"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

segunda-feira, maio 08, 2006

The Bride With White Hair/Bai fa mo nu zhuan (1993)

Origem: Hong Kong

Duração: 88 minutos

Realizador: Ronny Yu

Com: Brigitte Lin, Leslie Cheung, Francis Ng, Elaine Lui, Kit Ying Lam

"A noiva Lian Nichang"

Estória

O enredo é baseado num conto de 1954, que versa sobre o romance mantido entre "Lian Nichang" (Brigitte Lin) e "Cho Yi Hang" (Leslie Cheung), dois amantes de pertencentes a facções inimigas.

O primeiro encontro entre ambos ocorre quando eram crianças, em que "Lian", criada por lobos, salva "Cho" de ser devorado por aqueles animais.

Passados uns bons anos, "Cho" torna-se no melhor estudante do clã "Wu Tang", um grupos especializado em artes marciais que lidera uma federação composta por mais sete sociedades do mesmo cariz. Esta personagem desenvolve a sua técnica até tornar-se num grande mestre no manejo da espada, mas revela-se desinteressado em combater, preferindo pautar a sua vida pelo divertimento. Tal se reflecte na recusa em chefiar o conjunto dos clãs, quando para tal é solicitado.

Entretanto "Lian" é recrutada por "Ji Wuashuang", uma figura híbrida que podemos descrever como uns esquisitos gémeos siameses, sendo um mulher, e outro um homem, que planeiam destruir o clã "Wu Tang" e os restantes por este liderados. "Lian" é possuidora de um feroz espírito de combate e de uma avançada técnica de luta, manejando um chicote como ninguém.

Num reencontro bélico entre ambos os campos, "Cho" encontra "Lian" e reconhecendo-a, confronta-a com as reminiscências do passado. O resultado degenera numa ardente paixão.

"Lian", a quem nunca tinha sido dado um nome próprio, é carinhosamente baptizada de "Nichang" por "Cho". Ambos os amantes juram confiar para sempre um no outro, e "Cho" é particularmente incisivo, afirmando que nunca trairá "Lian".

Decidem fugir em conjunto e deixar para trás as sua obrigações para com os clãs. Mas nem tudo corre como planeado...

"Cho e Lian a fazerem amor debaixo de uma cascata constitui uma das cenas mais memoráveis de amor nos Wuxias"

"Review"

"The Bride With White Hair" constitui um dos marcos mais importantes do cinema de Hong Kong e deu corpo, na minha humilde opinião, ao mais famoso par romântico de sempre daquelas paragens. É acima de tudo um clássico, para além de um filme incontornável para quem goste dos "Wuxia Pien".

Quanto a mim desde já avanço que Ronny Yu fez um excelente trabalho nesta película, que ainda é mais valorizado atendendo à escassez de meios que possuia à altura. Faz-me igualmente pena que anos mais tarde, e aquando da sua chamada ao ocidente, este mesmo realizador tenha enveredado pela realização de filmes tão maus como a "Noiva de Chucky" ou "Freddy Vs. Jason". Salvou-se o hilariante "Fórmula 51".

"The Bride With White Hair" chama desde logo a atenção pela atmosfera muito densa e negra onde subsiste a trama, bem acompanhada do oculto, do erotismo e do amor trágico. Aspectos que por vezes são tão comuns nos dias de hoje, constituiram à altura algo a que podemos chamar de inovação. Não seria sincero se não alertasse para o facto de até ter havido uma razão prática para o constante ambiente escuro presente na película. Pelos vistos, na altura em que o filme foi rodado, Hong Kong viveu uma época estival particularmente rigorosa a nível de altas temperaturas, que foi determinante para que Ronny Yu decidisse realizar uma longa-metragem completamente nocturna. Juntou-se no fundo o útil ao agradável. O filme era negro e estava muito calor, logo...obteve-se uma estética lindíssima!

Outro aspecto que chama a atenção será o "avant-garde" expresso, quando comparamos com outros ícones do "swordplay" da altura. Existe claramente um anti-puritanismo salutar, quando visionamos as cenas de actrizes com os seios à mostra e outras com um conteúdo um pouco "gore" de que é exemplo a figura maligna dos gémeos siameses a contorcerem-se no leito onde dormem.

Cabe aqui voltar brevemente ao esplêndido casal que protagoniza a estória. Dois belíssimos actores, com uma química que muitas poucas vezes tive o privilégio de constatar num filme. Veja-se a cena da cascata de água! Que maravilhosa ternura e partilha física de sentimentos!

"O carinho de Cho por Lian"

Li uma estória acerca da rodagem da mencionada cena que merece ser contada. Pelos vistos Brigitte Lin, apesar de ser uma das principais figuras cinematográficas de Hong Kong nos anos 90, era uma mulher recatada e tímida. Por esta mesma razão, sempre se sentiu relutante no que toca a cenas mais escaldantes. Conseguiu-se filmar decentemente a cena da cascata, pois Lin nutria uma amizade e uma confiança muito grande em Leslie Cheung. Além do mais foi exigido pela actriz que apenas o realizador, o "cameraman" e o técnico das luzes fossem autorizados a permanecer no "set". O resto da equipa de filmagens teve de abandonar o estúdio, tendo a cena sido filmada num único "take". Graças a Deus que todos estes pressupostos puderam ser satisfeitos. O cinema agradece e este fã também!

As cenas de luta não têm a qualidade de filmes mais recentes, mas tal não era exigível à altura. Mesmo assim afiguram-se aceitáveis, embora haja a costumeira confusão como é timbre do cinema de Hong Kong da época.

O grande senão desta película passará pela duração da mesma, sendo apenas 88 minutos. Penso que a explicação passará pelo facto de a sequela já estar pensada, aquando da rodagem do filme. Afinal ambos os filmes são do mesmo ano, e é minha convicção que Ronny Yu preferiu rodar dois filmes, em vez de um que porventura imaginou que seria desgastante e mesmo maçador. Ou então foi tudo a pensar nos proveitos comerciais. Teorias...

A realidade é que tudo se estragou. A continuação constitui uma película muito pobre em comparação com esta, redundando numa verdadeira desilusão. Lembro-me que quando encomendei "The Bride With White Hair", e posteriormente visionei-o, não descansei enquanto não obtive a sequela, ansiando por saber o destino de tão mal fadada paixão. Da continuação, só se aproveita verdadeiramente os últimos dez minutos. Numa crítica autónoma desenvolveremos o raciocínio.

A noiva tem desde o início o cabelo branco? Descubram, pois valerá a pena!

Um clássico para os verdadeiros apreciadores!

"A desilusão da noiva..."

Outras críticas em português: Cinedie Asia


Avaliação:
Entretenimento - 7
Interpretação - 8
Argumento - 8
Guarda-roupa e adereços - 8
Banda-sonora - 7
Emotividade -8
Mérito artístico - 8
Gosto pessoal do "M.A.M." - 8
Classificação final: 7,75







Sem comentários: