"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

The Bride With White Hair 2/Bai fa mo nu zhuan II (1993)

Origem: Hong Kong

Duração: 80 minutos

Realizador: David Wu

Com: Brigitte Lin, Leslie Cheung, Christy Chung, Sunny Chan, Kwok Leung Cheung, Lily Chung, Eddy Ko, Lan Law, Heung Kam Lee, Joey Maan, Chun Fung Ng, Richard Suen, Ruth Wynona Tao, Tak Ngai Yeung

"Lian Nichang, a noiva"

Atenção - "Spoilers"!!!

O texto que se segue será revelador do enredo do primeiro filme "The Bride With White Hair" , pelo que só deverá prosseguir caso já tenha visionado esta película!

Estória

No epílogo de "The Bride With White Hair", "Cho Yi Hang" tinha-se exilado no Monte Shin Fung, desgostoso devido ao trágico caminho que o seu relacionamento com "Lian Nichang" tinha enveredado.

Entretanto, devido ao grande desgosto provocado pela traição de "Cho Yi Hang", "Lian Nichang" vê o seu cabelo negro mudar para uma fantasmagórica cor branca, e decide enveredar por uma cruzada sangrenta contra todos os homens, que tem por seres em quem não se pode confiar minimamente.

"Cho", consumido pela culpa, aguarda expectante no Monte Shin Fung, à espera que uma flor mágica desabroche e que poderá servir de cura para a maleita do seu amor.

"O jovem Fung Chun Kit ferido após uma batalha com a noiva diabólica"

À medida que o tempo passa, "Lian" toma como propósito pessoal eliminar os restantes membros masculinos dos oito grandes clãs de artes marciais. No topo da lista encontra-se o jovem "Fung Chun Kit", o sobrinho de "Cho" e último descendente da outrora poderosa sociedade de artes marciais conhecida como "Wu Tang".

"Kit" assiste ao rapto da sua esposa "Lyre", sem nada poder fazer face aos incríveis poderes de "Lian". Esta por sua vez, através de bruxaria e artes negras, converte "Lyre" para a sua causa e incute-lhe um ódio mortal por todos os homens, incluindo "Kit".

"Kit" não tem outra alternativa senão atacar o reduto de "Lian", liderando para o efeito uma força composta por membros de todos os clãs.

"A noiva num raro momento de serenidade, a ser penteada pela sua amiga (amante?)"

"Review"

Como já foi aludido na crítica efectuada ao primeiro filme , Ronny Yu pretendeu claramente rodar a saga de "Lian Nichang" em dois episódios, em vez de fazer uma única película. Também já opinei acerca deste aspecto, e acho que a estória ficou claramente a perder com esta opção, embora acredite que a nível de proveitos comerciais o mesmo não se tenha passado. Aliás, "The Bride With White Hair 2", tem pelo menos formalmente como realizador David Wu, o irmão de Ronny Yu, embora se afirme que o aclamado realizador de Hong Kong tenha metido o seu cunho pessoal na segunda parte da saga. Se meteu, pelo menos não parece...e aqui já se adivinha com uma certa antecipação que a minha opinião em relação a este filme não é muito positiva.

Esta película está claramente a milhas da sua predecessora.

O enredo, embora minimamente imaginativo (principalmente devido à exploração do desgosto de várias mulheres por terem sido maltratadas pelos seus amados), não tem a força, nem nos capta a atenção como o anterior.

Em muito contribui o facto da estória de amor entre "Kit" e "Lyre", não ter metade do interesse que a de "Lian Nichang" e "Cho Yi Hang" nos despertaram. Muito contribui o facto de o "casting" não ter sido particularmente feliz. Algum dia Sunny Chan e Joey Maan têm sequer metade do carisma e do talento que Brigitte Lin e Leslie Cheung possuem? É mais do que óbvio que a resposta terá de ser inevitavelmente negativa.

"Lian Nichang rodeada do seu séquito de mulheres revoltadas"

As próprias lutas que em muito poderiam contribuir para salvar um pouco desta longa-metragem, desiludem de sobremaneira. "Lian Nichang, a noiva" parece que não tem paciência para aplicar "uns golpes à maneira" e a sua imagem de marca que era o chicote desapareceu. Ela limita-se a olhar para os seus inimigos e projectá-los no ar devido a um qualquer poder telecinético. Ou então atira os seus longos cabelos brancos, e perfura os seus oponentes até à morte. Claro que sempre se poderá dizer que enquanto no primeiro filme, ela era uma clássica guerreira cheia de virtudes de combate, no segundo "Lian" já se afigura como uma bruxa com poderes paranormais, devido à sua transformação, ocasionada pelo desgosto de amor que sofreu. Mesmo assim, a explicação não me convence muito. O caminho que se seguiu não foi o melhor. Os restantes intervenientes não convencem nada em relação às suas capacidades de combate. Não é nada que se compare ao espectáculo produzido na saga "Era Uma Vez na China", "New Dragon Gate Inn", "Swordsman II" ou "A Chinese Ghost Story".

O que se salva verdadeiramente desta película são os dez minutos finais, em que "Cho Yi Hang" aparece finalmente para confrontar "Lian Nichang", e tentar expiar os seus pecados passados. Digamos que constituiu um final bastante belo, embora trágico como já seria de esperar, e que valeu pelo filme todo.

E é nisto que se resume de interessante em "The Bride With White Hair 2". Os dez minutos finais...

"O trágico reencontro dos eternos apaixonados Cho Yi Hang e Lian Nichang"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Avaliação:

Entretenimento - 7

Interpretação - 6

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 7

Emotividade - 7

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M" - 6

Classificação final: 6,75





2 comentários:

Shoryu disse...

Figura entre os melhores filmes de artes marciais já criados,uma história cativante e um elenco soberbo,tornam estefilme imperdível,ansia por uma continuação.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Este em concreto não gostei muito...agora o primeiro é fabuloso!

Era uma excelente ideia, Hong Kong fazer uma continuação à altura!

Abraço!