"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

“Testemunhos” de Pablo Rodriguez Melo (“O Mundo Asiático”)



O convidado desta semana é o Pablo Rodriguez Melo, um dos administradores do blogue “O Mundo Asiático” (para aceder, clicar no “banner” do citado espaço, que se encontra acima). O espaço em causa, faz jus à sua designação, e tem um interesse de grande relevância, para todos aqueles que se interessam não apenas pelas cinematografias asiáticas, mas igualmente por outros aspectos culturais daquelas paragens, como por exemplo, a musica. Está sempre dotado de notícias com actualidade, e várias sugestões interessantes tais como curiosidades, fotos, trailers, melodias e um manancial de coisas mais. Igualmente, é um site muito bom para quem preza a componente mais dramática da sétima arte. É pois, um grande prazer para mim, trazer esta semana uma pessoa que, conjuntamente com outras, muito se dedica à divulgação da cultura oriental.


Abaixo segue o resultado da entrevista.


“M.A.M.”: O que achas que distingue genericamente a cinematografia oriental das demais?


Pablo Rodriguez Melo: Diria eu a maneira como contam as histórias, na maioria das vezes sem cair na “mesmice” do cine ocidental, e também a mistura de gêneros que eles fazem dentro de uma mesma obra, fazendo você ir do riso às lágrimas em poucos minutos. E claro, a cultura tão diferente a nossa.


“M.A.M.”: O que te fascina mais neste tipo de cinema?


P.R.M. : A simplicidade das histórias contadas. Acho que esse é um dos pontos fortes do cinema oriental. Uma simplicidade próxima a vida real, que atrai, que faz você sentir suas emoções na própria pele. E o mérito disso vai para os excelentes atores que há por lá.


“M.A.M.”: Tens ideia de qual o primeiro filme oriental que visionaste?


P.R.M. : Hmm... pra dizer a verdade não faz muito que entrei nesse mundo, mas não lembro exatamente qual foi; memória ruim hehehe... Mas poderia ter sido Memories of Murder ou Windstruck, com a minha atriz favorita hoje em dia.


“M.A.M.”: Qual o país que achas, regra geral, põe cá para fora as melhores obras? No fundo, a tua cinematografia oriental favorita?


P.R.M. : Bom, ainda tenho muito que ver, mas para mim é a Coréia. Sou um grande admirador do cinema coreano, e é o que mais vejo. E deixando de lado as obras mais conhecidas, há muitos trabalhos escondidos, ou que passam desapercebidos, e que infelizmente o público não tem muito interesse, mas que são verdadeiras obras-primas desse cine.


“M.A.M.”: E já agora, qual o género com o qual te identificas mais? És mais virado (a) para o drama, épico, wuxia, “Gun-fu”...


P.R.M. : Falando francamente, um bom drama, ou romance/drama; é o que me chama mais a atenção. Depois vem de artes marciais ou comédia. Mas vejo de tudo, sem nenhum tipo de preconceito sobre gênero ou tema.


“M.A.M.”: Uma tentativa de top 5 de filmes asiáticos?


P.R.M. : Pergunta complicada! Se me perguntasse um top 20 continuaria sendo complicada hahaha…


Vou dizer um top 5 dos filmes que vi esse ano.


Redcliff II, (impecável e grandioso)


Breathless (não esperava muito dele, mas foi uma grata surpresa)


With The Girl Of Black Soil (outra surpresa e um filme muito emotivo)


All About Lily Chou Chou


Nanking! Nanking!


“M.A.M.”: Realizador asiático preferido?


P.R.M. : Park Chan-wook


“M.A.M.”: Já agora, actor e actriz?


P.R.M. : Só vale um? Tenho vários!! Mas vamos lá.


Atriz: Jeon Ji-hyun, mesmo estando numa área pouco conhecida e atuando em outro idioma, ela tem uma presença incrível.


Ator: Kang-ho Song, um ator camaleônico. Encaixa bem em tudo que faz.


“M.A.M.”: Um filme oriental sobrevalorizado e outro subvalorizado?


P.R.M. : Depois de responder essa pergunta acho que não poderei sair mais na rua... hahaha. Embora tenha minha atriz preferida e os dois atores foram ótimos e é um filme muito bom, acho que My Sassy Girl é muito sobrevalorizado. Depois que se começa a conhecer mais sobre esse cinema, você vê que há trabalhos melhores. Um subvalorizado... difícil responder, mas os “desconhecidos”, com pouco interesse da mídia, esses são os subvalorizados.


“M.A.M.”: A difusão do cinema oriental está bem no teu país, ou ainda há muito para fazer?


P.R.M. : Não poderia te responder com segurança, pois nesse momento não estou no meu país de origem, mas pela pouca informação que tenho, no Brasil ainda engatinha de maneira muito lenta. E o que chega lá são apenas os trabalhos de diretores com grandes renome no exterior, e/ou os filmes que fazem estrondoso sucesso em todo mundo. Corrijam-me se estou errado.


“M.A.M.”: Que conselho darias a quem tem curiosidade em conhecer o cinema oriental, mas sente-se algo reticente?


P.R.M. : Que não se apegue apenas às opiniões alheias. Comece pelo gênero que acha que tem mais simpatia e depois vá abrindo a mente à outros gêneros. Ásia tem muito que nos mostrar, e garanto que não se arrependerá ao entrar nesse mundo.

2 comentários:

raitoringo disse...

Foi um prazer responder esse questionário, Jorge. Espero que futuramente eu possa fazer um para você responder.

Um abraço!!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

O prazer foi todo meu, em convidar-te!

Se futuramente resolveres adoptar uma iniciativa do género, terei todo o prazer em colaborar.

Abraço!