"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, abril 24, 2010

Crows Zero II/Kurôzu Zero II - クローズZERO 2 (2009)

Capa

Origem: Japão

Duração aproximada: 133 minutos

Realizador: Takashi Miike

Com: Shun Oguri, Takayuki Yamada, Meisa Kuroki, Kyôsuke Abe, Nobuaki Kaneko, Haruma Miura, Sosuke Takaoka, Ryohei Abe, Shinnosuke Abe, Gou Ayano, Shunsuke Daitô, Kaname Endô, Ken'ichi Endo, Goro Kishitani, Yutaka Matsushige, Kenta Kiritani, Yusuke Kamiji, Tsutomu Takahishi, Motoki Fukami, Suzunosuke

Genji 2

Genji”

Sinopse

Após os eventos de “Crows Zero”, “Genji Takaya” (Shun Oguri) tornou-se o líder quase incontestado do liceu Suzuran, embora não tenha ainda conseguido derrotar o solitário e poderoso “Rindaman” (Motoki Fukami). As coisas pioram quando “Sho Kawanishi” (Shinnosuke Abe), o antigo líder de Suzuran, é libertado do centro de detenção juvenil. A razão pela qual “Kawanishi” se encontrava detido foi o homicídio do líder do liceu Hosen, no meio de uma zaragata entre as duas escolas.

Serizawa com o restante do liceu Suzuram

Serizawa e os membros do liceu de Suzuran”

A liberdade de “Kawanishi” desfere um golpe mortal nas tréguas que se encontram estabelecidas entre Suzuran e Hosen, e estes últimos, aproveitando o facto de “Genji” não conseguir uma unidade completa entre os seus colegas, começam a desferir ataques concertados aos rivais. Hosen parece estar a levar de vencida a guerra, e “Genji” terá de empregar toda a sua capacidade para unir os alunos de Suzuran, incluindo a facção do seu rival “Serizawa” (Takayuki Yamada), de forma a poder retaliar em força.

Os alunos de Hosen

Os alunos de Hosen”

Review”

Dois anos após a realização de “Crows Zero”, e atendendo à grande popularidade que este filme granjeou principalmente entre a juventude nipónica, o polémico Takashi Miike retorna com a sequela, usando basicamente a mesma fórmula de sucesso da película predecessora. Aquando da realização do primeiro “Crows”, foi usada um sistema que à altura reputei de equilibrado para o que se pretendia. Eivado de uma dinâmica apelativa, “Crows Zero” longe de ser uma obra maior de cinema, é uma longa-metragem com uma aura muito apelativa para o espectador, principalmente para os que atravessam a fase mais rebelde da vida. A sua química contagiante e muito “cool”, fazia com que passássemos um bom bocado, sem recurso a qualquer tipo de intelectualidade forçada, ou dando margem para algum tipo de mensagem mais erudita, ou algo semelhante. É curto, é grosso, vai directo ao assunto, e ponto final! Também tem o seu lugar merecido, no maravilhoso e muito diversificado espectro da sétima arte. Como já foi dado a entender, aqui “Crows Zero II” não terá muito a seu favor a novidade. E como mantém praticamente o mesmo ritmo e assenta nas mesmas premissas, será mais do mesmo, o que não é propriamente um factor negativo.

Genji e o líder dos Hosen

Genji depara-se com Narumi, líder dos Hosen”

As centenas de socos e pontapés continuam a desfilar a sua saga brutal através do ecrã, e captam para si as maiores despesas a nível da emotividade e do ritmo de “Crows II”. Desta vez, já não temos a rivalidade a despontar furiosamente no liceu de Suzuran, como no primeiro filme. Agora os outrora adversários, “Genji” e “Serizawa”, têm de conjugar esforços para derrotar um inimigo comum e externo, que consegue igualmente ser ameaçador. E é aqui que algo de bastante positivo sobrevém, pois os principais elementos de “Hosen”, o liceu rival, conferem alguma espectacularidade e dimensão a esta longa-metragem. “Narumi”, o líder de “Hosen”, interpretado pelo cantor Nobuaki Kaneko, em muitas alturas de “Crows Zero II” revela ser um oponente à altura de “Genji”, tanto no carisma como na força de lutar e viver perigosamente. O psicopata efeminado “Urushibara”, a quem Gou Ayano dá vida, desponta muito bem no ecrã, revelando à primeira vista uma fragilidade enganadora, que na realidade é uma máquina de pancadaria sádica e brutal.

Muito mais não haverá a referir acerca de “Crows Zero II”, que já não tenhamos aludido a propósito do primeiro filme da saga. Mantém basicamente o mesmo registo do predecessor, ficando uns furos abaixo noutros aspectos. E sempre se poderá dizer que embora a banda-sonora muito dinâmica e emblemática se mantenha, os “Street Beats” brilhavam muito mais em “Crows Zero”. Superficial, mas sempre bem-vindo nos momentos de descontracção. Valerá a pena visuar num formato dois em um, “Crows Zero” seguido de “Crows Zero II”, numa tarde de domingo, ou em dias para descarregar raivas e frustrações!

Confronto

O confronto final”

imdb Nota 7.1 (482 votos) em 24/04/2010

Avaliação:

Entretenimento – 9

Interpretação – 7

Argumento – 6

Banda-sonora – 8

Guarda-roupa e adereços – 8

Emotividade – 9

Mérito artístico – 7

Gosto pessoal do “M.A.M.” – 7

Classificação final: 7,63

2 comentários:

Dewonny disse...

Gostei bastante dessa continuação, achei tão bom quanto o primeiro, as cenas de pancadaria continuam ótimas, a rapaziada manda vê nas brigas..hehe..adorei!
Abs! Diego!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Embora tenha gostado mais do primeiro filme, este também é óptimo para descontrair. Então a mandar porrada, este é daqueles filmes que todos têm de ver!