"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, novembro 07, 2009

Capa

Friend/Chingoo – 친구 (2001) 

Origem: Coreia do Sul

Duração: 116 minutos

Realizador: Kwak Kyung-taek

Com: Yu Oh-seong, Jang Dong-kun, Seo Tae-hwa, Jeong Un-taek, Kim Bo-kyeong, Gi Ju-bong, Ju Hyeon, Chang Yun

Os 4 amigos

“Os 4 amigos. Da esquerda para a direita: Sang-taek, Joon-suk, Dong-su e Jong-ho”

Sinopse

Em 1976, na cidade de Busan (também conhecida por Pusan), quatro jovens são amigos inseparáveis e partilham todos os seus momentos bons e maus. Cada um deles, possui uma personalidade muito própria e distinta dos demais. “Joon-suk” (Yu Oh-seong) é o filho de um líder Jopok (crime organizado sul-coreano), e o lutador mais destemido do grupo. “Dong-su” (Jang Dong-kun) sofre de um complexo de inferioridade, devido ao seu pai ser coveiro. De forma a ultrapassar a sua insegurança, exterioriza uma personalidade muito forte e faz tudo para impor a sua vontade. Torna-se no braço direito de “Joon-suk” no seu “gang” de jovens delinquentes, e apesar de serem bons amigos, existe sempre uma grande tensão entre ambos quando se encontram sós. “Jong-ho” (Jeong Un-taek) é o bobo da corte, e tudo faz para divertir o grupo. Por fim, “Sang-taek” é o estudante modelo, que apesar de prezar os amigos como irmãos, evita certo tipo de actividades, e evidencia óptimos resultados escolares. As experiências dos amigos acompanham o evoluir dos tempos de então, de que constitui exemplo o depararem-se com o primeiro vídeo-gravador, que usam para visionar “pinku eiga” japoneses, um género erótico cujo começo da popularidade remonta aos anos '60-'70.

Luta

Joon-suk enfrenta um grupo de rivais”

Com o passar dos anos, o grupo separa-se, enveredando por caminhos diversos. “Sang-taek” e “Jong-ho” continuam os seus estudos na universidade, enquanto que “Joon-suk” e “Dong-su” desistem da escola e seguem a sua vida em organizações criminosas distintas. Em relação a estes últimos o conflito torna-se inevitável e uma guerra de personalidades deflagra. “Sang-taek” e “Jong-ho” tentam, em nome da amizade resolver as diferenças entre aqueles a quem consideram irmãos, mas o correr de sangue parece inevitável.

Sang-taek ampara Joon-suk

Sang-taek ampara Joon-suk”

Review”

Quando “Friend” viu a luz do dia, tornou-se quase instantaneamente no filme mais bem sucedido de sempre nas bilheteiras da Coreia do Sul, ostentando um orgulhoso recorde de mais de 8 milhões de sul-coreanos nas salas de cinema do país. Entretanto, e como o cinema é uma actividade extremamente dinâmica, “Friend” neste particular já foi batido por “Silmido”, “Taegukgi”, “The King and the Clown”, “Speedy Scandal” e “The Host”. Contudo, é indesmentível que estamos perante um marco do cinema daquelas paragens. A película é uma espécie de semi-autobiografia do realizador Kwak Kyung-taek, onde este disserta acerca da experiência com os seus amigos, ocorrida em anos passados na sua cidade natal, que é precisamente Busan.

Normalmente costuma-se dividir “Friend” em duas partes, embora ache mais adequado autonomizar uma terceira. A primeira incide sobre a meninice dos amigos, onde experimentam as vivências comuns das crianças e acompanham com intensa curiosidade as novidades que se lhes vão deparando. Pense-se no vídeo-gravador que põe atónitos os miúdos, ou os filmes “pink” que ajudam o seu despertar para a sexualidade. A segunda parte, a que julgo merecer honras de apreciação própria, foca-se na adolescência dos intervenientes. Aqui começamos a nos aperceber de qual será o rumo que cada um irá tomar na sua vida, existindo uma bipartição no grupo. Enquanto “Jong-ho” e principalmente “Sang-taek”, parecem caminhar no rumo certo, obtendo resultados aceitáveis nos estudos, “Joon-suk” e “Dong-su” abandonam a escola e começam aos poucos a se impor como criminosos. No entanto, a amizade mantém-se, apesar de se notar uma tensão crescente entre estes dois últimos. Por fim, a terceira parte reconduz-se ao reencontro dos amigos, em circunstâncias adversas, onde “Joon-suk” e “Dong-su” estão em “gangs” de Jopok rivais, e a tensão está prestes a eclodir. A apreciação geral do argumento é positiva, embora se admita que o mesmo não é constante e por certas vezes se afigure algo desequilibrado. A primeira parte é sem dúvida a mais constante, onde é recriada uma Busan dos anos setenta, que me parece bastante fidelizada e onde apreciamos imenso a construção da personalidade dos jovens e a sua interacção. A segunda e terceira partes, embora mais emotivas, desembocam mais num filme Jopok, que será o equivalente sul-coreano às películas Yakuza no Japão, ou das Tríades na cinematografia de Hong Kong. Nada de mal existe nisto, até porque o autor deste texto é particularmente atreito ao género. Simplesmente nesta fase, “Friend” incide muito mais sobre a relação amor-ódio existente entre os amigos que degeneram para a delinquência, “Joon-suk” e “Dong-su”. Em consequência, os restantes elementos do quarteto que não descarrilaram, a saber, “Jong-ho” e “Sang-taek”, são menorizados na trama e em certos momentos, quase erradicados. Este factor provoca uma certa descompensação, porquanto é-nos incutido uma forte relação a quatro, desde o início da película.

A observar o mar

Dong-su contempla o mar, acompanhado por um capanga”

Não obstante a transformação do drama juvenil, para o filme Jopok, as cenas de acção e a tensão crescente entre as facções rivais, são algo digno de se ver. Embora embrenhada de alguns clichés próprios do género, é interessante acompanhar os meandros do crime organizado sul-coreano, muito centrado em certas actividades aparentemente fidedignas e legais, como o sector das pescas ou a construção civil. O “vai, não vai” entre os dois outrora amigos e agora rivais, funciona bem, e consegue-nos incutir algumas dúvidas sobre se a violência efectivamente vai grassar entre ambos. Mesmo sabendo que, inevitavelmente, tal terá de acontecer. Os momentos dedicados à luta das facções criminosas são muito efectivos e realistas, destacando-se a que intervém “Dong-so” quase no epílogo do filme, que almeja causar alguns arrepios e porque não dizê-lo, compaixão.

Com interpretações bastante competentes e uma cinematografia radiosa, “Friend” é mais um bom produto da escola da Coreia do Sul. Pode não estar no topo, mas rege-se pela bitola do bom, num plano mais elevado. O ano de 2001, foi de viragem para a cinematografia da Coreia do Sul, onde apareceram muitos obras de grande respeitabilidade, onde destacaria o grandioso “Failan”. “Friend” é passível de ser considerado como um dos grandes responsáveis deste momento bom e que viria a ser catalisador para que outras futuras longas-metragens sul-coreanas vissem a luz do dia e o caminho para a maior internacionalização começasse.

Vale a pena conferir!

Dong-su em apuros

Dong-su em apuros”

The Internet Movie Database (IMDb) link

Trailer

Avaliação:

Entretenimento – 8

Interpretação – 8

Argumento – 7

Banda-sonora – 8

Guarda-roupa e adereços – 8

Emotividade – 8

Mérito artístico – 8

Gosto pessoal do “M.A.M.” – 7

Classificação final: 7,75

 

6 comentários:

Dewonny disse...

Fiquei interessado, ñ conhecia esse, o cinema coreano sempre me surpreende, dica anotada!
Abraço! Diego!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

O cinema sul-coreano é um mundo cada vez mais vasto! Esta é uma obra particularmente emblemática.

Embora seja considerado um dos filmes mais famosos, e de bom nível, entendo que existem propostas melhores.

Mesmo assim, vale bem a pena ver!

Pablo disse...

onde tu viu o filme? saiu no brasil ou baixaste? Porque a tempos procuro e legenda em portugues nunca achei.

Pablo disse...

haha desculpe, após olhar o blog percebi que és de Portugal. Mas mesmo assim, sabes de legendas disponivel? Pode ser em portugues de Portugal mesmo.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

http://subscene.com/s.aspx?subtitle=Chingoo.%5BFriend%5D.2001.CD2.de&includeall=true

Isto é para a versão de 2 cds. A tradução em cima é do cd 2 (procura em português, pois tem várias linguas lá). A do cd 1 também anda por lá.

Não sei se esta é da versão que tu tens, mas é a única que conheço.

Abraço!

Pablo disse...

infelizmente não tem em Portugues, uma pena.