"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, maio 13, 2006

Shadowless Sword/Muyeong geom (2005)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 104 minutos

Realizador: Kim Young-jun

Com: Lee Ki-yong, Lee Seo-jin, Shin Hyeon-jun, Yoon Son-yi

"Soha recorre a todas as suas capacidades para proteger o principe dos Balhae"

Estória

"Shadowless Sword" passa-se na antiga Coreia, no século X da nossa era, numa altura em que a dinastia "Balhae" é destronada por uns nobres rivais suportados por um exército que se auto-denomina "Killer Blade Army".

Muitos fiéis à dinastia "Balhae" congregam-se tendo em vista a recuperação do trono, mas noentanto não possuem ninguém para os liderar, atendendo a que os soberanos e todos os seus familiares foram assassinados. Ou melhor...quase todos. Descobre-se que o irmão exilado do rei deposto, o principe "Jeong-hyeon", vive no meio da escumalha da pior espécie.

"Soha corre para o desafio"

"Soha", uma bela mulher que é ao mesmo tempo a melhor guerreira dos "Balhae", é incumbida de encontrar o principe e traze-lo de volta para os seus, tendo em vista a organização de uma contra-revolta que restaure a monarquia destronada. Quando "Soha" descobre o último representante da dinastia, apanha uma grande desilusão, pois o principe revela ser um malandro que engana as pessoas nos seus negócios, para além de não denotar interesse no nobre objectivo e grande honra que é lutar pelo trono.

Entretanto, os actuais governantes da Coreia descobrem os intentos dos "Balhae" e enviam um implacável assassino chamado "Kun" que é auxiliado por "Mae", uma rapariga que tem tanto de bela como de mortífera.

Uma perseguição pelas cidades e campos da Coreia começa, cujo desfecho vai decidir o destino do reino.

"A bela e mortífera Mae"

"Review"

Em 2000, o realizador Kim Young-jun conseguiu chamar à atenção com o "wuxia" trágico intitulado "Bichunmoo, o Guerreiro", um filme com muita acção e romantismo, mas com um enredo por vezes indecifrável. Com "Shadowless Sword", atingiu o objectivo de fazer um filme com uma estória fácil de seguir, embora tenha cortado a quilos no romantismo e aumentado mais as cenas de acção. O resultado foi a alta previsibilidade das cenas, a extrema dose de "poses para a fotografia" e muito uso de guindastes ("wire-fu").

"Shadowless Sword" é um filme que agradará sobretudo aos amantes de acção, uma constante em toda a película, feita de lutas que envolvem grandes acrobacias, com a ajuda dos já aludidos guindastes, espadas que parecem ter vida própria e bastantes "shurikens" (as estrelinhas que os ninjas gostam muito de usar). Existe também outra particularidade que já me apercebi que os "wuxias" coreanos adoram usar. Vamos ver se consigo explicar o que é. Pelos vistos certos golpes mortais infligidos pelas espadas provocam um género de implosão no corpo de quem os sofre. O resultado é que o "desgraçado" que teve a infelicidade de ser atingido, veja o seu corpo rebentar totalmente (quando é uma personagem sem importância), ou então quando se trata de um membro importante da estória, o sangue jorra em catadupa. Imaginem neste último caso que enchem um saco com água até ao seu limite máximo e depois fecham-no, impedindo qualquer entrada de ar. A seguir enfiam uma agulha. Já estão a ver o resultado. É mais ou menos a mesma coisa, com as devidas adaptações.

"O líder do Killer Blade Army, o gélido Kun"

As lutas entre "Mae" e "Soha" têm um encanto especial, conseguido em muito pela extrema beleza das actrizes. É uma "catfighting" cheia de estilo.

Por seu lado os fãs do romantismo ficarão um pouco desiludidos. Enquanto "Bichunmoo" tinha para dar e vender, "Shadowless Sword" não pretende ser uma estória de amor, pelo menos de uma forma directa. Claro que nos apercebemos que o principe e "Soha" nutrem sentimentos um pelo outro, assim como "Mae" ama "Kun", mas não existem praticamente demonstrações físicas de paixão. A excepção passará por uma cena em que "Soha" beija o principe debaixo de água, com o intuito de lhe fornecer ar para respirar, mas pouco mais. As costumeiras declarações de amor também são escassas e aparecem quando se avança para o epílogo dramático do filme.

Tendo em conta que "Shadowless Sword" reuniu bastantes fundos para a sua feitura, sendo inclusive apoiado pelo gigante norte-americano "New Line Cinema", tive a esperança que daqui saisse pelo menos um filme ao nível do "Segredo dos Punhais Voadores". Depressa isto esvaiu-se.

A película tenta agradar ao público, mas nada traz de inovador, a não ser talvez a cena de luta debaixo de água. Fiquei mesmo com a sensação que houve uma tentativa de imitação de certas cenas do "Segredo dos Punhais Voadores", e não tenho dúvidas que quando "Soha" é atingida por uma agulha envenenada, houve um decalque do "Tigre e o Dragão" em que "Li Mu Bai" sofre o mesmo tipo de ataque.

"Shadowless Sword" seria considerado um grande filme se "O Tigre e o Dragão", "Herói" ou até mesmo "O Segredo dos Punhais Voadores" nunca tivessem existido. Como isto não acontece, será uma película razoável, cheio de acção e sobretudo a rebentar de estilo pelas costuras.

A ver, mas sem esperar "mundos e fundos"!

"Será por necessidade ou por amor?"



Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link


Avaliação:

Entretenimento - 8

Interpretação - 7

Argumento - 7

Guarda-roupa e adereços - 8

Banda-sonora - 7

Emotividade - 7

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." -7

Classificação final: 7,25




















Sem comentários: