"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, junho 10, 2006

Ninja Scroll, o Mercenário/Ninja Scroll/Jubei ninpûchô (1993)

Origem: Japão

Duração: 94 minutos

Realizador: Yoshiaki Kawajiri

Vozes das personagens principais (versão japonesa/americana): Kôichi Yamadera/Bradley Lavelle (Jubei), Toshihiko Seki/Andrew Philpot (Yurimaru), Emi Shinohara/Wendee Lee (Kagero)

"Jubei"

Estória

O japão feudal constitui um tempo de intriga, perigo e traição.

Quando uma povoação inteira é dizimada por uma praga misteriosa, o errante ninja "Jubei" vê-se envolvido numa luta contra o "Xógun das Trevas" e as suas forças malignas que pretendem destronar o governo dos Tokugawa.

Na demanda é auxiliado pela bela e mortal ninja "Kagero", salva por "Jubei" da morte e da violação, e que pretende a vingança pela morte de vários membros do seu clã às mãos de um misterioso inimigo.

"Kagero"

O grande desafio de "Jubei" e "Kagero" passa por enfrentarem os "Oito Demónios de Kimon", um grupo de oito ninjas com poderes sobrenaturais.

"Jubei" tudo fará para que o Japão não entre numa era de terror e morte!

"Um amor fadado à tragédia"

"Review"

"Ninja Scroll" é tudo o que um fã de "animes" que versem sobre artes marciais, num período histórico pode desejar. Tem uma excelente animação (apesar de já terem decorrido 13 anos desde a sua realização), montes de ninjas, um certo volume de sangue, um grande e variado grupo de "vilões", um herói errante e muito humano, e uma rapariga bela fadada a um destino trágico.

Com todos estes componentes, o autor deste escrito tinha obrigatoriamente de gostar bastante do filme!

A acção é francamente boa, com lutas da melhor qualidade. Não se trata de um filme morto, e entretém o espectador ao máximo! O facto do enredo ser simples, mas nada básico, ajuda imenso o aspecto lúdico da película.

A vertente dramática é muito acima da média, embora mantendo-se na simplicidade que norteia os caminhos que o filme percorre. Gostei particularmente da evolução do relacionamento entre "Jubei" e "Kagero", inicialmente revestida de uma certa animosidade, desembocando posteriormente numa ternura mútua enternecedora. É previsível? É, mas sinceramente acho que as coisas boas nunca são demais!

"Um dos demónios de Kimon leva a sua dose"

O título "Ninja Scroll" é enganador e foi o resultado de uma tradução norte americana mal feita e francamente estranha (em Portugal de vez em quando também ocorrem atentados destes). Nem sequer existe um pergaminho pertencente a ninjas no filme! Não percebo claramente a lógica, mas daí, enfim! A tradução mais correcta para português do título original "Jubei ninpûchô" será qualquer coisa semelhante a "A estória do ninja do vento Jubei".

"Ninja Scroll" é um dos melhores filmes de animação que tive o privilégio de visionar. É a prova de que com um bom argumento, imaginação e acima de tudo simplicidade mas sem facilitismos, conseguem-se realizar filmes de grande nível.

Um clássico e um "must see movie"!

"Jubei prepara-se para a vingança"

Outras Críticas em português: Animehaus
Esta crítica encontra-se igualmente disponível "on line" em ClubOtaku
Avaliação:
Entretenimento - 9
Animação - 8
Argumento - 7
Banda-sonora - 7
Emotividade - 9
Mérito artístico - 9
Gosto pessoal do "M.A.M." - 8
Classificação final: 8,14

































Sem comentários: