"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Take Care of My Cat/Goyangileul butaghae - 고양이를 부탁해 (2001)

Capa

Origem: Coreia do Sul

Duração aproximada: 112 minutos

Realizador: Jeong Jae-eun

Com: Bae Doo-na, Lee Yu-won, Ok Ji-young, Lee Eun-joo, Lee Eun-sil

5 amigas, quando mais jovens

“As 5 amigas”

Sinopse

Cinco amigas de Incheon parecem destinadas a acompanharem-se mutuamente toda a vida. A rebelde e bonita “Hye-joo” (Lee Yu-won), vai trabalhar para uma firma ligada à bolsa, em Seul, uma cidade que antigamente odiava e agora acha o centro do mundo; “Tae-hee” (Bae Doo-na) é a idealista do grupo, e tenta fugir do conformismo de classe média que lhe tentam incutir, ganhando desta forma a liberdade que necessita; “Biryu” (Lee Eun-joo) e “Onjoo” (Lee Eun-sil) são gémeas de ascendência chinesa que vivem sós. Aos poucos começam a perceber que as suas raízes podem ser um obstáculo para arranjarem empregos decentes. Para completar o grupo, temos “Ji-young” (Ok Ji-young), uma estudante que vive com os seus avós numa casa degradada de uma favela e que tenta encontrar uma solução para a sua pobre condição financeira.

Haejoo

“Hye-joo”

Enquanto adolescentes, tudo parecia correr pelo melhor, mas na jovem idade adulta as coisas já não são bem assim. “Hye-joo” e “Ji-young” mal se falam e a razão parece ser eminentemente social. “Hye-joo” tem um bom emprego na capital, roupas caras, um rapaz que se interessa imenso por ela e um telemóvel topo de gama; “Ji-young” não tem nada disto e possui um pavor enorme em se tornar uma sem-abrigo no futuro. “Tae-hee” tudo faz para que o grupo de amigas não se desmembre, mas a tarefa não parece nada fácil.

Tachee

“Tae-hee”

Review”

Apesar de no ano em que foi realizado ter sido um dos filmes mais elogiados pela crítica sul-coreana, “Take Care of My Cat” foi um fracasso de bilheteira, tendo sido retirado das salas de cinema poucos dias após a sua estreia. Por aqui desde logo se poderá depreender que os (supostos) entendidos do cinema e o público em geral estavam em dissonância quanto a este filme em concreto.

Na parte que me toca, sempre direi que visionar “Take Care of My Cat” foi experienciar sentimentos contraditórios. Se por um lado há que saudar o realismo e as performances do(a)s intérpretes do filme, assim como a abordagem da jovem mulher na Coreia do Sul, por outra via forçosamente terá de se reconhecer que a película possui quebras que a tornam por vezes ensossa e chata, embora ganhe alguns pontos à medida que caminha para o epílogo.

O título desta longa-metragem deriva de um gato chamado “Titi”. À medida que o argumento vai tomando forma e a dinâmica das relações entre as personagens acentua-se, é-nos revelado que o felino assume a natureza de símbolo para as cinco amigas. Sempre que “Titi” é passada para uma das jovens, esse acto constitui uma divisa do sentimento e da ligação existente entre elas, sendo reveladora a reacção evidenciada por cada uma, sempre que o testemunho é passado.

Yiyong e Titi o gato

“Ji-young e o gato Titi”

É de saudar, como anteriormente foi aflorado, o realismo destilado em algumas das cenas, sendo muito bem explorado o factor insegurança presente nas jovens, e as dificuldades com que as mesmas se deparam no seu dia-a-dia. A maior parte da tensão provém do relacionamento entre a bem sucedida “Hye-joo” e a paupérrima “Ji-young”, com a insensibilidade da primeira entrar em confronto directo com o orgulho ferido da segunda, que se gera a partir da sua fraca condição social. Um exemplo deste choque encontra-se na cena em que “Ji-young” confessa o seu sonho em estudar arte no estrangeiro, com “Hye-joo” a responder friamente que para isso ela necessitava de uma coisa que não tem, ou seja, dinheiro.

Bae Doo-na e Lee Yo-won, para além das restantes intervenientes, exibem-se em bom nível. As suas performances estão imbuídas de uma força muito reveladora e íntegra, que salva um pouco do algo de desinteressante que o filme possa evidenciar. As restantes actrizes acompanham muito bem este duo de reconhecidas capacidades, e possuem os seus momentos próprios, por vezes impressionantes.

“Take Care of My Cat” é um filme honesto, mas que falta espectacularidade e atributos que prendam o espectador ao ecrã. Fez as maravilhas à cena crítica cinematográfica sul-coreana, muito por força se calhar de representar algo de fresco na saturada repetibilidade com que a indústria daquele país por vezes se depara. Reconhecendo alguns méritos a “Take Care of My Cat”, alinharemos pela maioria, ou seja grande parte do público sul-coreano. Sinceramente, não achamos nada de especial. Um produto de boas intenções e pouco mais.

As gémeas Biuriu e Ohnjo

“As gémeas Biryu e Onjoo”

imdb7.3 em 10 (1.193 votos) em 7 de Fevereiro de 2011

Avaliação:

Entretenimento – 7

Interpretação – 8

Argumento – 7

Banda-sonora – 7

Guarda-roupa e adereços – 7

Emotividade – 8

Mérito artístico – 7

Gosto pessoal do “M.A.M.” – 6

Classificação final: 7,13

Sem comentários: