"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, fevereiro 21, 2009

Cheating/Hera Pheri - हेरा फेरी (2000)

Origem: Índia

Duração: 144 minutos

Realizador: Priyadarshan

Com: Akshay Kumar, Sunil Shetty, Paresh Rawal, Tabu, Gulshan Grover, Kulbhushan Kharbanda, Om Puri, Mukesh Khanna, Sulabha Arya, G. Asrani, Dinesh Hingoo, Mushtaq Khan, Kashmira Shah, Namrata Shirodkar, Snehal Dabi

"Baburao"

Sinopse

“Shyam” (Sunil Shetty) é um jovem que parte da sua vila para Calcutá, de maneira a tentar arranjar um emprego no banco onde o falecido pai trabalhou. O rapaz assenta a sua pretensão no facto do progenitor ter morrido num incêndio de uma sucursal do banco, fazendo com que esta instituição tenha uma dívida para com a família. Cedo, “Shyam” descobre que não está sozinho na luta pelo lugar, pois “Anuradha” (Tabu), cujo pai faleceu no mesmo incêndio, também pretende o emprego. No meio de discussões sobre qual dos pais morreu primeiro, “Shyam” tenta descobrir um sítio onde morar, e acaba por ir ter com “Baburao” (Paresh Rawal), um excêntrico e alcoólico dono de uma oficina chamada “Star Garage”, conseguindo aí um quarto.

"Shyam"

Os problemas não acabam, pois “Shyam” tem de partilhar a casa e também um pouco da sua vida com “Raju” (Akshay Kumar), um aldrabão nato cujo sonho é ganhar dinheiro fácil para subir na vida. Partilhando todos de imensas dificuldades financeiras, a sorte parece mudar quando numa noite de bebedeira, recebem um telefonema por engano, devido a uma troca de linhas. “Kabira” (Gulshan Gover), um terrível criminoso, raptou a neta do milionário “Deviprasad” (Kulbhushan Kharbanda), e exige uma fortuna como resgate. Muito por incentivo de “Raju”, os três decidem fazer-se passar pelos raptores, pedindo o dobro do dinheiro do resgate a “Deviprasad”, tencionando entregar o pedido pelos criminosos e a neta ao milionário. No meio do pouco ortodoxo esquema, escusado será dizer que muita confusão irá degenerar!

"Shyam, Baburao e Raju"

"Review"

“Hera Pheri” é um “remake” do filme de 1989, denominado “Ramji Rao Speaking”, cujo história o realizador Priyadarshan apreciou imenso. Estava dado o mote para que uma das comédias mais bem sucedidas do universo de “Bollywood” visse a luz do dia. O “frisson” viria a dar origem a sequelas, supostamente com uma qualidade inferior em todos os aspectos ao filme que agora se analisa. Neste aspecto, não me pronunciarei, pois assim como descobri “Hera Pheri” recentemente, desconheço por completo as restantes películas que compõem a saga e em que moldes saíram.

Por natureza, eu sou daquele tipo de espectador que não é atreito a comédias e este filme destina-se essencialmente àquelas pessoas que gostam de rir. Não é uma obra propriamente dita de humor inteligente ou mais cerebral. Constitui, isso sim, uma mais versada em pessoas reais, que vivem situações perfeitamente “surreais”. Quando visionei esta película, e ressalvadas as devidas distâncias, ocorreu-me à ideia por vezes as longas-metragens de Emir Kusturica, onde o grande realizador frequentemente parodia os costumes dos ciganos de leste. Em “Hera Pheri”, apesar de termos como fio condutor da trama as desastradas aventuras do trio de amigos, verdadeiramente as situações que nos fazem rir a bandeiras despregadas é a ridicularização dos problemas sociais e alguns aspectos culturais da Índia. Pelo exposto, por vezes senti-me algo frustrado por ainda não ter conhecimentos suficientes acerca da vivência naquele país, de forma a apreciar melhor o “nonsense” presente. E acreditem que é bastante!


"O telefonema da confusão"

Quanto à representação, sempre se dirá que o “quebra-corações” Akshay Kumar e Sunil Shetty exibem-se num nível aceitável. Mas sem dúvida absolutamente alguma que o mérito terá de ir quase todo para Paresh Rawal, no papel do alcoólico inveterado e míope “Baburao”. É ele quem verdadeiramente faz as despesas cómicas de “Hera Pheri”, e conseguiu arrancar-me saudáveis gargalhadas. Imperdíveis as situações em que tenta apartar as constantes brigas entre os seus dois companheiros interpretados por Khumar e Shetty , ou que devido à perda dos seus óculos causa situações mirabolantes. Rawal é bem secundado pelo histórico actor Om Puri, que interpreta “Karakh Singh”, um homem de bom coração, que se encontra desesperado por não poder casar a sua irmã, devido a “Shyam” não ter meios para pagar o dinheiro que lhe deve.

No que respeita às inevitáveis músicas, as mesmas não se encontram, nem de perto, nem de longe, ao nível de outras produções de “Bollywood” que tive a felicidade de ver. No entanto, sempre se encontram impregnadas de uma alegria contagiante que auxilia bastante o ritmo do filme. Um “quid” sem dúvida nenhuma é a presença da belíssima Namratha Shirodkar, a Miss Índia de 1993, na melhor música da película “Tun Tunak Tun”! Um regalo para a vista!

“Hera Pheri”, embora longe de merecer a aclamação obtida (exteriorizada, entre outros aspectos, na super inflacionada nota do IMDb), constitui uma película que conseguirá descontrair o espectador, e por vezes arrancar umas valentes gargalhadas, devido a um humor ingénuo mas cativante!

Não perdem nada em verificar!


"Os três amigos"

Cena do filme

The Internet Movie Database (IMDb) link

Avaliação:

Entretenimento - 9

Interpretação - 7

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade - 8

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 7

Classificação final: 7,50




Sem comentários: