"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, julho 15, 2007

O Rei dos Jogadores/God of Gamblers/Du shen - 赌神 (1989)

Origem: Hong Kong

Duração: 126 minutos

Realizador: Wong Jing

Com: Chow Yun Fat, Andy Lau, Joey Wong, Charles Heung, Sharla Cheung, Ronald Wong, Shing Fui On, Lung Fong, Ng Man Tat, Michiko Nishiwaka, Dennis Chan, Wong Jing, Michael Chow, Baau Hon Lam

"Ko Chun"

Estória

“Ko Chun” (Chow Yun Fat) é um jogador praticamente invencível em tudo o que implique dados, cartas, “mahjong” e afins. O seu talento granjeou-lhe uma fama tal, que é conhecido pelo “Rei dos Jogadores” (“Deus dos Jogadores” na versão inglesa).

Após mais uma brilhante vitória contra um opositor japonês de seu nome “Kau” (Shing Fui On), este solicita-lhe ajuda para uma missão muito pessoal e delicada, que passa pela vingança contra outro jogador profissional chamado “Chan Kan Sing” (Baau Hon Lam), um criminoso procurado internacionalmente por diversos delitos. Pelos vistos há uns anos atrás, o pai de “Kau” enfrentou num jogo de “poker” o mafioso “Chan”, e devido a uns certos ardis, acabou por ser derrotado. Não podendo suportar a desonra da perda, acabou por se suicidar. “Ko” acaba por aceitar a proposta e decide enfrentar “Chan” num memorável jogo de “poker” a ocorrer num navio velejando em águas internacionais.

Entretanto, “Knife” (Andy Lau), um pequeno escroque de Mongkok, decide dar uma lição ao seu vizinho indiano, que gosta de o atemorizar com os seus dois pastores alemães. Arma um embuste, cujo objectivo é fazer com que o irritante vizinho caia e role pela encosta abaixo, sem no entanto o matar.

"Knife"

Acontece que quem cai na armadilha é “Ko”, que no meio do acidente, bate com a cabeça numa pedra ficando amnésico e mentalmente diminuído. “Knife” com medo de ser acusado pela polícia, leva “Ko” para casa e cuida dele, juntamente com a sua namorada Jane (Joey Wong) e o amigo “Crawl” (Ronald Wong).

Aos poucos “Knife” e o seu séquito descobrem que “Ko”, a quem agora chamam “Chocolate”, tem um talento fenomenal para o jogo, fazendo com que ganhem bastante dinheiro. Claro está que não fazem a mínima ideia que estão perante o lendário “Rei dos Jogadores”.

Enquanto “Knife” vai retirando os seus dividendos dos atributos de “Ko”, tanto os inimigos deste como os seus aliados, encetam uma busca desesperada para encontrá-lo.

"O retardado Chocolate"

"Review"

“O Rei dos Jogadores – God of Gamblers” é um filme que assume uma importância vital para a cinematografia de Hong Kong, com direito a sequelas e prequelas, tendo igualmente inspirado filmes como “All for the Winner”, de Jeff Lau.

Wong Jing dotou-se de um elenco que dispensa qualquer tipo de apresentação, onde pontifica um “super cool” Chow Yun Fat, um jovem Andy Lau (na altura com 27, 28 anos), as belas Joey Wong e Sharla Cheung (Aka Man Cheung), entre outros.

O filme acima de tudo entretém, e bastante. Comédia a rodos, com momentos verdadeiramente bem conseguidos. Veja-se a cena do motel, em que um diminuído Chow Yun Fat, questiona-se acerca dos gemidos que provêm dos quartos circundantes. Acção e tiroteios na linha dos aclamados filmes de John Woo, com momentos verdadeiramente de tirar a respiração. Em suma, um ritmo bem conseguido e que nos mantém presos ao ecrã.

A interpretação dos actores varia bastante de intérprete para intérprete. Chow Yun Fat, especialmente nas partes em que aparece como o lerdo “Chocolate”, oferece-nos um bom desempenho. Andy Lau, embora não se safe mal, revela alguns “altos e baixos”, que posteriormente a sua profícua carreira cinematográfica encarregar-se-ia de limar. Os restantes ficam, regra geral, pela mediania, embora Charles Heung, no papel de “Lung Wu – Dragão”, o guarda-costas de “Ko”, imponha uma certa presença. Curiosamente a actuação de Chow Yun Fat neste filme já foi comparada por alguns críticos à de Dustin Hoffman, em “Rain Man – Encontro de Irmãos". Com todo o respeito que merecem tais afrmações, julga-se sem dúvida que pecam por um grande exagero, pois o papel do actor norte-americano e respectiva execução está verdadeiramente “a milhas” ou a “anos-luz”, no bom sentido.

"Chocolate em acção"

A banda-sonora merece algum destaque, que se centra sobretudo na música principal do filme, dotada de um pendor heróico que nos anima imenso, e que faz com que a nossa simpatia pelo filme aumente uns bons pontos.

Aconselho o visionamento desta obra, ainda para mais quando existe a possibilidade em Portugal de adquiri-la conjuntamente com “O Rei dos Jogadores – O Regresso” e “O Rei dos Jogadores – O Início”, num pack razoável, cujo preço não excede 20 euros, pelo menos na FNAC.

Bom filme!

"Ko Chun dirige-se para o embate da sua vida"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Avaliação:

Entretenimento - 9

Interpretação - 7

Argumento - 8

Banda-sonora - 8

Guarda-roupa e adereços - 7

Emotividade - 8

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 8

Classificação final: 7,75





3 comentários:

Daniel Punisher disse...

Parabéns pelo blog, está muito bom!

Por acaso vc sabe onde encontrar legenda para o god of gamblers? Abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Daniel,

obrigado pelo elogio ao blog. Fico feliz que tenhas gostado! Quanto às legendas para "God of Gamblers", sinceramente não sei, pois comprei o filme em dvd.
De qualquer forma, aconselhava-te a ires ao "Asian Virus" (o link encontra-se na coluna da direita, na secção de sites de cinema e cultura asiática - língua portuguesa), um fórum de malta que adora cinema asiático. Julgo que lá poderão te ajudar.

Abraço!

Kaue disse...

Também estou atrás da legenda desse filme, em PT BR. Consegui baixar esse filme, em boa qualidade, de um fórum russo. Foi difícil acha-lo.