"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

segunda-feira, fevereiro 18, 2008


Memories of Murder/Sar(l)inui Chueok - 살인의 추억 (2003)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 130 minutos

Realizador: Bong Joon-ho

Com: Song Kang-ho, Kim Sang-kyeong, Kim Roi-ha, Song Jae-ho, Byeon Hee-bong, Ko Seo-hee, Ryoo Tae-ho, Park No-sik, Park Hae-il, Jeon Mi-seon, Seo Young-hwa, Choi Jong-ryeol, Yoo Seung-mok, Sin Hyeon-jong, Lee Jae-eung, Kwon Byeong-gil

"O detective Seo Tae-yoon"

Estória

23 de Outubro de 1986. Uma jovem e bonita mulher é encontrada num campo, morta e com indícios de violação. Os assassínios das raparigas continuam, e o detective “Park Doo-man”(Song Kan-ho) encontra-se envolvido num sério imbróglio para resolver. A polícia local é inexperiente neste tipo de situações, não tendo um rumo correcto na investigação e na busca de provas.

A ajuda chega da capital Seul, na pessoa do inspector “Seo Tae-yoon”. O agente citadino encontra desde o início uma extrema dificuldade em convencer a polícia local (“Park” incluído), no sentido de que estão perante um assassino em série, dotado de uma mente muita arguta e inteligente. Um perfil é definido. O criminoso ataca sempre jovens bonitas, em noite chuvosas. O sinal para a perpetração do crime é o pedido de uma música rara intitulada “Sad Letters”, que passa na rádio local.

"O detective Park Doo-man"

“Park” e “Seo” tentam pôr de parte as suas diferenças e após aturado trabalho e a detenção de falsos suspeitos, acabam por identificar um jovem que tudo indica ser o autor dos horrendos crimes. No entanto, as coisas acabam por não correr dentro das expectativas dos investigadores.

"A equipa de investigação"

"Review"

Entre 1986 e 1991, a Coreia do Sul viveu sob um espectro de terror devido a um assassino em série que focou a sua actividade na área de Hwaseong. Milhares de polícias foram envolvidos nas investigações e mais de 3000 suspeitos interrogados. O criminoso que fez dez vítimas no total, nunca foi capturado.

“Memories of Murder” é baseado nos factos verídicos acima relatados, e constituiu um grande sucesso do cinema coreano, tendo sido o filme mais visto na sua terra-natal durante o ano de 2003 (“Silmido”, também de 2003, acabaria por bater “Memories of Murder” na bilheteira. No entanto, os seus grandes resultados no “box office” seriam obtidos em 2004). Igualmente esta longa-metragem teve alguma expressão internacional, tendo desfilado em vários certames, sendo de destacar “Cannes” , “San Sebastian”, “Londres” e “Tóquio”, tendo obtido alguns prémios de relevo.

Quando mencionei o “background” histórico de “Memories of Murder”, receio de alguma forma ter estragado o “suspense” da película e inadvertidamente ter atirado com um “spoiler” à vossa cara. No entanto, pensando melhor, julgo que este factor não estragará o vosso visionamento do filme, atendendo a que existe bastante para apreciar e reflectir. Isto para dizer que estamos perante uma película extremamente interessante e realizada de uma forma competente por Bong Joon-ho. No desenvolvimento de toda a trama, somos encantados como umas serpentes e os nossos olhos não conseguem despegar do ecrã até ao epílogo. A caracterização das personagens é fenomenal, pois deparamo-nos com vários cidadãos comuns do dia-a-dia, que se tornam suspeitos por uma qualquer “tara” ou comportamento dito menos normal. Outrossim, somos também confrontados com polícias que por vezes devem muito à moralidade e à ética moral e profissional.

"Momentos de tensão"

O tratamento é realista o suficiente, para sentirmos a ânsia dos detectives em descobrir o sinistro assassino, degenerando a sua actuação em verdadeiros atropelos aos direitos humanos em nome de valores supostamente mais elevados. Até onde vai a reserva e o respeito pela dignidade e intimidade pessoal “versus” o salvamento de vidas? Justifica-se? Em que circunstâncias? Haverá limites para a brutalidade policial, em nome de um desiderato porventura mais premente. Uma consideração bastante actual. O tema foi considerado muito bem exposto, que inclusive mereceu um prémio FIPRESCI, com a seguinte justificação: “For giving new insight into the roots of political repression in a dictatorship under the guise of the hunt for a serial killer”. Elucidativo, não?! A actuação policial mais violenta, encontrar-se-ia de certa forma legitimada, ou melhor facilitada, pela ditadura militar que comandava os destinos da Coreia do Sul à altura. E como pano de fundo da estória principal, afigura-se bastante interessante observarmos por breves momentos a sublevação estudantil, imbuída de coragem e rebeldia para defrontar um regime opressor das liberdades individuais.

O filme é tenso, não fosse “Memories of Murder” um “thriller” de elevado quilate. Essa característica revela-se na perpetração dos crimes, onde momentos verdadeiramente angustiantes sobrelevam e que por vezes nos atingem como um valente soco na face, ou nos fazem dar um salto na cadeira (neste particular destaco o ataque à mulher - não vestida de vermelho - que deambula por um caminho rural, numa noite de intensa chuva). Não estamos perante um banho de sangue, mas sim face a uma “brincadeira” psicológica muito bem urdida.

Para os estimados visitantes deste espaço que não elegem o cinema asiático como principal referência, será uma obra na linha de “Seven ou “O Silêncio dos Inocentes”, embora com características muito particulares, que lhe conferem uma identidade forte e própria. Para os restantes e mais interessados nestas lides, convirá informar que estamos perante um dos melhores “thrillers” asiáticos da história!

Com interpretações bastante competentes, uma banda-sonora emblemática e cenários naturais que servem de ambiente ideal para o desenrolar da acção da película , estamos perante mais uma grande obra do cinema coreano. Sendo um “cocktail” bastante saboroso de crime e drama social, merece sem dúvida uma espreitadela de todos aqueles que cá me visitam!

Nunca mais encararei os caminhos rurais da mesma forma...e a minha terra ainda tem alguns!

"O detective Park corre com uma prova decisiva na mão"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português/espanhol:

Avaliação:

Entretenimento - 8

Argumento - 9

Banda-sonora - 8

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade - 8

Mérito artístico - 8

Gosto pessoal do "M.A.M." - 8

Classificação final: 8,13





6 comentários:

Nuno disse...

Caro Jorge,

Mais uma fantástica análise que me deixou com "água na boca" para ver o filme. Pode ser que depois do sucesso do "The Host" ( o único filme que vi deste Sr.) alguém pense em editar este "Memories of Murder". Eu gostaria ...

Um abraço
Nuno

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Nuno!

O filme tem muita qualidade! Merecia sem dúvida uma edição em Portugal (que julgo não existir).
Como tu disseste, pode ser que depois do grande sucesso de "The Host", haja interesse em editar outras obras deste realizador. Aguardemos!

Um abraço

Anónimo disse...

Apesar do empolgante "The Host" - que partilha algum do fantástico cast com este "Memories" - e até da excelente comédia negra "Barking Dogs" com a extraordinária Bae Doona, este "Memories of Murder" continua a ser a sua obra-prima e claro o meu favorito!
Retrato minucioso com performances irrepreensíveis e aquele final enigmático!


p.s. Já vi que houve problemas. As melhoras ao "bicho" e que tudo volte ao normal! :)

abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá tf10!

Dos três filmes que mencionaste, este provavelmente é o meu favorito, embora reconheça que "The Host" e "Barking Dogs..." sejam obras com bastante mérito.

Quanto ao "bicho", ele está a ser tratado. Adquiri outro melhore, pois tb. já estava necessitado!!!

Um abraço!

Anónimo disse...

Nossa, uma excelente analise como sempre jorge =D!! Omedetou, fiquei fascinado com a historia, estou puxando o filme agora mesmo, de manha download termina ae poderei ver como o filme encaixa perfeitamente com sua descrição...

apesar de ter visto varios filmes que vc recomendou em seu blog, todos eu assisti com maior prazer e sempre dando elogios...

até jorge, abraço o/

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Aluã!

Eu acho que vais gostar bastante do filme, pois ele tem muita qualidade. Fico extremamente contente que os filmes que elogio aqui no blog, tenham correspondido às suas expectativas!

Grande abraço!