"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, julho 08, 2006

Bichunmoo, o Guerreiro/Bichunmoo: Warrior of Virtue Aka Dance of the Flying Sword/Bichunmoo (2000)

Origem: Coreia do Sul

Duração: 117 minutos

Realizador: Kim Young-jun

Com: Shin Hyeon-jun, Kim Hee-sun, Jeon Jin-young, Jang Dong-jik, Choi Yoo-jung, Suh Tai-wah, Kim Hak-chu, Lee Han-garl, Kim Su-ro, Ryoo Hyoun-kyoung.

"O trágico espadachim Yu Jin-ha"

Estória

A estória inicia-se com "Yu Jin-ha", um fantástico espadachim coreano, a comandar dez fabulosos guerreiros numa batalha contra o que resta do exército mongol na China.

Posteriormente, numa série de "flashbacks", recuamos uns anos para tomar conhecimento do grande amor que o herói nutre por "Sullie", filha ilegítima do general mongol "Taruga". Aí ficamos a saber que "Jin-ha" e "Sullie" na sua juventude foram cruelmente separados, e esta última é obrigada a casar-se com um amigo de "Jin-ha", o Senhor "Namgung". "Jin-ha" luta com o noivo de "Sullie", e perde o duelo devido a uma traição, sendo dado como morto.

"A bela e sofrida Sullie"

Neste ponto avançamos dez anos na estória, onde descobrimos que afinal "Jin-ha" não morreu e lidera o tal grupo de combatentes acima mencionado, estando ao serviço dos "Hans" chineses que pretendem expulsar os mongóis da sua terra.

Os "Hans" acabam por revelar-se tão perniciosos como os mongóis, desejando ambas as facções obter a mesma coisa, aprender a arte secreta do manejo da espada conhecida como "Bichun", que é a herança da família de "Jin-ha".

As lealdades tornam-se perenes quando "Jin-ha" tem o reencontro dramático com "Sullie"e o filho que nunca conheceu, e antes do fim, o guerreiro terá a tarefa hercúlea de confrontar o seu passado, proteger aqueles que ama e derrotar os que tentam aprender a sua arte a todo o custo.

"O casal de amantes"

"Review"

Do realizador do mais recente épico "Wuxia" sul-coreano "Shadowless Sword", este "Bichunmoo, o Guerreiro" é um filme que prima sobretudo pelo sentimentalismo. Centra-se na trágica estória de amor de "Jin-ha" e "Sullie", formando uma orgulhosa parelha de "swordplays" tipo "Romeu e Julieta", conjuntamente com "The Bride With White Hair" e "Shinobi: Heart Under Blade". O romance é delicioso, e claramente podemos sentir e até mesmo invejar o amor sem fronteiras que une os principais protagonistas da estória, embora tenha que forçosamente admitir que por vezes exagerou-se um pouco no drama. A cena final, como expoente máximo do já propalado romance e dramatismo, é muito triste e bela de se ver e com certeza serviu de base a uma das cenas finais de "Herói". Por mero exercício de raciocínio, façam uma breve comparação entre o desfecho trágico de "Espada Partida" e "Neve Esvoaçante" daquele filme com o de "Jin-ha" e "Sullie" neste, e inevitavelmente concluirão da mesma forma do que eu. Honra seja feita, "Bichunmoo" foi realizado primeiro do que "Herói", embora este último seja um melhor filme inquestionavelmente.

As interpretações são feitas à medida do drama, ou seja, por vezes envoltas num certo exagero que certamente era requisitado.

O guarda-roupa é muito bom, e chamou-me à atenção particularmente a indumentária usada pelos guerreiros de "Jin-ha", de um negro verdadeiramente temível, como poderão vislumbrar na última foto aqui exposta.

A banda-sonora é variada, cheia de "riffs" de guitarra quando toca aos momentos de luta, e as músicas mais sentimentais nos momentos de amor ou reflexão. Neste particular destaco uma melodia verdadeiramente contagiante que ilustra os sentimentos dos amantes e que felizmente podemos ouvir diversas vezes ao longo do filme.

"O senhor Namgung (marido de Sullie) em fúria"

As cenas de luta são bastante confusas, pois passam-se a uma grande velocidade, com as costumeiras implosões dos corpos, acompanhadas de areia por todo o lado e o sangue a jorrar em catadupa!

Verdadeiramente o que estraga o filme é o próprio enredo que por vezes torna-se indecifrável, embora à terceira visualização as coisas já comecem a fazer mais sentido. Mesmo assim existem personagens que aparecem e desaparecem a um ritmo vertiginoso, e um "Han" que é dos principais maus da fita é disso um exemplo. Surge do nada, sabemos pouquíssimo acerca das suas motivações, e em consequência afigura-se como um verdadeiro actor terciário! Penso que muitos concordarão comigo, quando afirmo que o filme deve ter sido bastante cortado na sala de edição, fazendo com que se criem vazios quase insanáveis e que a amálgama de questões inevitavelmente acabem por aparecer. Dispensava-se esta situação!

"Bichunmoo, o Guerreiro" é um bom filme, mas que peca pela sua sombria e mal explicada estória, para além dos excessos de dramatismo que começam demasiado cedo, antes do próprio espectador criar a necessária empatia com as personagens. De qualquer forma, aconselho o seu visionamento, pois é uma obra com um certo mérito que merece ser apreciado, sobretudo pelos românticos "lamechas" nos quais orgulhosamente me incluo!

"Um dos formidáveis guerreiros de Yu Jin-ha"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Cine 7, Cinema ao Sol Nascente

Avaliação:

Entretenimento - 6

Interpretação - 7

Argumento - 6

Banda-sonora - 9

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade - 10

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M" - 7

Classificação final: 7,50




















Sem comentários: