"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sexta-feira, agosto 04, 2006

Dragon Chronicles: The Maidens of Heavenly Mountain Aka Semi Gods, Semi Devils/Xin tian long ba bu zhi tian shan tong lao (1994)

Origem: Hong Kong

Duração: 96 minutos

Realizador: Andy Chin

Com: Brigitte Lin, Gong Li, Sharla Cheung, Frankie Lam, Norman Tsui, Liu Kai Chi, James Pak

"As semi-deusas Mo Han Wen e Chong Hoi"

Estória

Baseado numa novela de Jin Yong, "Dragon Chronicles..." versa sobre a estória de três semi-deusas.

Brigitte Lin, à semelhança do que já tinha acontecido em "Ashes of Time", tem um duplo papel como "Li Chou Shui", um membro do clã mítico "San", ao mesmo tempo que interpreta a irmã desta "Chong Hoi". "Li" tem como feroz inimiga "Mo Han Wen", personificada pela aclamada actriz Gong Li. "Mo" está perdidamente apaixonada por "Chong", a irmã da sua rival, enveredando as duas por um romance lésbico.

As batalhas mágicas travadas por "Li" e "Mo" captam a atenção de "Ting Chun Chou", o poderoso lider do clã "Sing Suk", que tudo faz para que as semi-deusas se destruam mutuamente, em ordem a que possa dominar sozinho o mundo.

"Ting" aos poucos vai provocando cada vez mais atritos entre as adversárias, assim como lateralmente vai eliminando outros rivais. No entanto os seus planos começam a ser atrapalhados por uma discípula sua chamada "Purple" (Sharla Cheung), que rouba um poderoso pergaminho denominado "Yi-Ken Sutra", capaz de conferir ao seu portador poderes para além da imaginação.

"Purple" alia-se a um monge budista, tendo em vista que este traduza o pergaminho, por forma a usá-lo para os seus propósitos pessoais.

No meio de toda esta trama, quem vencerá no final?

"Li Chou Shui"

"Review"

"Dragon Chronicles..." é um filme na onda de "The Storm Riders" e "Guerreiros da Montanha", embora seja mais antigo. Existe pouca luta convencional, um extremo uso de guindastes, para além de raios e coriscos! Já estão a ver o género? Penso que sim.

Esta longa-metragem teve acesso a fundos monetários razoáveis, embora não obtivesse o necessário retorno nas bilheteiras, redundando mesmo num fracasso. E de nada valeu ter no elenco as super-estrelas Brigitte Lin, oriunda de Taiwan, Gong Li da China ou Sharla Cheung de Hong Kong, para que algo de positivo adviesse do "box office".

Quando visionamos o filme, percebemos com facilidade a razão para tal.

A introdução é rápida demais e ficamos sem perceber nada do que se está a passar nos primeiros dez minutos. Só à medida que se vai avançando na estória é que já começamos a interiorizar o enredo, até efectivamente fazer-se alguma luz.

Os efeitos especiais são bastante aceitáveis para um filme asiático da época. Destaco especialmente uma luta ocorrida entre Brigitte Lin e Gong Li, em que a técnica de voo resultou bastante aceitável, com as actrizes a planarem com a maior das naturalidades.

As interpretações são fracas, embora não culpe em demasia as intervenientes, de capacidades e qualidades insuspeitas, mas sim a direcção artística que conseguiu transformar uma estória simples e com algumas potencialidades, num devaneio de terceira categoria!

A personagem de Gong Li, por exemplo, merecia um tratamento mais aprofundado e que nos desse a possibilidade de apreciar e admirar as potencialidades desta lenda do cinema asiático. Imagino que esta actriz, mais habituada às obras de arte de Zhang Yimou e Kaige Chen, queira apagar este mau momento da sua carreira traduzindo-se o mesmo em ter integrado o elenco de "Dragon Chronicles...".

A própria Brigitte Lin, mais habituada a participar em filmes com ligações às artes marciais tais como "Ashes of Time", "New Dragon Gate Inn", "Swordsman II" e "Bride With White Hair", deve-se envergonhar com certeza do dia em que resolveu aceitar o papel neste filme.

"Dragon Chronicles..." é um filme que faz jus ao preço que é vendido nos sites da especialidade: baratinho ou em liquidação total!!!

"A ternura de Chong Hoi perante Mo Wen"

Trailer (Não encontrado - caso alguém tenha um link para o trailer deste filme agradecia sinceramente que mo disponibilizassem), The Internet Movie Database (IMDb) link

Avaliação:

Entretenimento - 7

Interpretação - 6

Argumento - 6

Banda-sonora - 5

Guarda-roupa e adereços - 7

Emotividade - 6

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 5

Classificação final: 6,13










Sem comentários: