"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, outubro 07, 2006

A Chinese Ghost Story/Sinnui yauwan (1987)

Origem: Hong Kong

Duração: 92 minutos

Realizador: Tony Chin Siu Tung

Com: Leslie Cheung, Joey Wong, Wu Ma, Lau Siu Ming, Sit Chi Lun, Lai Wan

"O pobre e ingénuo cobrador de impostos Ning Tsai Chen"

Estória

"Ning Tsai Chen" (Leslie Cheung) é um pobre e bondoso cobrador de impostos que se dirige para uma vila a fim de exercer o seu nada bem vindo ofício perante os habitantes. Os problemas começam logo quando a caminho da povoação desencadeia-se uma tempestade e "Ning" fica com o livro de registo dos devedores todo ensopado devido à água da chuva. Em virtude desta situação, igualmente "Ning" fica sem dinheiro para pagar uma estalagem onde passar a noite e é obrigado a procurar refúgio no templo "Lan Yeuk", desconhecendo que o mesmo encontra-se assombrado.

Após algumas peripécias nocturnas, "Ning" conhece "Nieh Hsiao Tsing" (Joey Wong), um espírito que vagueia pela floresta circundante ao templo e instantaneamente apaixona-se. Claro está que "Ning" não faz a mínima ideia que "Nieh" é um fantasma.

"A bela e adorável fantasma Nieh Hsiao Tsing"

"Nieh" igualmente enamorada por "Ning", faz tudo para protegê-lo do espírito mais poderoso da floresta chamado "Old Dame", quando pelo contrário estava obrigada a entregar o cobrador a "Old Dame" para esta devorá-lo.

"Old Dame" descobre o embuste de "Nieh" e leva-a para o submundo, tendo em vista obrigá-la a contrair matrimónio com o "Senhor da Montanha Negra".

Com a ajuda de um estranho monge taoísta chamado "Yen", "Ning" decide penetrar no submundo e tentar salvar o seu amor.

"O casal de apaixonados"

"Review"

Antes de tudo é preciso dizer que estamos perante um dos maiores clássicos que o cinema de Hong Kong produziu, dotado de um elenco de grande respeito e com a produção do mito Tsui Hark.

"A Chinese Ghost Story" não se enquadra no "wuxia" e/ou filme de artes marciais convencional. Trata-se antes de uma bonita estória de amor, abundantemente temperada com elementos de comédia, fantasia e artes marciais.

O resultado: muito bom!

A estória de amor resulta plenamente, pois existe uma grande química entre Leslie Cheung e Joey Wong, embora não atinja a quase perfeição evidenciada em "The Bride With White Hair", com o mesmo protagonista a fazer um inesquecível par com a igualmente consagrada Brigitte Lin.

Leslie Cheung tem uma interpretação inesquecível, conseguindo convencer-nos da sua deliciosa ingenuidade e do seu puro amor por Joey Wong. Esta por sua vez, desempenha bem o seu papel como o fantasma destinado à tragédia e ao mesmo tempo a protectora de Leslie Cheung, que está constantemente a meter-se em sarilhos. Já agora, uma palavra especial de apreço para Wu Ma, que dá vida ao espadachim e monge taoísta. É ele o verdadeiro herói de acção e que dá aquele saudável laivo de loucura (parece contraditório, não?!) ao filme, sempre que invoca o seu bem distinguível grito de guerra "Prajna Paramita"!

"Ning caminha para o reduto do seu amor"

A comédia é bastante aceitável, dando azo inclusive a algumas gargalhadas, especialmente quando aparecem aqueles guardas da vila que sempre que veêm alguma pessoa a fugir, pensam logo que é um criminoso e insistem em aprisioná-lo, tendo em vista a obtenção de recompensas.

Os efeitos especiais são muito arcaicos comparados aos de hoje, mas não nos podemos esquecer que estamos a falar de um filme de Hong Kong com vinte anos. Atendendo a este pressuposto, a opinião é positiva, principalmente no tocante aos "sutras" consubstanciados em raios que Wu Ma insiste em lançar aos espíritos maléficos.

A acção, subtraindo os já mencionados efeitos especiais, é a típica de Hong Kong, com muito "wire-fu" à mistura.

"A Chinese Ghost Story" é um belo filme, que agradará sobretudo aos românticos e não defraudará aqueles que são fãs do cinema de artes marciais e "swordplay" de Hong Kong dos anos 80 e 90.

Um ícone clássico obrigatório!

"O estranho monge taoísta Yen"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Cineasia

Avaliação:
Entretenimento – 8
Interpretação – 7
Argumento – 8
Banda-sonora – 8
Guarda-roupa e adereços – 8
Emotividade – 8
Mérito artístico – 8
Gosto pessoal do “M.A.M” – 8

Classificação final: 7,88






Sem comentários: