"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Sad Movie/Sae-deu Moo-bi – 새드무비 (2005)

Capa

Origem: Coreia do Sul

Duração aproximada: 108 minutos

Realizador: Kwon Jong-kwan

Com: Jung Woo-sung, Im So-jeong, Cha Tae-hyun, Yum Jung-ah, Sin Min-a, Son Tae-yeong, Lee Ki-woo, Yeo Jin-gu, Kim Seung-cheol

Ahn Su-jeong

Ahn Su-jeong”

Sinopse

“Jin-woo” (Jung Woo-sung), um bombeiro com um sentido de dever muito apurado, mantém uma relação com “So-jeong” (Im So-jeong), uma intérprete para surdos-mudos, que trabalha num canal televisivo. O amor entre os dois é muito forte, e tudo indica que o casal está apto a dar o passo seguinte, ou seja, o casamento. Contudo, a perigosa profissão do rapaz, funciona como um inibidor para ambos, devido às constantes preocupações de “So-jeong” com os riscos que “Jin-woo” corre. “So-jeong” vive com a sua irmã “So-eun” (Sin Min-a). Apesar de “So-eun” apoiar imenso o relacionamento da irmã, possui igualmente os seus problemas amorosos. Ela trabalha num parque de diversões, e apaixona-se por um jovem pintor que passa por lá o dia. O problema é que “So-eun” é uma surda-muda, com uma proeminente cicatriz na face. Estas suas debilidades fazem com que a rapariga seja incapaz de se aproximar da sua paixão, sem que esteja indumentada com o seu fato pouco convencional de Branca de Neve.

Uma flor no parque

“So-eum, escondida por trás do fato, recebe uma flor da sua paixão”

Paralelamente, tomamos contacto com “Ju-yung” (Yum Jung-ah), uma mãe que devido ao seu trabalho, não presta a atenção que devia ao seu filho, o pequeno “Hui-chan” (Yeo Jin-gu). As coisas mudam quando “Ju-yung” é internada no hospital devido a um cancro. Durante a permanência de “Ju-yung” no hospital, “Hui-chan” descobre os diários da mãe e conhece a verdade acerca da sua concepção, nascimento e os primeiros anos. Uma ligação forte nasce finalmente entre mãe e filho. Numa noite num parque, “Hui-chan” quando se lamentava da sorte da progenitora, trava conhecimento com “Ha-seok” (Cha Tae-hyun), um homem desempregado que ganha algum dinheiro servindo de saco de boxe para lutadores locais. “Ha-seok” namora com “Suk-hyun” (Son Tae-yong), e esta já se encontra farta de o companheiro não arranjar um emprego estável, tanto que acaba por deixá-lo. Após convencer a namorada a lhe conferir uma nova oportunidade, “Ha-seok” arranja um trabalho pouco convencional. Cria uma agência de separações, cujo função é transmitir mensagens de homens e mulheres que querem acabar as relações com os seus companheiros.

Beijo

“Jin-woo e So-jeong beijam-se apaixonadamente”

Review”

A sinopse acima é longa, facto pelo qual o subscritor deste texto se penitencia por uma eventual falta de capacidade de síntese, mas não é fácil resumir um argumento que possui quatro histórias distintas no mesmo filme que, a certa altura se interligam, mas de uma forma muito ténue. Com um elenco composto de muitas estrelas do espectro cinematográfico sul-coreano, “Sad Movie” é uma película que, ao contrário do que o seu título possa indiciar, não é uma viagem constante de dor e lágrimas. A parte mais melodramática, está sem dúvida alguma reservada para os minutos finais, e aí podemos referir com propriedade que o epíteto desta longa-metragem encontra-se preenchido.

Embora com momentos algo imaginativos, a análise da trama de “Sad Movie” poder-se-ia ater basicamente a estarmos presentes perante personagens que colhem a nossa simpatia, detendo as mesmas problemas relacionados com o jogo de sentimentos e que a certa altura parecem estar no bom caminho para resolve-los. Depois de criar esta sensação no espectador, tudo é deitado por terra, em alguns casos de uma forma brutal. Apesar de possuir algumas características que associamos ao verdadeiro subgénero do “K-Drama”, “Sad Movie” envereda mais pela comédia romântica em grande parte do seu trajecto, o que só vem potenciar mais o efeito dramático final. As diversas situações com que nos deparamos nesta obra, são fórmulas que já foram profusamente utilizadas. Existe o casal com problemas de compromisso, devido a factores externos como o trabalho; a rapariga tímida que se apaixona pelo homem dos seus sonhos, mas que se sente relutante na aproximação, devido a algo que a envergonha; o clássico drama da doença terminal, que potencia a relação mãe-filho; e por fim, o rapaz que tenta evitar ser largado pela namorada, metendo-se em negócios pouco convencionais.

Mãe e filho

“Ju-yung com o seu filho Hui-chan”

A comédia encontra-se algo presente, o que entretém de certa forma e serve para afastar algum pendor demasiado dramático que “Sad Movie” pudesse eventualmente deter. Aliás, ao longo da película, quem faz mais as despesas de “tear jerker” será o segmento a cargo das personagens “Ju-yung” e “Hui-chan”, e toda a envolvência à volta da doença terminal daquela e os pensamentos expressos no seu diário pessoal. No que concerne aos momentos mais descontraídos e bem dispostos, o conhecido Cha Tae-hyun de “My Sassy Girl” brilha na sua pouca convencional profissão de transmitir mensagens de separação entre casais.

Após o visionamento de “Sad Movie”, facilmente se concluirá que estaremos perante mais uma obra que não revolucionará nada o “K-Drama”, e apenas será mais uma adição para as dezenas de exemplos que existem na bem sucedida indústria do género na Coreia do Sul. As actuações pautam-se pelo requisitado, sendo que a dupla Yum Jung-ah e Yeo Jin-gu, respectivamente mãe e filho nesta obra, exibem-se num plano bastante elevado. A banda-sonora consiste numa música agradável que essencialmente se houve pelo filme todo e quanto às situações que servem de base ao argumento, já todos as vimos anteriormente de uma forma ou de outra. Será um filme obrigatório da lista, para todos aqueles que cultivam o drama provindo daquela região asiática e são fãs incontornáveis de Jung Woo-sung e companhia. Para os restantes, consistirá em mais um exercício de curiosidade acerca das lutas pelas quais passam os casais para manter os seus relacionamentos de boa saúde, ou observar o sofrimento de uma criança pela condição da mãe. Parece muito, mas quem visionar “Sad Movie”, perceberá que o tratamento não é tão elevado assim.

O sifrimento de uma criança

O sofrimento de uma criança”

imdb 7,6/10 (862 votos) em 17 de Fevereiro de 2010

Outras críticas em português:

  1. Dorama fãs

Avaliação:

Entretenimento – 7

Interpretação – 8

Argumento – 7

Banda-sonora – 7

Guarda-roupa e adereços – 7

Emotividade – 9

Mérito artístico – 7

Gosto pessoal do “M.A.M.” – 7

Classificação final: 7,38

2 comentários:

Miguel disse...

Fiquei com curiosidade de ver um filme que até agora foi ficando para trás devido a essa mesma sensação de serem diversas histórias no mesmo filme, portanto, daqueles que devem ser vistos sempre com total disponibilidade e atenção. Terminei agora de ver o Mulan e, se ainda não teve oportunidade de o ver, recomendo-o vivamente. Um abraço daqui do Lado B.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá, Miguel!

O filme não é mau, mas estava à espera de melhor.

Abração!