"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, julho 22, 2006

Sword in the Moon/Cheongpung myeongwol (2003)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 99 minutos

Realizador: Kim Ui-seok

Com: Choi Min-su, Jo Jae-hyeon, Kim Bo-yeong, Lee Jong-su, Yu Yeon-su, Gi Ju-bong, Jeon Seong-hwan, Jo Sang-geon

"Choi"

No século XVII, na península coreana existe uma afamada escola de ensino do manejo da espada, denominada "Clear Wind Shinning Moon", reputada como a melhor do país.

Findo o treino, os estudantes são recrutados pelo imperador. Uns são destacados para proteger a capital Seul, outros são enviados para proteger as fronteiras para prevenir eventuais agressões de reinos vizinhos, e por fim muitos são destacados numa missão que consiste em ir no encalço de rebeldes.

"Shi" e Choi" são os melhores alunos, sendo ao mesmo tempo camaradas que nutrem uma grande amizade mútua como irmãos. "Shi" fica na capital, "Choi é enviado para a fronteira.

"Shi em apuros"

Tudo corre bem, até que um dia um nobre rival do imperador açambarca as tropas fronteiriças e leva a cabo um verdadeiro golpe de estado. "Choi" é obrigado a jurar lealdade ao usurpador e assassina o mestre da escola "Clear Wind Shinning Moon". Em lados opostos, os dois amigos são forçados a lutar um contra o outro quando Seul é invadida, e "Choi" mata "Shi". As tropas do imperador são desbaratadas, sendo posto no trono o nobre rebelde.

Cinco anos após estes eventos, uma misteriosa onda de homicídios começa a grassar, tendo como alvo altas patentes do exército. "Choi" é encarregue de perseguir e aprisionar o assassino, e cedo descobre que o seu antigo amigo não está tão morto quanto isso...

"Shi em confronto com Choi"

"Review"

Da Coreia do Sul, chega-nos mais um "swordplay movie", género que se está a popularizar cada vez mais por aquelas bandas, como provam os recentes "Shadowless Sword" e "The Duelist". Devo dizer que isto satisfaz-me imenso, pois independentemente de apreciar o filme ou não, o género está a assumir uma visibilidade praticamente sem precedentes naquele país.

Falando agora directamente de "Sword in the Moon", tenho logo por assente que o filme divide-se em duas partes bastante distintas. Os primeiros 70 minutos são um pouco para o "ensosso", chegando a película a ser monótona, ressalvando as lutas que apresentam-se com um nível bastante aceitável. O realizador preocupou-se em demasia na explicação de determinados aspectos, recorrendo para o efeito a uma série de "flashbacks" que em parte resultaram, mas que por outro lado criam momentos mortos, fazendo com que o espectador perca momentaneamente o interesse pelo filme.

A última meia-hora é bastante mais apelativa, com uma acção bem estruturada, dotada de momentos verdadeiramente empolgantes. O grande exemplo que aqui se aponta é a batalha ocorrida na "Ponte Pérola" em Seul, demonstrativa de como um bom epílogo de uma longa-metragem desta "família" deve ser, ou seja, brutal, trágico sem ser "bera", acima de tudo despontando as emoções que todos nós amantes do cinema asiático em geral, e do "swordplay" em particular gostamos de sentir.

"A luta pela tomada do poder"

Uma palavra quanto à interpretação dos actores. Ela não versa tanto sobre os diálogos verbais, enveredando mais pelos corporais, acentuando-se as expressões faciais. Os movimentos realizados com bastante cuidado, fazem com que a nota seja francamente positiva, provando que actuar não é apenas e tão só declamar umas falas e pronto!

O argumento em si, embora nem sempre bem transposto para a tela, é enternecedor de uma forma pouco usual. Estamos mais do que habituados a que exista uma paixão entre um homem e uma mulher, acentuada por uma estória com um pendor dramático e que nos ponha a sonhar com o trágico destino dos amantes. Aqui o resultado é almejado e verdadeiramente conseguido através da amizade. O sentimento que une dois homens, nutrindo ambos um respeito mútuo como irmãos, mas que o destino pôs em campos opostos, tornando-os em inimigos por força das circunstâncias, pode soar a "cliché" mas acaba verdadeiramente por não o ser. Acabamos posteriormente por descobrir e sentir que a amizade não morreu, simplesmente foi adormecida pelos cruéis meandros da vida! Mas como sentimento nobre que é, ressurge das cinzas da rivalidade e no fim apercebemo-nos disso!

"Sword in the Moon" é um filme a apreciar, mas convém mais uma vez acentuar que é preciso fazer um sacrifício um pouco penoso em grande parte da película, embora no epílogo venha uma enorme recompensa.

"Explosão na Ponte Pérola"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Henshin, Rascunhos

Avaliação:

Entretenimento - 6

Interpretação - 8

Argumento - 8

Banda-sonora - 6

Guarda-roupa e adereços - 7

Emotividade - 8

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 7

Classificação final: 7,13







Sem comentários: