto ao Jakie Chan e o facto de estar a liderar a votação dos melhores realizadores, isso foi uma praga que me lançaam e ao blog :( !!!

Grande abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá nerdzilla!

Tens toda a razão no que estás a dizer. Como a votação é de ocidentais, está explicado o facto de apenas 19 filmes asiáticos terem entrado na lista dos 500 filmes. Mesmo assim, achei muito pouco, e ficaram grandes obras de cinema de fora.
Provavelmente se a votação fosse só de orientais, os números provavelmente inverter-se-iam.

Abraço e volta sempre!

Anónimo disse...

Neste tipo de publicações ou espaços é sempre a mesma coisa. São dirigidas a um público casual de cinema asiático e por isso não me surpreende nada......quase 1/3 são Kurosawa´s se não estou em erro.....

Surpreendido fiquei com o "Ten" do Kiarostami, não só porque me lembro num ápice de pelo menos meia duzia de filmes dele que são bem melhores mas também porque é uma obra tão pouco amigável para o público......enfim......curiosidades.....


abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá tf10!


Kurosawa é sem dúvida o realizador asiático mais representado neste "top", mas daí também não é de admirar. Além de ter excelentes filmes, é provavelmente o realizador mais emblemático e considerado no ocidente. Embora a votação que estoua levara cabo aqui no blogue, diga o contrário. Mas acerca disso nem me apetece escrever ou falar, por razões mais do que evidentes...
Outro realizador que está bem representado é Hayao Miyazaki,c om 4 filmes. Mas aqui também não é de admirar, por razões semelhantes às apontadas anteriormente.

Eu fiquei admirado foi com a inclusão do filme "Spring In a Small Town" de Mu Fei. No meiode tanta "comercialidade", fiquei espantado...

Grande abraço!

Anónimo disse...

Listas de melhores filmes são sempre polêmicas. É por esse motivo que nunca elaborei uma lista de melhores filmes de kung fu de todos os tempos (como já chegaram a me pedir) pois essa lista muda cada vez que visiono um filme novo. A lista dos piores também sempre muda, he, he, he.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Takeo!

Eu por acaso até tenho de reconhecer que gosto de "tops", embora saiba que raramente exista um que satisfaça toda a gente. Os gostos são muitos, e o grau de subjectividade extremamente elevado. Se um dia decidires fazer uma lista dos melhores (e já agora dos piores) filmes de kung fu, vais ter de postar isso no "Asian Fury". Embora de certeza que vá dar discussão, eh, eh, eh!

Grande abraço!

Unknown disse...

Studio Ghibli forever and ever!!!!!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Alquimista Real!

Valha-nos que o estúdio Ghibli ficou bem representado, embora mesmo assim pudessem ter entrado mais filmes como os fabulosos "Túmulo dos Pirilampos", "Laputa" ou "Nausicaa".

Abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

O teu blogue já cá consta aqui na lista dos links!
Quanto a "Tales From the Earthsea", o filme é agradável, mas o filho ainda tem de aprender umas coisas com o pai ;) !

Abraço, Alquimista Real!