"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, julho 30, 2006

Dragão Branco/The White Dragon/Fei hap siu baak lung (2004)

Origem: Hong Kong

Duração: 89 minutos

Realizador: Wilson Yip

Com: Cecilia Cheung, Francis Ng, Andy On, Hui Siu Hung, Patrick Tang, Kitty Yuen, Suet Nay, Liu Lei, Huang Xiao Xu, Dunn Siu Fung

"A jovem Fénix Negra"

Estória

A jovem mimada, rica e vaidosa "Fénix Negra" frequenta um liceu semelhante ao dos nossos dias, com a "ligeira" diferença que estamos no tempo da dinastia Ming! Não é diferente das outras raparigas, partilhando o sonho comum de casar-se com um principe encantado. No caso em concreto o alvo até já está escolhido, o belo "Tian Yang", herdeiro do trono imperial.

A corriqueira vida de "Fénix Negra" começa a tornar-se complicada quando um hábil assassino invisual chamado "Penas de Galinha" (!?) derrota uma heroína famosa chamada "Dragão Branco". Esta pensando que está a morrer transfere todos os seus poderes para "Fénix Negra", que devido a este facto passa a ser conhecida como "O Pequeno Dragão Branco". Quando "Fénix Negra" recebe a dádiva de ser a melhor lutadora das redondezas, começa a ser fustigada por uma das coisas que os adolescentes mais temem, o acne! A única maneira de fazer desaparecer as borbulhas é praticar boas acções, e então o novo "Dragão Branco" começa, à semelhança de "Robin dos Bosques" a roubar aos ricos para dar aos pobres.

"Dragão Branco enfrenta o aparentemente inofensivo Penas de Galinha"

Quando "Dragão Branco" descobre que "Penas de Galinha" planeia matar o principe "Tian Yang", desafia o assassino para um combate, mas é derrotada e parte uma perna.

"Penas de Galinha" acaba por revelar ser uma boa pessoa, levando "Dragão Branco" para a sua casa e tratando das suas maleitas até a mesma ficar restabelecida. Em virtude disto, ambos começam a desenvolver sentimentos um pelo outro.

Porém um dia, "Penas de Galinha", desesperado por ver a bela face de "Dragão Branco", acidentalmente perde todos os seus poderes relacionados com as artes marciais. "Dragão Branco", por sua vez e aquando do completo restabelecimento, volta para casa e é pedida em casamento pelo principe "Tian Yang".

Com o coração partido e sem poderes, "Penas de Galinha" é capturado e condenado à morte pelo corrupto irmão do principe "Tian Yang". Quando tudo parece que irá acabar em tragédia, "Dragão Branco" aparece para salvar o dia.

"O principe Tian Yang com Fénix Negra"

"Review"

"Dragão Branco" é um filme em permanente conflito consigo mesmo. Pretende ser tudo ao mesmo tempo, desde comédia, "wuxia", drama e sei lá mais o quê!!!

Os "gags" são um completo absurdo, sem piada nenhuma, inclusive indo até ao embaraço. Admito se calhar que também não os entendi muito bem em certos aspectos. Poderá estar aqui eventualmente em causa uma questão de culturas diferentes, com sentidos e noções de humor distintos, embora eu não acredite muito pois já visionei comédias provenientes de Hong Kong que achei bastante piada.

O argumento embora não seja nada de especial, até acaba por ser aceitável, e inclusive algum do drama é bem conseguido, outro nem por isso...

"Dragão Branco"

As cenas de luta são excelentes! É uma franca pena não haverem muitas ao longo do filme, ao contrário do que eu estava à espera. Neste particular, senti-me especialmente defraudado!

A fotografia é belíssima e fez-me lembra de sobremaneira "O Segredo dos Punhais Voadores". Aliás a atmosfera e certos pormenores desta película fazem lembrar em muito aquele filme, embora "Dragão Branco" seja incomparavelmente inferior no geral.

Com o visionamento desta longa-metragem, descobri que sou muito conservador no que toca a certos filmes, e até admito que esta característica não seja nada positiva, quando por vezes se pretende inovação e uma "lufada de ar fresco" a nível do cinema. Mas quando estamos por exemplo perante uma cena em que a original "Dragão Branco" está a transferir os seus poderes para "Fénix Negra" e aparecem umas folhas a sairem da cabeça de uma para a cabeça de outra, acompanhado de um caratere específico da área de informática em letras gordas "Download", já chega de palhaçada para mim!

O meu circunspectivismo impede-me de poder gostar deste filme, salvando-se apenas um ou outro pormenor, para além da grande beleza e graciosidade da mais bela das actrizes asiáticas, Cecilia Cheung!

Fraquito!

"Espectacular cena de luta entre Dragão Branco e Penas de Galinha"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Vetorial

Avaliação:
Entretenimento - 6
Interpretação - 6
Argumento - 7
Banda-sonora - 6
Guarda-roupa e adereços - 7
Emotividade - 7
Mérito artístico - 7
Gosto pessoal do "M.A.M." - 5
Classificação final: 6,38


4 comentários:

Marcus Paiva disse...

eu diria que a classificação final não condiz com a realidade dessa bella obra. a qual seria de no mínimo 10!

Unknown disse...

Cara quero assistir denovo e nao acho em nenhum site se alguer souber de uma versao dubladi pois existe ja assiti na tv a cabo me mande zap por favor 995438765

Unknown disse...

Cara quero assistir denovo e nao acho em nenhum site se alguer souber de uma versao dubladi pois existe ja assiti na tv a cabo me mande zap por favor 995438765

Unknown disse...

à anos que persigo esse filme mas tbm nunca encontrei para download.