"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, junho 17, 2006

Sete Espadas/Seven Swords/Chat gim (2005)

Origem: China

Duração: 145 minutos

Realizador: Tsui Hark

Com: Donnie Yen, Charlie Yeung, Lau Kar Leung, Leon Lai, Duncan Chow, Lu Yi, Tai Li, Sun Hong, Yeon Kim-so, Zhang Jing, Cheng Jia Jia, Chi Kuan Chun, Jason Pai, Michael Wong

"Donnie Yen, no papel de Chu Zhao Nan, acompanhado da espada do dragão"

Estória

No tempo da dinastia Ching, o imperador proclama um édito a proibir terminantemente a prática de artes marciais. Aqueles que teimarem em desobedecer à ordem do soberano, serão punidos com a morte.

Vendo uma oportunidade para prosperar, um oficial militar chamado "Fogo Vento" forma um exército privado de mercenários e deambula pela China a caçar e a matar praticantes de artes marciais, decapitando-os e recebendo uma determinada quantia em dinheiro por cada cabeça.

"A bela coreana que faz suspirar Donnie Yen"

"Fu Qingzhu", um antigo carrasco arrependido do seu anterior modo de vida, tenta travar o mórbido negocio de "Fogo Vento" e dos seus homens.

Para tanto e após algumas peripécias, "Fu" convence um casal de habitantes da "Aldeia Marcial" a acompanharem-no ao "Monte Celestial" por forma a solicitar ajuda a um mestre de armas que aí vive. São bem sucedidos e retornam acompanhados de mais quatro grandes guerreiros. Juntos formam um grupo conhecido como "Sete Espadas", em homenagem à lâmina fantástica que cada um possui.

A batalha pela salvação das artes marciais e do estilo de vida da população vai começar!

"Os devaneios de Fogo Vento"

"Review"

"Sete Espadas" constitui a adaptação cinematográfica de um romance intitulado "Seven Swordsmen of Mountain Tian" de Liang Yu Sheng, e trata-se do mais recente projecto do aclamado Tsui Hark, que embora se trate de um renomado nome do cinema oriental, nunca caiu propriamente nas minhas boas graças enquanto cinéfilo. E ainda menos quando realizou certos filmes como os "Guerreiros da Montanha" ou o desastre "Duplo Impacto"! De qualquer forma, deixei-me levar pela expectativa e "marketing" em torno do filme, ficando de certa forma bem impressionado quando visualizei o "trailer".

Depois de ter assistido ao filme no "Monumental", numa altura em que tive de me deslocar a Lisboa, não fiquei nada impressionado. Depois de um segundo visionamento da película, já em formato DVD, reparei em certos pormenores que até gostei, mas a minha opinião em geral manteve-se. Não passa de um filme banal...

Tsui Hark sempre foi muito conhecido e adorado pelos amantes de acção e o que dizer quanto a este aspecto?

Atendendo a que estamos a falar de um filme com quase duas horas e meia, as cenas movimentadas são muito poucas. Resumem-se praticamente aos dez minutos iniciais, a luta no forte e a parte final do filme. Pelo meio ficamos com uma tentativa de emotividade e de representação que sinceramente não resultou, e que praticamente a única utilidade que tem é fazer com que o espectador boceje e acabe por "passar pelas brasas"... Tsui Hark não é Zhang Yimou, e não nos consegue prender a atenção como aquele realizador!

"A caçadora de cabeças"

Apesar do título do filme ser "Sete Espadas", nunca ficamos com uma clara ideia do total potencial destas armas. É certo que quanto à "espada do dragão" de Donnie Yen ou à "transitória" de Leon Lai, temos uma oportunidade de apreciar a sua efectividade, apoiada claro está pela arte de quem a maneja. Em relação às restantes nada demais!

A própria luta final está a milhas da protagonizada por exemplo por Jet Li e Donnie Yen em "Era Uma Vez na China", a saga que verdadeiramente aprecio de Tsui Hark.

Quanto aos restantes aspectos do filme, não são nada de especial, razão pela qual nem me darei ao trabalho de emitir pronúncia. São dominados pela já aludida banalidade. Quando estamos habituados a "Ferraris" como "O Tigre e o Dragão" ou "Herói", este utilitário chamado "Sete Espadas" afigura-se muito ensosso!

Pelo final do filme, adivinha-se uma sequela. É meu sincero desejo que não seja tão enfadonha!

"Os sete heróis a contemplarem o crepúsculo"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: C7nema , Play it Again, Cineasia, Cine 7

Avaliação:

Entretenimento - 7

Interpretação - 7

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade - 7

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M" - 6

Classificação final: 7



















Sem comentários: