"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, setembro 30, 2006

The Windmill Palm Grove/Jongryeonamu sup (2005)
Origem: Coreia do Sul
Duração: 107 minutos
Realizador: Yoo Sang-wook
Com: Kim Yoo-mi, Kim Min-jong, Jo Eun-sook, Lee Ha-hyeon, Lee Kyeong-yeong, Sin Hyeon-tak
"Hwa-yeon, a trabalhadora do estaleiro"
Estória
"Kim Im-seo", apesar da sua juventude, já é um dos melhores advogados asiáticos no domínio do direito da propriedade industrial. Com um diploma da universidade de Yale dos E.UA., torna-se sobejamente conhecido ao ponto de ser entrevistado pela revista "Fortune".
Um dia é convidado para dar uma palestra numa universidade fora de Seul, resolvendo fazer a viagem num autocarro "expresso". Uma executiva que "Kim" tinha conhecido na noite anterior e com a qual tinha tomado uma bebida, descobre que aquele vai viajar e arranja maneira de ir no mesmo autocarro do que ele, por forma a tentar seduzi-lo.
"A contemplar o nascer na vida"

Encontrando-se no autocarro, a executiva explica frontalmente o porquê de ali estar, e como melhor forma de meter conversa com "Kim", conta-lhe que a mãe deste disse que algo de muito estranho tinha acontecido ao filho há uns anos atrás, mas que não fazia a mínima ideia do que era.

Durante a viagem, "Kim" expõe a profunda experiência que teve dois anos antes na ilha de Geoje, onde conheceu uma jovem rapariga que trabalhava num estaleiro de navios chamada "Hwa-yeon". "Kim" apaixonou-se por "Hwa", mas na altura do retorno do advogado a Seul, a rapariga resiste aos intentos de uma relação prolongada, afirmando que não pode estar para sempre à espera do seu amor.

A chave para a compreensão da atitude da rapariga passa pela compreensão da estória da avó e da mãe de "Hwa", no conjunto de palmeiras que não fazem parte da flora indígena da ilha e numa antiga promessa que nunca foi cumprida...

"Um beijo apaixonado"

"Review"

"The Windmill Palm Grove" é um drama de baixo orçamento e que não possui actores da 1ª linha do cinema coreano.

Confesso que não estava com grandes expectativas antes do visionamento desta película, que apenas adquiri por se tratar de uma promoção do site YesAsia estava e ainda continua a fazer, consistindo a mesma na oferta de um 4º filme coreano na compra de outros 3. Dos 10 filmes que me deram a escolher este parecia ser o melhor, ou sendo mais directo, "o menos mau".

Depois de assistir a "The Windmill...", conclui afinal que a escolha foi bastante acertada, pois trata-se sem dúvida de um filme com boa qualidade em vários "itens", conforme pode ser constatado pela avaliação mais abaixo exposta.

Desde logo uma coisa me cativou nesta longa-metragem. Estou a falar do facto de o enredo decorrer numa ilha com paisagens extremamente semelhantes à da minha terra, a Madeira. Não conheço pessoalmente a ilha de Geoje, mas pelo que pude assistir no filme, sabendo à partida que as cenas foram mesmo rodadas lá (a que não será alheio o facto de o realizador Yoo Sang-wook ser natural desta ilha), afirmo com toda a certeza que o enquadramento paisagístico é em tudo parecido com o da ilha da Madeira, o que desde logo conquistou-me.

O filme possui um argumento acima da média, e que não se limita a abordar o relacionamento entre "Kim" e "Hwa". Aliás, embora esta estória de amor seja o suporte do enredo, muitas vezes é secundarizada em detrimento de outros aspectos igualmente importantes da trama.

O servilismo e o sofrimento que por vezes as mulheres sofrem face a homens sem escrúpulos é um dos assuntos fortes da película. A avó de "Hwa" era uma constante vítima do avô, um pescador bêbado e particularmente violento. A própria mãe de "Hwa" é duplamente vitimizada, tanto pelo pai que a vende a um corcunda idiota para casar, assim como mais tarde pelo comandante de um navio pesqueiro, que aparentava ser gentil e bondoso.

"Kim Im-seo numa exibição desportiva vestido com um fato"

O bem gizado simbolismo das palmeiras, que como foi referido no início, não fazem parte da flora indígena da ilha de Geoje, é deveras importante para a compreensão da estória e está intimamente relacionado com o pai de "Hwa" e a promessa que nunca foi cumprida.

A própria estratificação social da Coreia do Sul, uma sociedade moderna, mas igualmente arreigada aos seus antigos costumes, é uma constatação que assume contornos importantes na película, começando desde logo pelo relacionamento entre os trabalhadores do estaleiro e os patrões, e acabando na estória de amor ocorrida entre "Kim", um advogado bem sucedido proveniente de famílias importantes, e "Hwa" de origens muito modestas e exercendo uma profissão habitualmente destinada a homens. Em certa medida, todos estes conflitos encontram-se presentes um pouco por todo o mundo, do qual Portugal não foge à regra.

O fio condutor da narrativa é feito através de vários "flashbacks", mas o realizador tem o condão de não confundir o espectador, tomando sempre o cuidado de tentar fazer perceber do que é verdadeiramente essencial na estória: os opostos, a explicação destes, as escolhas que fazemos e o papel importante do destino.

Contudo, achei o epílogo do filme bastante forçado, praticamente "caído do céu", o que estragou um pouco o bom trabalho que o realizador vinha desenvolvendo até então. No entanto não é por causa deste aspecto que "The Windmill Palm Grove" deixa de ser uma película com mérito e com uma apreciação globalmente positiva.

Uma boa proposta para os amantes do "K-drama"!

"A contemplar o mar e a pensar no futuro..."

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Avaliação:
Entretenimento - 7
Interpretação - 8
Argumento - 8
Banda-sonora - 7
Guarda-roupa e adereços - 7
Emotividade - 8
Mérito artístico - 8
Gosto pessoal do "M.A.M." - 7
Classificação final: 7,50











Sem comentários: