"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, março 03, 2007

InuYasha o Filme 2: O Castelo de Sonhos no Interior do Espelho/InuYasha the Movie 2: The Castle Beyond the Looking Glass/InuYasha - Kagami no naka no mugenjou (2002)
Origem: Japão
Duração: 100 minutos
Realizador: Toshiya Shinohara
Vozes das personagens (versão japonesa): Kappei Yamaguchi (InuYasha), Satsuki Yukino (Higurashi Kagome), Mieko Harada (Jinji), Kôji Tsujitani (Miroku), Houko Kuwashima (Sango), Noriko Hidaka (Kaguya), Hisako Kyôda (Kaede), Yûki Masuda (Eri), Toshiyuki Morikawa (Naraku), Toshihiko Nakajima (Hatchi), Kenichi Ogata (Myouga), Nami Okamoto (Ayumi), Kaori Shimizu (Yuma), Yûji Ueda (Hojo), Kumiko Watanabe (Shippou), Akiko Yajima (Kohaku)

"InuYasha e o seu enorme sabre de combate"

Estória

Num épico combate, "InuYasha", "Kagome" e o resto dos seus amigos derrotam o seu inimigo mortal "Naraku". Havendo uma dúvida inicial acerca da morte do demónio, cedo a mesma se desvanece, pois a "Kazana" (ferida que aspira pela força do vento tudo o que se encontre nas redondezas, ou simplesmente túnel de vento) existente na mão de "Miroku" (um monge budista, amigo de "InuYasha") desapareceu, para além do facto de o coração ter retornado ao corpo de "Kagura", uma das reincarnações de "Naraku".
O bando de "InuYasha" separa-se, seguindo a maior parte dos membros o seu próprio caminho.
"InuYasha", "Kagome" e "Shippou" prosseguem a sua demanda no sentido de recuperar os bocados remanescentes da "Shikon no Tama" (a jóia das quatro almas), "Miroku" retorna ao seu mosteiro em busca da herança do seu pai, e "Sango" procura o seu irmão mais novo "Kohaku", na sua aldeia natal.
"Higurashi Kagome"

Entretanto, "Kagura" e "Kan'na", as duas reincarnações sobreviventes de "Naraku", encontram um espelho que aprisiona a princesa demoníaca "Kaguya". A entidade promete a liberdade espiritual a "Kagura" e "Kan'na", caso estas a libertem da sua prisão. São reunidos 5 itens mágicos, entre os quais parte do robe de "InuYasha", e a princesa é libertada.

Posteriormente "Kaguya", que tem uma especial aversão a "meios-demónios" como "InuYasha", rapta o amor deste "Kagome", e prepara-se para congelar o tempo numa noite eterna. "InuYasha" reúne-se novamente com os seus amigos, e juntos atacam a fortaleza do espelho, tendo em vista o salvamento de "Kagome" e do mundo!

"A princesa demónio Kaguya"

"Review"

"InuYasha" (犬夜叉) é uma popular manga e anime japonesa, da autoria de Rumiko Takahashi, que conta resumidamente as aventuras de "Kagome", uma adolescente que consegue viajar no tempo, e de "InuYasha", um ser guerreiro metade humano e metade demónio, que almejam conjuntamente com um grupo de guerreiros, matar o poderoso demónio "Naraku" e reconstituir a "jóia das quatro almas". A série por sua vez, iria dar origem a quatro filmes chamados respectivamente "Affections Touching Across Time", "The Castle Beyond the Looking Glass", "Swords of an Honorable Ruler" e "Fire on the Mystic Island". É o segundo que está agora em causa.

E de facto, a opinião é positiva.

Os traços de comédia existentes na película, são bem conseguidos e conseguem descomprimir o espectador dos momentos mais sérios. O tom é o habitual, com grandes e cómicas caretas, piadas maliciosas, especialmente entre o monge tarado "Miroku" e a bela caçadora de demónios "Sango".

A acção é quase uma constante com épicos combates de espada, recheados de feitiços e objectos mágicos. Cada uma das personagens possui os seus poderes especiais, que podem ir desde o hábil manejo de uma arma, até ao domínio da feitiçaria e transfiguração/transformação.

"InuYasha e Kaguya num acérrimo combate"

A animação, embora não acompanhe alguns dos produtos mais brilhantes que nos foi dado a visionar, é de boa qualidade. No entanto, reconheço que não gostei bastante do jogo de cores por vezes usado em certas cenas do filme, principalmente numa cena em que os 5 objectos usados para libertar "Kaguya" emitem uns feixes de energia dirigidos ao céu. Achei que a intensidade das cores foi exagerada e não se enquadrou bastante bem no cenário envolvente. Igualmente as chamas que envolvem o "demónio-raposa Shippou" parecem-me ser algo um pouco primário.

Não há muito mais a dizer de "InuYasha - O Castelo dos Sonhos no Interior do Espelho", pois acima de tudo é um anime que visa entreter. O seu forte é a extrema simplicidade com que as coisas nos são apresentadas. Um herói com os seus defeitos próprios, a rapariga que também combate e é ao mesmo tempo a paixão da personagem principal, uma bela vilã, um conjunto de guerreiros que servem para completar a parelha, comédia, acção e efeitos suficientes para "produzir o truque".

O resultado é entretenimento ao máximo, sem margem para grandes pensamentos, teorias ou divagações!

Aconselhável!

"O amor de InuYasha e Kagome"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Anime Blade, AnimeHaus

Esta crítica encontra-se igualmente disponível "on line" em ClubOtaku

Avaliação:

Entretenimento - 9

Animação - 8

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Emotividade - 8

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 7

Classificação final: 7,57







2 comentários:

Anónimo disse...

oi, sou super fã do inuyasha,adiciona o meu blog e manda-me tudo o que sabes sobre ele.
Carolina. lemasdaminhavida.blogspot.com
bjs.responde...

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Carolina!

Ao contrário de ti, eu não sou um grande conhecedor/fã de InuYasha. Vi a série e alguns dos filmes, mas o que conheço acerca desta personagem, com certeza que tu já o saberás pois é informação que está disponível facilmente na net.

Bjs.!