"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quinta-feira, maio 28, 2009

Storm Rider: Clash of Evils - 風雲決 (2008)
Origem: Hong Kong
Duração: 100 minutos
Realizador: Dante Lam
Vozes das personagens principais (versão mandarim): Nicholas Tse (Wind), Richie Ren (Cloud)
"Cloud"

Atenção!

Caso não tenha visionado “The Storm Riders”, não deverá ler o texto abaixo, sob pena de “spoiler”!

"Wind"

Sinopse

Após os eventos ocorridos em “Storm Riders”, onde “Wind” e “Cloud” derrotaram o seu mestre, o poderoso “Lord Conqueror”, “Wind” fica possuído pela besta de fogo “Kylin”. Isto faz com que o herói por vezes se transforme num demónio acossado, com tendências altamente destrutivas, embora com os seus poderes maximizados. Após um duelo entre os dois amigos, em que “Cloud” tenta conter as tendências lunáticas daquele a quem considera como um irmão, os dois perdem-se um do outro.

Quando a possessão acalma e “Wind” recupera a sanidade, este convence-se que matou “Cloud” no combate e entra numa profunda depressão, alcoolizando-se diariamente. Contudo, “Cloud” não faleceu, mas apenas perdeu a memória e é acolhido por “Ying”, uma jovem rapariga que lidera um bando de crianças que assaltam os transeuntes mais descuidados.

Quando “Ao Jue”, um homem perturbado pelo assassinato do seu clã, resolve tomar de assalto o mundo das artes marciais, o destino une outra vez os dois guerreiros e ambos irão defrontar o vilão, de forma a salvar a humanidade. Mas conseguirá “Wind” controlar a sua dualidade e conter o seu estado maligno?

"Nameless"

"Review"

Ao contrário da esmagadora maioria dos “anime” que chegam ao ocidente e ao nosso conhecimento, “Storm Rider – Clash of Evils” (“SRCE”) não provém do Japão ,mas sim de Hong Kong. Como já induzi na sinopse, “SRCE” basicamente começa onde o espectacular filme “The Storm Riders”, de Andrew Lau, termina. Portanto, se não conseguem aguardar pela sequela a cargo dos Irmãos Pang, e que repetirá Aaron Kwok e Ekin Cheng nos papéis principais, sempre poderão matar saudades com este interessante produto de animação asiático.

“SRCE” não foge à aura fantástica do seu congénere de “carne e osso”, possuindo todas as características que fez apaixonar muitos pela saga de “Wind” e “Cloud”, com o elemento de fantasia de artes marciais sobejamente a dominar. No entanto, esta película encontra-se longe de estar isenta de falhas e obstáculos, alguns transversais a todos os espectadores, outros por falta de alguns conhecimentos do autor deste texto. Tenho lido, e pela minha própria percepção desta obra, que “SRCE” é um filme feito para os mais indefectíveis fãs da “manga” criada por Ma Wing Shing. Como eu nunca tive a oportunidade de passar os olhos pela banda-desenhada, mas apenas pelas películas de cinema, julgo ser normal que alguma confusão degenere na minha mente. Principalmente nos momentos iniciais desta longa-metragem, onde nos é apresentado várias personagens, com objectivos muito próprios e que por vezes se afiguram como incompletos ou precipitados. Um exemplo claro do que estou a falar, passa-se com a personagem “Nameless”. Desde logo nos apercebemos que ele é uma personagem importante e extremamente poderosa no domínio das artes marciais, que detém muitos minutos de filme. Simplesmente, não percebemos o porquê de tal acontecer, nem sequer quem ou o quê representa realmente. Mesmo assim informo, após alguma pesquisa, que efectivamente “Nameless” é uma figura nuclear na manga “Wind and Cloud”. É ele quem salva “Cloud”, após a morte da sua família e o seu mestre. Poderão ver mais informações AQUI.

"Cloud Vs. Wind"

A animação em si tem os seus altos e baixos, embora a opinião final seja positiva. As imagens geradas por computador proporcionam ora momentos de beleza esplendorosa, mas também existem partes que não estão à altura do restante do filme. O mesmo valerá para o desenho das personagens. Provavelmente, e alerto para algum desconhecimento, “SRCE” neste particular poderá eventualmente estar muito bem para o “standard” de Hong Kong, mas não se poderá comparar com os melhores exemplos da indústria de animação nipónica. Nota-se, e considerando que “SRCE” é uma obra recente, que ainda existe alguns quilómetros a correr para disputar alguma coisa com o “anime” japonês. Acima da média encontram-se os movimentos das personagens, especialmente nos combates, e as paisagens que conseguem muitas vezes deslumbrar.

“SRCE” é uma produção que julgo que agradará em primeira linha os fãs da manga, que acabam por ser os verdadeiros conhecedores da saga e que identificarão tudo à primeira vista. Para aqueles que, como eu, apenas viram o filme de Andrew Lau “The Storm Riders”, constituirá um produto interessante, com muita diversão à mistura, embora algo confuso. Possui acção a rodos, e momentos de luta muito interessantes que não defraudarão o espectador, conquanto percebam que as personagens detêm poderes que vão para além do que um simples humano possa fazer. Em jeito de conclusão, é acima de tudo um produto feito para os indefectíveis de uma das histórias mais apaixonantes do mundo dos desenhos animados orientais. Contudo, não tenho dúvida nenhuma que com a mais avançada realização e tecnologia japonesa, “SRCE” poderia tornar-se num “anime” inesquecível! Acaba por ficar com a bitola do bom, e uma ou outra parte mediana a destoar.

"Ao Yue reclama a espada dos seus antepassados"

Trailer

The Internet Movie Database (IMDB) link - Não encontrado!

Avaliação:

Entretenimento - 9

Animação - 7

Argumento - 7

Banda-sonora - 8

Emotividade - 8

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 7

Classificação final: 7,57







Sem comentários: