"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, agosto 19, 2006

My Sassy Girl Aka Yupgi Girl/Yeopgijeogin geunyeo (2001)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 123 minutos

Realizador: Kwak Jae-young

Com: Jun Ji-hyun, Cha Tae-hyun, Song Wok-suk, Seo Dong-won, Kim Im-mun

"Gyeon a ser observado pela rapariga amuada"

Estória

"Gyeon-woo" é um jovem estudante universitário coreano que tem um medo terrível da mãe e não faz a mínima ideia do que quer para o seu futuro.

Um belo dia, ou melhor, uma bela noite, após ter estado a tomar uns copos com os amigos, resolve ir de metropolitano para casa. Na estação encontra uma rapariga lindíssima, mas completamente alcoolizada e salva-a de ser atropelada por uma das carruagens do comboio. Já dentro do aludido transporte, a jovem faz uma figura triste e antes de desmaiar chama "querido" a "Gyeon". As pessoas pensam que o pobre rapaz é o namorado da "escandalosa" e reclamam com ele.

"Será que é desta que Gyeon fica por cima???"

"Gyeon" não tem outra escolha senão ajudar a rapariga e leva-a para um motel pois não sabe onde ela vive. Esta situação não corre nada bem e o "bom samaritano" acaba por ir bater à esquadra da polícia.

No dia seguinte, "Gyeon" recebe uma chamada pouco simpática da rapariga que pretende saber tudo o que se passou na noite anterior. Ela literalmente ordena-lhe que ele vá ter com ela à saída de uma estação de metropolitano, e o jovem decide aceder ao convite.

Desde esse dia "Gyeon" e a rapariga dão início a uma amizade que tudo tem menos de normal. O rapaz começa a descobrir da pior forma o quanto de louca a miúda é, com comportamentos estranhos e flutuações de amor completamente incompreensíveis. Ela obriga-o a fazer coisas inusitadas perante terceiros, desde submeter-se a levar pancadaria da rapariga, até andar de sapatos saltos na via pública à frente de toda a gente.

Mas apesar de sofrer bastante, "Gyeon" apercebe-se que a rapariga possui uma enorme angústia interior e toma como objectivo pessoal fazer com que a vida dela se torne melhor. O problema é que não consegue evitar apaixonar-se...

"Um verdadeiro romance"

"Review"

"My Sassy Girl" é baseado numa série de estórias publicadas na "internet" pelo coreano Kim Ho-sik, em que este relatava as aventuras e desventuras ocorridas com uma rapariga que tinha mantido uma relação. Foi o segundo filme mais visto na Coreia do Sul em 2001, perdendo apenas para "Friends". E porque será que catalisou um grande sucesso?

A resposta é bastante simples. Porque é uma das melhores comédias românticas/dramáticas da estória do cinema. Que ninguém duvide disso!

Antes de tudo constitui uma estória de amor deveras original e com momentos verdadeiramente imprevisíveis. Mesmo os "clichés", que não deixam de existir, são feitos com classe e com uma ternura que não deixam indiferente ninguém possuidor de um coração.

De um lado temos "Gyeon", o típico rapaz "bonzinho" do género escuteiro, que não possui um rumo na vida e de repente encontra uma rapariga que lhe dá um objectivo a prosseguir, não passando o mesmo em primeira instância pelo namoro. Submete-se a tudo e mais alguma coisa, só apenas para agradar o terrível (mesmo terrível!) temperamento da jovem. Desde praticar desportos para os quais não possui jeito absolutamente nenhum ("Porquê que a bola bate sempre na minha cabeça?"), até ser obrigado a ler de "fio a pavio" as estórias pouco convencionais e ortodoxas que a rapariga escreve nos seus tempos livres (aquela das artes marciais com a música "à la Ashes of Time" está de morte!). A frase "All Koreans love melodrama" que "Gyeon" diz a certo momento do filme, é sintomática do carácter desta personagem e até representa uma importante parte do pensamento da indústria cinematográfica daquele país.

"Queremos beber e temos idade para isso!!!"

Para completar o duo, temos a rapariga. Nunca chegamos a saber o nome dela (Embora porventura exista uma pista na sequência da estória de artes marciais escrita pela rapariga, em que o nome da heroína é Jung-jo). Algo que significasse "beleza" em coreano, constituiria um epíteto seriamente a considerar para denominá-la. Temos aqui uma pessoa completamente desvairada, que escreve estórias loucas e que age ainda pior. Pelo menos uma dezena de vezes no filme, ela sai-se com expressões tais como "Wanna die?" ou "I'll Kill You", quando se apercebe que existe uma mínima chance da vontade dela não ser satisfeita. No entanto esta personagem é bastante mais complexa do que isto, e dotada de uma grande sensibilidade. Existem sempre explicações para os comportamentos mais estranhos, e a rapariga possui uma tragédia pessoal que nos vamos apercebendo à medida que o filme caminha para o seu epílogo.

As cenas de comédia são perfeitamente hilariantes. Ri quase até às lágrimas com várias situações que desenrolam-se no filme. Não estamos a falar de palhaçada à Jackie Chan ou à Stephen Chow. Nada disso! A comédia aqui é grandiosa e flui naturalmente com a componente dramática do filme, em perfeita comunhão de esforços.

A interpretação dos actores é não menos do que óptima. Jun Ji-hyun tem uma aparência acima de qualquer reparo e dá vida a uma personagem extremamente complexa, principalmente nas frequentes flutuações de humor, demonstrando uma competência interpretativa acima da média. Por seu lado, Cha Tae-hyun cativa-nos com a sua inocência e capacidade de sofrimento. As caretas que faz, principalmente depois de ser sovado pela rapariga, conferem uma credibilidade e ligeireza ao seu papel, que complementa muito bem com a interpretação porventura mais séria de Jun Ji-hyun.

Como é que nós homens podemos ficar indiferentes a "My Sassy Girl"? Qual de nós que já amou, nunca fez as coisas mais parvas em dado momento só para agradar àquela rapariga especial?

Belíssima obra, cheia de calor humano e eivada de um arco-iris de sensações!

"Gyeon Woo i´m sorry. I'm sorry...I can't help it. I thought i was different, but i´m just a helpless girl..."

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português:

Avaliação:

Entretenimento - 9

Interpretação - 9

Argumento - 9

Banda-sonora - 8

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade - 10

Mérito artístico - 8

Gosto pessoal do "M.A.M." - 9

Classificação final: 8,75














9 comentários:

Thatiando com as palavras ... disse...

Nossa que crítica legal vc fez. Descrevendo assim faz a gente querer assitir o filme de alma aberta.

Abraços !!!!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Agradeço sinceramente o elogio que fez à minha crítica, que constitui um incentivo para que cada vez mais comentários ao bom cinema asiático apareçam neste blog.
Veja o "My sassy girl" pois vale bem a pena, acredite!!!
Não sei se o filme foi realizado para dvd, aí no Brasil. Em Portugal não foi pelo menos.
Se n o encontrar por aí, poderá adquiri-lo num dos vários sites da especialidade como o www.yesasia.com . Tem é q se preparar pois os filmes n costumam ter legendas em português, mas unicamente em inglês.
Abraços e volte sempre!!!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Aproveite para ver uma bela cena deste filme no seguinte link:
http://shinobi-myasianmovies.blogspot.com/2006/09/vdeo-da-semana-14-20-de-agosto-my.html

É o vídeo desta semana aqui no "M.A.M."

Unknown disse...

Eu chorei quando assisti ese filme. E posso dizer q me identifico um pouco com a história...

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Marie!

"My Sassy Girl" é um filme belíssimo que tem tanto de comédia, como de drama! Das duas maneiras, ele toca-nos de uma forma extremamente profunda! Ainda mais se, como tu disseste, nos identificarmos com a história!

Espero que a tua experiência pessoal tenha acabado bem.

Cumprimentos!

Battosai disse...

Acabo de verla. Es absolutamente maravillosa. La mejor película que he visto en los últimos meses, y de las 3 o 4 mejores comedias románticas que he visto nunca.

Por cierto, la que he visto es el montaje del director, 15 minutos más larga.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Como já deves saber, eu simplesmente adorei o filme :) !

Para mim, é a melhor comédia romântica que já vi!

Simplesmente genial!

Anónimo disse...

Eu gostei muito da sinopse do filme e gostaria de assisti-lo porém não sei onde baixar com legenda em português ou inglês que seja gratuito.>.<
Agradeço desde já^^

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Tenta aqui:

http://www.legendasdivx.com/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownloaddetails&lid=89365