"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, janeiro 03, 2009

Realizador Asiático Preferido - Votação - Resultados Finais

Akira Kurosawa (104 votos)

Jackie Chan (91 votos)

Zhang Yimou (73 votos)


Wong Kar Wai (72 votos)

Park Chan-wook (57 votos)


No início do pretérito ano de 2008, lancei aqui um desafio aos leitores do “My Asian Movies”, tendo em vista que os mesmos elegessem o seu realizador asiático preferido. O balanço final, regra geral não foi surpreendente, pois efectivamente os melhores classificados são os realizadores que gozam de melhor cartaz no ocidente. Num universo de 1224 votos, Akira Kurosawa foi o grande vencedor, demonstrando que a obra do mestre japonês ainda perdura e revela-se intemporal. O 2º lugar quedou-se por Jackie Chan, o único registo que considero surpreendente e cuja explicação imediata passará seguramente pelo facto de alguns leitores terem confundido o actor com o realizador. O 3º lugar foi atribuído a Zhang Yimou, o expoente máximo da quinta geração do cinema chinês e pessoalmente o meu realizador favorito. No 4º lugar, surge Wong Kar Wai, o eterno cultor do romance e da mestria na imagem. O último lugar do pódio estaria reservado para Park Chan-wook, o autor da inesquecível trilogia da vingança. Um dos factores bastante positivos passa pelo facto de nos cinco primeiros lugares existirem representantes das cinematografias asiáticas com maior relevo, com excepção da Índia. Outro dos aspectos que são de relevar passa pela interessante adesão dos participantes na votação, no que toca à sugestão de realizadores para o escrutínio. Tal deu a oportunidade que muitos tomassem contacto com um manancial de autores que à partida não diriam muito a quase todos nós, eu incluído. Para finalizar, cabe ainda referir que Kim Ki-duk (56 votos), Hayao Miyazaki (54 votos), Takeshi Kitano (52 votos), Ang Lee (42 votos) e John Woo (41 votos), também conseguiram resultados bastante apreciáveis.
A todos os que participaram e apoiaram esta iniciativa do “My Asian Movies”, endereço o meu sentido obrigado!






9 comentários:

Woman Once a Bird disse...

O meu menino (salvo seja) em 4.º :)
um bom ano para ti.

Nuno disse...

Jorge,

Afinal não foi mau de todo. Tirando o Jackie Chan, os 10 primeiros incluem vários dos realizadores em quem votei, faltando apenas Ozu e Mizoguchi. Fiquei particularmente satisfeito com a inclusão nos 10 primeiros, de Zhang Yimou, Wong Kar Wai, Kitano, Kim Ki-duk, Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa.
Resta-me felicitar-te uma vez mais pela iniciativa....e agora fico a aguardar pelo que nos reservas para 2009, para além das fantásticas análises que, estou seguro, continuarás a publicar.

Bom ano para o "My Asian Movies"

Um Abraço amigo
Nuno

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Woman Once a Bird!

No meio de tanta concorrência, Wong Kar Wai acabou por ter uma excelente classificação. Quando esta votação começou, era para mim um dos grandes candidatos a ganhar, pois além de ser um excelente realizador, é dos mais conhecidos a nível mundial. O favorito acabou por vencer!

Bjs. e um bom ano para ti também!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Amigo Nuno,

efectivamente Jackie Chan acaba por ser o "intruso" nos dez primeiros classificados. Haviam tantos realizadores de elevado nível que ficaram de fora do "top 10", devido a esta intromissão...
Mas isto é uma democracia, e os visitantes é que mandam, portanto há que aceitar...

Quanto a novidades para 2009, ainda estou a reflectir, ams com certeza que algo haverá de aparecer como é costume. Talvezum novo concurso, quem sabe :) !
As análises obviamente que continuarão a aparecer.

Esperemos que 2009 seja um excelente ano para o "My Asian Movies" e que o blogue continue a manter a sua base de sustentação e evolua ainda mais. Tudo farei para que tal suceda!

Grande abraço para ti e votos de um excelente ano!

Su disse...

preciso de nomes e moradas dos que votaram no 2º


urgente


jocas maradas de ...bombas

Su disse...

com esta emoção ia esquecendo


feliz ano ninjaaaaaaaaaaaaaaa


jocas maradas.sempre

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Su!

O voto era secreto, pelo que não te poderei fornecer os nomes e as moradas das pessoas que votaram em Jackie Chan, eh, eh, eh! Mesmo assim, pode ser que algum se descosa e venha para aqui denunciar-se, lol!

Um excelente ano para ti também :)))!

Anónimo disse...

Um resultado, como dizes, dentro do expectável. Pessoalmente, realizadores por exemplo da new wave seriam obviamente essenciais, mas já se sabe que estes tops (e eu até nem desgosto de os fazer) são sempre dificeis e até injustos.
Acho que mais do que os resultados finais o mais interessante foi mesmo falar e discutir os prós e contras de cada um dos realizadores e as nossas experiências com cada um deles! Só é pena não ter havido mais gente interessada nesses debates.......

Já agora, não ficaram nomeados por apresentar? Lembro-me do Shinohara (que tinhas pedido a foto), o Odagiri ou até o Oshii!
Os dois primeiros até percebo que tenhas descartado, já uma figura como o Oshii foi uma pena! Grande Oshii! eheh


abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Caro tf10,

Efectivamente é sempre complicado atrair as pessoas para debates num blogue. Pessoalmente, acho que nos fóruns é mais fácil Mas daí é só uma opinião...

Os resultados foi o que se esperava. Os que obtiveram maior votação, foram os realizadores mais conhecidos no ocidente. Pessoalmente, até senti-me gratificado com os resultados, pois praticamente aprecio a obra dos dez primeiros, com a grande excepção que se chama Jackie Chan. Correndo o risco de ser repetitivo, não tenho dúvidas que a maior parte dos votantes escolheu-o pelo facto de apreciar os seus trabalhos como actor, e não como realizador. Também é uma opinião...

No que concerne aos nomeados por apresentar, tens toda a razão. Shinohara e Odagiri ficaram por apresentar pois não tive tempo, e quanto a Oshii foi...UM ESQUECIMENTO IMPERDOÁVEL!!! Um realizador que aprecio bastante a obra e que inclusive mereceu um dos meus votos! A título de curiosidade, teve uns míseros 6 votos. Injusto e provavelmente a sua escassa votação, em parte deve-se à falta de apresentação...

Abraço!