"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, novembro 08, 2009

“Testemunhos” de H. (“O Véu Pintado”)

banner-veupintado

Para iniciar a rubrica “Testemunhos”, convidei a H., a administradora do blogue “O Véu Pintado” (para aceder, basta clicar na imagem acima). Apesar da sua juventude, H. já é uma veterana na blogosfera, tendo tido sob os seus comandos anteriormente alguns blogues de cinema mais generalista, dotados de excelente qualidade. Colaborou na difusão do cinema asiático, auxiliando o saudoso blogue “Cine-Asia”, infelizmente no presente fora de actividade. Igualmente, publicou artigos para revistas cujo escopo se norteia pela sétima arte, e não só. Pessoalmente adoro o seu estilo de escrita, para além do cuidado e coerência com que dota as suas exposições. O seu projecto actual, o blogue “O Véu Pintado”, não se limita a debruçar-se sobre o cinema asiático, mas possui um objecto muito mais abrangente: a cultura chinesa, incluindo as suas regiões administrativas, dotadas de autonomia. Igualmente foca-se sobre Taiwan, onde a H. esteve recentemente (Nota pessoal: estou a morrer de inveja!), assim como a diáspora das citadas culturas pelo mundo inteiro. Ocasionalmente, temas sobre outros países asiáticos também são tratados. Gentilmente, como é seu apanágio, a H. acedeu a partilhar aqui algumas das suas opiniões. O resultado segue já abaixo.

“My Asian Movies”: O que achas que distingue genericamente a cinematografia oriental das demais?

H. : Depende dos autores e dos filmes, mas diria as (diferentes) formas de olhar a(s) realidade(s) social(is).

“M.A.M.”: O que te fascina mais neste tipo de cinema?

H. : Pegando na resposta anterior: as formas de olhar a(s) realidade(s) social(is) (no passado e no presente).

“M.A.M.” : Tens ideia de qual o primeiro filme oriental que visionaste?

H. : Provavelmente “O Tigre e o Dragão” quando estreou nos cinemas portugueses, filme que me suscitou um enorme interesse e vontade de descobrir outros filmes asiáticos, chineses em particular.

“M.A.M.”: Qual o país que achas, regra geral, põe cá para fora as melhores obras? No fundo, a tua cinematografia oriental favorita?

H. : Taiwan, pela capacidade particular de reflectir e explorar filmicamente a sua história e a sua identidade cultural (mas ressalvo que o meu conhecimento de algumas cinematografias asiáticas, como por exemplo a filipina ou a tailandesa, é bastante limitado).

“M.A.M.”: E já agora, qual o género com o qual te identificas mais? És mais virada para o drama, épico, wuxia, “Gun-fu”...

H. : Dramas e documentários.

“M.A.M.”: Uma tentativa de top 5 de filmes asiáticos?

H. : Difícil… entre mais antigos e mais recentes, não consigo fazer um top da Ásia no geral, pelo menos sem ser por país, por isso escolho apenas 5 autores da Ásia que aprecio particularmente:

Jia Zhang Ke, Wong Kar Wai, Hou Hsiao Hsien, Yasujiro Ozu, Abbas Kiarostami

“M.A.M.”: Realizador asiático preferido?

H. : Jia Zhang Ke

“M.A.M.”: Já agora, actor e actriz?

H. : Actor: Tony Leung Chiu Wai

      Actriz: Gong Li

“M.A.M.”: Um filme oriental sobrevalorizado e outro subvalorizado?

H. : Sobrevalorizado: “Herói”, de Zhang Yimou

Subvalorizado: “Sedução, Conspiração”, de Ang Lee (embora o problema seja mais com os “desconhecidos” que com os “subvalorizados”)

“M.A.M.”: A difusão do cinema oriental está bem no teu país, ou ainda há muito para fazer?

H. : Em Portugal a difusão é bastante má, mas sempre vão existindo iniciativas meritórias como as mostras da Zero em Comportamento ou a presença de alguns filmes asiáticos em festivais de cinema, como o Fantasporto, o IndieLisboa ou o DocLisboa. A difusão no circuito de estreias comerciais é lamentável e no mercado de DVD bastante limitada.

“M.A.M.”: Que conselho darias a quem tem curiosidade em conhecer o cinema oriental, mas sente-se algo reticente?

H. : Ver filmes, vários. Eles falam por si. Não há “cinema asiático” há “cinemas asiáticos”. Nem num só país há uma produção homogénea, creio. Por isso vejam muitos e diferentes filmes e tenho a certeza que, algures pelo caminho, se vão fascinar também.

 

Nota: Desde já agradeço imenso, a prontidão com que outros administradores de blogues e não só, já colaboraram nas entrevistas. Como a rubrica “Testemunhos” será semanal, as suas entrevistas acabarão por ser aqui publicadas.

10 comentários:

H. disse...

Obrigada eu por ter sido convidada para esta iniciativa e pelas simpáticas palavras de introdução.
Continuação de bom trabalho por aqui! :)

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

De nada, H. ! Eu é que agradeço teres acedido ao meu convite.

Uma coisa é que eu nunca te vou perdoar: o facto de achares que "Herói" é um filme sobrevalorizado :))))) !

Beijinho!

Juniper Girl disse...

Gracias por este descubrimiento. Quede encantada con el blog de H.
Es realmente genial.

Saludos.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Juniper Girl!

O blog da H. é um exercício de inteligência e dedicação. Como eu disse no texto que antecedeu a entrevista, admiro bastante os projectos que a H. leva a cabo.

Uma das vantagens deste ciclo de entrevistas é ser dado a conhecer os sites, blogues e até mesmo as pessoas que vivem e escrevem acerca do cinema oriental.

Bjs.!

Battosai disse...

A mí también me ha gustado su blog. Por lo que veo, esta sección va a servir también para descubrirnos blogs interesantísimos.

Por cierto, H., en algunas cosas coincidimos bastante, pero de los directores sólo comparto tu pasión por Ozu. Los otros 4 que mencionas no me van demasiado.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Uma das vantagens desta nova secção, é precisamente essa, Battosai!

Descobrirmos blogues novos e interagirmos com os respectivos administradores, aprimorando desta forma os nossos conhecimentos.

Abraço!

tf10 disse...

Eu, já não é de agora, revejo-me em muitas das suas opiniões, explanadas com a sagacidade que lhe é habitual nos seus textos.

A H está cada vez mais fanática por cinema asiático! :)

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

E ainda bem :))) !

Dewonny disse...

Olá Jorge!
Lhe agradeço pelo convite, recebi seu email, achei muito legal e interessante o questionário, e já estou respondendo as perguntas, em breve eu lhe mando a reposta!
Abraço! Diego!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá, Diego!

Obrigado pela tua vontade em aderir a esta iniciativa!

Abraço!