"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, setembro 10, 2006

Failan/Pailan (2001)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 116 minutos

Realizador: Song Hae-seong

Com: Cecilia Cheung, Choi Min-sik, Son Byeong-ho, Kong Yeong-jin, Kim Ji-yeong, Ji Dae-han, Kim Hae-gon, Jeong Dae-hoon, Kim Su-hyeon

"Failan"

Introdução

" - O senhor chama-se Lee Kang-jae? - pergunta um polícia.

- Sim - responde Kang.

- É marido de Kang Failan?

Kang fica a modos que desconfiado e embaraçado, assentindo com a cabeça.

- Lamentamos informá-lo que a sua esposa faleceu ontem..."

"Lee Kang-jae"

Estória

Quando "Failan" (Cecilia Cheung), uma chinesa nativa, perde os progenitores, decide que nada mais liga-a à sua terra-natal e resolve ir ter com a sua tia à Coreia do Sul em busca de uma vida melhor. Chegada a um país que desconhece em absoluto, descobre que a sua parente emigrou para o Canadá.

Sem dinheiro nenhum, resolve tentar arranjar um trabalho, mas cedo descobre que não o pode fazer em segurança, pois não possui um visto para laborar na Coreia do Sul. A agência de emprego é propriedade de um "gangster" local chamado "Jong-sik", sendo proposto a "Failan" que contraia matrimónio com um coreano por forma a ultrapassar as dificuldades burocráticas na obtenção do necessário visto.

O marido arranjado não é nada mais, nada menos que "Lee Kang-jae" (Choi Min-sik), um criminoso frustrado que pertence ao "gang" de "Jong-sik".

O casamento é efectuado sem que "Failan" conheça pessoalmente "Kang", possuindo apenas uma fotografia e um lenço vermelho pertencente a este. No entanto "Failan" fica imensamente agradecida a "Kang", que tem por boa pessoa e apaixona-se por ele.

Entretanto as vidas de ambos seguem cada uma o seu rumo, totalmente oposto e diferenciado.

"Failan" tendo sido recusada num bordel devido à sua doença, acaba por ir trabalhar para uma lavandaria, onde dá o seu melhor no dia-a-dia. Apaixonada pelo suposto altruísmo do seu marido, escreve-lhe e tenta inclusive conhece-lo. Um dia não aguenta mais o fardo da sua doença e morre em solidão...

"Kang", por sua vez, numa noite em que está numa discoteca com "Jong-sik", vê-se envolvido numa altercação, e assiste ao assassinato de um membro de um "gang" rival, perpetrado pelo seu chefe.

"Jong" solicita ao seu apaniguado que assuma as culpas pelo crime e em troca propõe-se a satisfazer o maior sonho da vida de "Kang", que passa por oferecer-lhe um barco de pesca, de modo a que este possa dedicar-se à fauna marítima.

"Kang" aceita o negócio, mas entretanto recebe através da polícia a notícia do falecimento de "Failan", sendo-lhe pedido que trate do funeral.

"Kang" parte para a terra onde "Failan" trabalhava e vivia, numa viagem que irá mudar por completo a sua vida...

"O deslumbramento de uma emigrante chinesa causado pela chegada a um novo país, a Coreia do Sul"

"Review"

Há uns tempos atrás tinha referido aqui no "blog" que não conhecia muitos filmes correlacionados com o drama coreano, embora felizmente esta situação aos poucos esteja a alterar-se. Igualmente e pensando com "os meus botões", sentia que o facto de nunca ter visionado "Failan" constituia uma das minhas grandes "pechas" acerca deste assunto. Depois de ter assistido a este MAGNÍFICO filme, tenho a certeza que a minha vida de consumidor de cinema estava deveras incompleta! Graças a Deus e em boa hora esta falha imperdoável foi sanada!

"Failan" é sem dúvida uma das grandes obras do cinema asiático e constitui um dos melhores dramas que tive o privilégio de assistir até hoje. É virtualmente impossível não ser contagiado pela trágica personagem que a bela Cecilia Cheung tão brilhantemente interpreta.

A aura que abraça a jovem "Failan" é muito semelhante à da figura de "Forrest Gump" no filme com o mesmo nome e interpretado por Tom Hanks, ou à que gira em volta de "John Coffey" em "The Green Mile" ("À Espera de Um Milagre"). Uma pessoa muito boa, tremendamente ingénua, apreciadora das coisas simples da vida, tímida mas no entanto com grande força interior e fadada a um destino semi ou completamente trágico. Cecilia Cheung brilha, brilha e brilha neste filme! É impossível não se apaixonar pela pobre "Failan"!

"A expectativa de um possível encontro com o marido"

"Kang", interpretado pelo grande actor coreano Choi Min-sik, é o completo oposto de "Failan". Um vigarista, que até no crime é uma nódoa sem utilidade nenhuma, desrespeitado até pelos membros mais novos do "gang". Um bêbado inveterado e um escroque que até no fundo acaba por revelar possuir um bom coração e uma certa sensibilidade.

O argumento de "Failan" é um marco para qualquer escritor. Dotado de originalidade, sem "baboseiradas" ou "élans" desnecessários, centrando-se na platónica estória de amor, mas igualmente abordando temas e problemas profundos da actualidade, tais como a exploração da emigração e o crime. Tudo feito com o maior dos realismos, sem descurar os aspectos mais cinematográficos.

O jogo das paisagens e da banda-sonora com o enredo e os sentimentos denotados pelas personagens é extremamente bem conseguido, revelando a grande competência e alma que o realizador Song Hae-seong pôs na rodagem da película.

Os últimos quinze minutos matam qualquer resistência que o espectador tenha porventura mantido face ao filme. A cena da carta de "Failan" que "Kang" lê no porto de pesca, devasta qualquer coração mais empedernido, e faz-nos flutuar para outra dimensão!

Uma imperdível obra da sétima arte que fará cair nem que seja uma única lágrima bastante sentida!

"O desespero ilustrado na face de Lee Kang-jae"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Cinedie Asia, Cine-Ásia, Bitlogger

Avaliação:

Entretenimento - 8

Interpretação - 9

Argumento - 10

Banda-sonora - 8

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade - 10

Mérito artístico - 9

Gosto pessoal do "M.A.M." - 9

Classificação final: 8,88













Sem comentários: