"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quarta-feira, abril 26, 2006

Guerreiros do Céu e da Terra/Warriors of Heaven and Earth/Tian di ying xiong (2003)

Origem: China/Hong Kong

Duração: 115 minutos

Realizador: He Ping

Com: Wen Jiang, Kiichi Nakai, Xueqi Wang, Vicki Zhao, Bagen Hasi, Tao Ho, Linian Lu, Deshun Wang, Haibin Li, Yeerjiang Mahepushen, Chuangao Hou, Yun Zhou, Wei Li

"Os heróis"

Estória

"Guerreiros do Céu e da Terra" visa expor a estória do Tenente "Li", um militar renegado do exército e de "Lai Xi", um emissário japonês na China, ambos poderosos guerreiros e mestres espadachins.

Após vários anos ao serviço do imperador chinês, capturando e executando criminosos na zona da rota da seda, "Lai Xi" pretende retornar ao conforto do seu lar e família no Japão. O seu desejo é concedido, conquanto "Lai Xi" prenda o Tenente "Li", um ex-soldado do imperador, com a cabeça a prémio por desobediência a uma ordem de um oficial superior.

"Lai Xi luta contra um dos homens de Mestre An"

Na realidade, o que se passou foi que "Li" tinha recebido uma ordem directa para executar idosos, mulheres e crianças prisioneiras, tendo a sua honra pessoal impedido de obedecer.

"Lai Xi" descobre o paradeiro de "Li", e após um breve encontro, aceitam adiar o embate, em nome de um objectivo maior que passa por escoltar um monge budista que transporta uma das relíquias mais sagradas do budismo.

Acontece que Mestre "An", um poderoso senhor da guerra, tem igualmente os seus propósitos, no que toca à caravana que acaba de partir, comandada por "Li" e "Lai Xi", e desencadeia uma perseguição pelo deserto.

"Mestre An e o Tenente Li em acérrimo combate"

"Review"

Filmado no inóspito deserto de Gobi, e tendo ao seu dispor um bom elenco de actores, para além de um leque aceitável de recursos, foi com alguma expectativa que aguardei o visionamento de "Guerreiros do Céu e da Terra". Se os anseios foram satisfeitos ou gorados, direi já abaixo...

Antes tenho que expor mais uma ideia. Com o sucesso de filmes como "O Tigre e o Dragão" e "Herói", notou-se uma revitalização do género "Wuxia Pien", e como o género começou a estar outra vez na moda, a indústria cinematográfica começou a produzir bastantes filmes, alguns de qualidade boa, outros francamente maus.

"Guerreiros do Céu e da Terra" será de enquadrar na categoria dos "assim-assim".

Salvo as devidas diferenças, e que são muitas, He Ping faz lembrar Kurosawa na maneira como trabalha com a câmara, de maneira que ficamos com a sensação que os cenários é que ditam o estado das personagens, e não o contrário. Neste campo, "Herói" adopta um comportamento contrário, com as personagens a deterem um maior controlo sobre o meio envolvente. Estamos obviamente a falar de filmes diferentes, e de qualidade bastante distinta.

As personagens são típicas e muito próprias do "Wuxia".

O Tenente "Li" é um herói possuidor de uma ética irrepreensível, cuja natureza é servir e proteger, cujos objectivos são a estabilidade e a possibilidade de arranjar a sua própria família. "Lai Xi", por sua vez, é possuidor de uma carácter frio e decidido. Apenas um objectivo norteia a sua vida: regressarao Japão e rever a sua mãe.

A marca verdadeiramente distintiva da película passa pelo mau da estória, o infame Mestre "An". Estamos aqui perante uma interpretação bem conseguida de uma personagem que foi bastante favorecida pelo argumento. Totalmente dotado de uma moral corrompida, para Mestre "An" a arte da espada e o poder são prazeres tão grandes como a bebida ou as mulheres. O seu enorme gosto pela música e por dançar com as concubinas, dão origem aos melhores momentos do filme. Confesso que não conhecia o actor Xueqi Wang, mas a partir de agora com certeza estarei mais atento ao seu trabalho. A personagem de Mestre "An", está igualmente ligada à melhor faixa da banda-sonora de "Guerreiros do Céu e da Terra", do magnífico compositor A.R.Rahman, a que foi sugestivamente atribuído o título de "Master An's empire".

"A nobre Wen Zhu, interpretada pela belíssima Vicki Zhao"

As lutas neste filme dispensaram completamente o "wire work", sendo perfeitamente naturais. A excepção será um combate que ocorre na primeira meia hora entre "Li" e "Lai Xi", mas apenas por poucos segundos.

Uma falha que a película possui é o pseudo-romance "metido à pressão", entre o Tenente "Li" e "Wen Zhu", a protegida de "Lai Xi" (interpretada por Vicki Zhao), sem profundidade ou substância, fazendo com que o telespectador fique a pensar se lhe escapou alguma coisa.

Outro aspecto que não gostei foi a introdução de uns efeitos especiais, que até estão bem feitos, mas que nos apanham completamente de surpresa, quando já estamos habituados ao "terra a terra" do filme. Pareceu-me sinceramente algo desfasado.

Os aspectos menos positivos do filme poderão porventura passar por exigências das próprias companhias cinematográficas, que pressionam por vezes os realizadores a meterem tudo o quanto signifique "cliché" num filme, esquecendo-se depois doenquadramento geral da estória. Mas daí, esta é uma opinião muito pessoal.

"Guerreiros do Céu e da Terra" é frequentemente comparado a uma película coreana chamada "Musa, the Warrior", atendendo a que ambas as estórias se passam no deserto, envolvem uma perseguição, um cerco sangrento a um castelo, a protecção de algo superior, etc. Salvo o devido respeito, não se podem compara devidamentes ambas as películas, pois "Musa" (palavra coreana que significa guerreiro) é um filme "incomparavelmente" superior em quase todos os aspectos. Um dia de certeza que será feito um texto aqui no "My Asian Movies".

"Guerreiros do Céu e da Terra" tem como ponto forte a mensagem que tenta passar, o que por vezes é conseguido. Será ela o elogio da amizade e da luta por algo maior do que nós e que dê sentido à nossa vida!

Justifica o aluguer do dvd e possivelmente a compra a um preço acessível, mas está a milhas de ser algo transcendente, como o título parece sugerir.

"O cerco"


Outras críticas em português: Cinedie Asia, Cinema ao Sol Nascente
Avaliação:
Entretenimento - 7
Interpretação - 7
Argumento - 7
Guarda-roupa e adereços - 7
Banda-sonora - 7
Emotividade - 7
Mérito artístico - 7
Gosto pessoal do "M.A.M." - 6
Classificação final: 6,88







Sem comentários: