"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

terça-feira, junho 13, 2006

The Promise aka Master of the Crimson Armour/Wu ji (2005)

Origem: China

Duração: 122 minutos

Realizador: Kaige Chen

Com: Jang Dong-kun, Hiroyuki Sanada, Cecilia Cheung, Nicholas Tse, Ye Liu

"O general Guangming e o escravo Kunlun"

Estória

"The Promise" versa sobre a estória da princesa "Qingcheng". A primeira vez que nos deparamos com esta personagem, ela é uma criança orfã devido a uma guerra e esfomeada que procura alimento entre os corpos mortos de soldados perecidos numa batalha. A jovem capta a atenção da deusa "Manshen", um poderoso ser mítico, que lhe abre as portas do destino, fazendo a seguinte proposta: "Qingcheng" será rica e adorada, mas em contrapartida estará condenada a perder todo aquele por quem se apaixonar.

Atendendo a que uma criança não percebe nada do amor entre um homem e uma mulher, "Qingcheng" aceita logo o proposto por "Manshen".

"A belíssima princesa Qingcheng"

Vinte anos depois, Qingcheng torna-se numa princesa e está noiva do rei. O temível senhor da guerra "Wuhuan" ataca o palácio do soberano, tendo em vista a conquista do trono. Entretanto o poderoso general "Guangming" vê nesta situação uma oportunidade para salvar o rei, derrotar o seu arqui-rival e ficar envolto numa imensa glória. Acontece que "Guangming" no caminho para o palácio real é atacado por um misterioso assassino chamado "Snow Wolf", ficando desta forma incapacitado para levar a cabo os seus desígnios. A única solução que o general encontra é enviar o seu escravo "Kunlun", que possui uma habilidade sobrenatural que passa pela capacidade de correr a uma incrível velocidade e com grande resistência. Em ordem a que todos pensem que é "Guangming" quem está a cometer o acto heróico, "Kunlun" enverga a famosa armadura dourada do general.

As coisas não correm como o esperado, pois "Kunlun" mata acidentalmente o rei, embora salve a princesa. "Guangming" é forçado ao exílio, "Qingcheng" apaixona-se pelo general pensando que foi este que a salvou, e para adensar e complicar ainda mais as coisas "Kunlun" também nutre sentimentos pela princesa. E como se não bastasse, o usurpador "Wuhuan" encontra-se enamorado por "Qingcheng"!

Quem será correspondido e terá a audácia de lutar contra a maldição que a princesa carrega sobre os ombros?

"A poderosa deusa Manshen"

"Review"

"The Promise" foi desde o início uma longa-metragem extremamente ambiciosa! Todos os elementos estavam reunidos para que pudéssemos assistir a uma longa-metragem que de alguma forma pudesse lutar contra a hegemonia consumada de "O Tigre e o Dragão" e "Herói". Senão vejamos:

O realizador era nada mais nada menos que o lendário Kaige Chen, um dos ilustres daquelas paragens e cliente habitual de Cannes. Tinha no seu currículo várias obras de qualidade insuspeita tais como "O Imperador e o Assassino" e "Adeus, Minha Concubina".

Tinha um elenco "galáctico" com super-estrelas provenientes de regiões asiáticas com grandes indústrias de cinema, a saber Jang Dong-kun da Coreia do Sul, Hiroyuki Sanada do Japão e Nicholas Tse e Cecilia Cheung, ambos de Hong Kong.

Um orçamento de 30 milhões de dólares!

Com estes pressupostos todos só poderíamos esperar o melhor, o céu seria o limite!

Resultado = Frustração!

Desde logo ficamos com a sensação que o realizador, porventura não estando habituado a possuir tantos recursos à sua disposição, "não teve unhas para tocar esta guitarra". Mas como não quero acreditar nisso, pois Kaige Chen é uma figura incontornável e merecedora de muito respeito, só me resta crer que houve umas directivas "estranhas" de quem patrocinou o filme. Aqui o que se pretendeu fazer foi um "blockbuster", com perspectivas claramente internacionalistas!

"Qingcheng e Kunlun em desespero"

O recurso ao "CGI" (computer generated images - imagens geradas por computador) foi deveras abusivo, tendo por um lado sido alcançados resultados francamente maravilhosos, de que são exemplo as movimentações da deusa "Manshen" ou a morte do povo de "Kunlun" por flechas incendiárias, e por outro a obtenção de cenas perfeitamente ridículas como aquela de "Kunlun" a ultrapassar uma manada de búfalos.

Adoro filmes asiáticos com um grande pendor romântico, embora reconheça que já se anda a exagerar um pouco na tragédia. No entanto sou capaz de conviver com este aspecto, pois tal proporciona-me sensações que não consigo abdicar de bom grado. Mas aqui usa-se e abusa-se e a certa altura a magia perde-se. Já não damos valor ao platonismo de "Kunlun" e a beleza de Cecilia Cheung, embora seja uma mais valia para a película, não consegue disfarçar tudo!

O guarda-roupa e os adereços em geral são muito belos, embora eu ache que a armadura de "Guangming" e uma das suas armas chamada "bolas de perdição" (nada de rir por favor!) um pouco para o ridículo, e o ceptro de "Wuhuan" uma coisa perfeitamente idiota!

"The Promise" não é um típico filme de "Wuxia". Não esteja o caro leitor à espera de ver um filme do género de "O Segredo dos Punhais Voadores" por exemplo. É um conto de fadas em que as artes marciais têm um papel importante.

A fotografia é belíssima, e o uso das cores fascinante. Constitui com toda a certeza o ponto forte do filme!

E ainda tinha a China a esperança de ganhar um "óscar" com "The Promise". Só podem estar a brincar com certeza! Injustiça foi "Herói" não ter ganho aquele prémio, isso sim!

Em suma, o que dizer desta longa-metragem?

Guarda-roupa e adereços muito bons, embora com algumas "nuances" negativas; alguns efeitos especiais de sonho, outros perfeitamente horríveis e infantis; banda-sonora aceitável; enredo com tudo o que é "cliché" potenciado ao máximo; interpretações "assim-assim"; expectativas directamente proporcionais à desilusão!

"Wuhuan e Guangming lutam perante a apreensão de Kunlun e Qingcheng"

Trailer (11 minutos!), The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português:

Avaliação:

Entretenimento - 6

Interpretação - 7

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 9

Emotividade - 7

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 6

Classificação final: 7



































Sem comentários: