"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, outubro 28, 2006

Dragon Tiger Gate/Lung Fu Moon (2006)
Origem: Hong Kong
Duração: 94 minutos
Realizador: Wilson Yip
Com: Donnie Yen, Nicholas Tse, Shawn Yue, Dong Jie, Li Xiao Ran, Yuen Wah, Chen Kuan Tai, Sherin Teng, Tommy Yuen, Sam Chan, Tony Wong.
"Dragon Wong"
Estória
"Dragon Wong" (Donnie Yen) é um perito em artes marciais, originário da "Dragon Tiger Gate", uma afamada escola de artes marciais fundada pelo seu pai e pelo seu tio.
Quando era criança, os pais separaram-se, "Dragon" foi forçado a partir com a mãe, e em consequência deixou para trás a escola e o seu irmão mais novo "Tiger Wong" (Nicholas Tse).
Os irmãos ficam sem se ver durante anos, até um dia em que "Tiger" está a jantar com uns colegas num restaurante e assiste aos maus tratos infligidos por um bando de pelintras a um casal e à sua filha pequenina. Com o seu sentido de justiça e de protecção dos mais fracos a funcionar, o jovem dá um enxerto de pancada nos malfeitores, mas inadvertidamente mete-se no caminho de um poderoso chefe mafioso chamado "Ma Kwun". Mesmo assim, "Tiger" leva vantagem no confronto, até aparecer "Dragon", actualmente guarda-costas de "Kwun". Uma troca de golpes espectaculares sucede-se, mas apesar da boa prestação de "Tiger", "Dragon consegue repelir os ataques do irmão. Ambos tratam-se como adversários, não fazendo a mínima ideia que são aparentados. A luta dá-se por finda e "Kwun" permite que "Tiger" saia em segurança do restaurante.
"Tiger Wong"

Não demora muito a que novo reencontro dos irmãos se efective, pois um dos amigos de "Tiger", aquando da luta no restaurante, aproveita a confusão e leva consigo a placa "Lousha", um artefacto dotado de um simbolismo muito significativo, e que tinha sido oferecida a "Kwun" pelo mais poderoso líder do crime, o chefe dos "Black Devils".

"Dragon" é encarregue de recuperar o símbolo, o que consegue, e posteriormente tanto aquele como "Tiger" descobrem que são irmãos, devido a ambos possuirem umas placas de jade que se complementam na perfeição.

Quando os "Double Devils" assassinam tanto "Kwun", como o tio de "Dragon" e "Tiger", estes auxiliados por "Turbo" (Shawn Yue) decidem partir para a vingança usando a sua principal arma: o fantástico domínio das artes marciais!

"Turbo"

"Review"

Confesso que houve desde logo três coisas que me fizeram ficar com "o pé atrás" em relação a "Dragon Tiger Gate".
A primeira passava pelas críticas pouco abonatórias que têm sido feitas um pouco por todo o universo da "net".
A segunda razão era a instabilidade demonstrada pelo realizador Wilson Yip, capaz de fazer filmes de boa qualidade como "Sha Po Lang", mas igualmente de dirigir "flops" como "Dragão Branco".
A terceira e última questão que me atormentava era o facto de raramente se fazerem boas adaptações de "manga" para filmes realísticos, constituindo excepções à primeira vista, "Azumi, a Assassina", "Shinobi: Heart Under Blade" e "The Storm Riders".
Por outro lado, e como excelente cartão de visita, a película apresentava Donnie Yen como o coreógrafo e director das cenas de luta, o que garantia à partida que o filme estaria polvilhado de acção, sendo uma antítese de tudo o que é maçudo e remédio para insónias.
Após o visionamento de "Dragon Tiger Gate", conclui que em regra geral não me enganei.
A maior parte das críticas que li estavam correctas.
Wilson Yip realiza mais um produto descartável.
"Azumi, a Assassina", "Shinobi: Heart Under Blade" e "The Stormriders" continuam a ser "à segunda vista" (!?), as melhores adaptações de "manga" para o cinema de "carne e osso".
Vamos por partes.
O argumento é muito fraco, com frequentes falhas, tais como Donnie Yen num determinado momento não querer falar com o irmão, mas depois e inexplicavelmente, querer ir a correr para os braços dele. E já agora como é que Donnie Yen já sabia que Nicholas Tse era seu irmão, antes mesmo de ir falar com ele? Estejam à vontade para explicar. A páginas tantas fui eu que não entendi...
A representação dos actores acompanha a inépcia argumental. As tentativas de dramatismo encaixadas à pressão no meio das cenas mais movimentadas, quase sempre não resultam. Não querendo particularizar, mesmo assim vejo-me forçado a dizer que cada vez mais fico com a impressão que Nicholas Tse não passa de "um menino bonito" de Hong Kong, com pouca habilidade para a arte da representação. Já em "The Promise" tinha começado a formar esta ideia, que só irá ficar definitivamente consolidada, ou pelo contrário refutada, quando assistir a mais um ou dois filmes deste actor. E já agora vou ver se dou um salto ao "Youtube" para ver se o rapaz tem mais jeito para a arte do canto. Será que esta crítica um pouco dura é por eu estar verde de inveja por Tse ter casado recentemente com Cecilia Cheung?! "Joking"!
Como pontos positivos do filme, destaco em primeiro lugar as lutas de artes marciais. Muito "wire-fu" é certo, mas extremamente bem feito e acompanhado por vezes de um ou outro efeito especial para enfatizar a fúria dos golpes. Não nos podemos esquecer que aqui estão em causa três super-heróis! Polegar para cima para o trabalho de Donnie Yen neste particular.
"Dragon Tiger Gate" igualmente impressiona pelas suas paisagens citadinas, fotografia e caracterização das personagens que transmitem exemplarmente a aura neo-urbana onde filme vive e respira.
Esta película foi muito aguardada e publicitada, e quando estreou obteve receitas muito boas no oriente, tendo rivalizado com filmes como "O Código de DaVinci".
No entanto não passa de um "blockbuster" mediano e sem substância, que apenas entusiasmará pelas fantásticas cenas de luta e pouco mais!
Não será relembrado.
"Tiger Wong em acção!"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português: Cineasia, Horror and Kung Fu

Avaliação:

Entretenimento - 8

Interpretação - 6

Argumento - 6

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 8

Emotividade -7

Mérito artístico - 7

Gosto pessoal do "M.A.M." - 6

Classificação Final: 6,88

"Os membros da Dragon Tiger Gate"












Sem comentários: