"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, abril 29, 2006

Azumi, a Assassina/Azumi (2003)

Origem: Japão

Duração: 123 minutos

Realizador: Ryhuei Kitamura

Com: Aya Ueto, Shun Oguri, Hiroki Narimiya, Kenji Kohashi, Takatoshi Kaneko, Yuma Ishigaki, Yasuomi Sano, Shinji Suzuki, Eita Nagayama, Shogo Yamaguchi, Kazuki Kitamura, Kenichi Endo, Kazuya Shimizu, Ryô, Jô Odagiri, Tak Sakaguchi

"Azumi"

Estória

No alto de uma montanha situada numa das zonas mais recônditas do Japão, dez jovens são treinados desde crianças por um mestre samurai, tendo em vista tornarem-se em perfeitos assassinos. De entre estes adolescentes encontra-se uma rapariga chamada "Azumi", a mais dotada de todos os aprendizes graças à sua velocidade de movimentos e à apurada técnica no manejo da espada.

O objectivo desta preparação passa pelos jovens matarem 3 senhores da guerra que ameaçam o poder do Xógun Tokugawa, por forma a evitar uma sangrenta guerra civil no Japão.

Após matarem o primeiro nobre sem grande dificuldade, "Azumi" e os seus companheiros começam a se questionar acerca da razão de ser da sua missão e da justeza da mesma. Entretanto, o segundo alvo descobre as intenções dos Tokugawa e a missão dos adolescentes, e decide enviar os seus homens para por termo à vida dos guerreiros.

Cabe agora a "Azumi" e aos seus companheiros decidirem se fogem, ou se pelo contrário, enfrentam os inimigos e levam a missão de que foram incumbidos até ao fim.

"O cruel e alucinado Bijomaru"

"Review"

"Azumi, a Assassina" é acima de tudo um filme de samurais, num estilo popularizado sobretudo pelo grande mestre Akira Kurosawa, embora com uma vertente muito mais contemporânea, circunstância a que não é alheia o facto de ser baseado numa popular "manga" (palavra usada para designar as estórias em quadradinhos japonesas e o seu próprio estilo de desenho).

O filme não tem praticamente momentos mais lentos, sendo a acção uma constante, conjugada com um ou outro momento mais sentimental ou filosófico. Desde já se elogia a competente realização e envolvência criada por Kitamura, o autor de "Versus".

Embora "Azumi" seja a personagem central do filme, elogia-se o desenvolvimento das restantes personagens, notando-se um cuidado extremo neste aspecto. Atentemos agora às duas figuras mais interessantes, começando pela dita rapariga.

Esta mulher tem tanto de implacável assassina, como da ingenuidade e fragilidade que costumamos associar a uma criança, ou a uma pessoa que tem um realtivo desconhecimento do mundo. Ela mata os seus adversários com uma frieza implacável, ao mesmo tempo que enverga um olhar inocente e por vezes melancólico, que é emanado com uma naturalidade impressionante. É sem dúvida uma personagem com "un je ne se quois" belo e irresistível, porque consegue reunir e harmonizar características tão díspares.

Verdadeiramente fenomenal é a figura de "Bijomaru Mogami", interpretado por Jô Odagiri, o actor que deu vida posteriormente a "Gennosuke" em "Shinobi: Heart Under Blade". Até hoje nunca vi um vilão de um filme que sequer se aproximasse a esta personagem. Um samurai calculista, mas ao mesmo tempo completamente louco, com laivos de demência que roçam a comicidade. Exemplo disto é uma cena em que "Azumi" está em acesso combate com os homens que estão do lado de "Bijomaru", levando-os de vencida aos poucos, e aquele dá pulos de contente, gritando histericamente de contentamento por ter um adversário à sua altura. "Bijomaru" possui igualmente uma indumentária muito sugestiva, usando uma túnica de um branco singélico, fazendo questão de andar sempre com uma rosa de cor vermelho-sangue, que faz questão de atirar para os corpos defuntos dos oponentes. Os meus parabéns ao argumentista e aos responsáveis pelo guarda-roupa e pela caracterização. Simplesmente espectacular!

"O samurai Kanbei"

Os combates são à boa maneira dos samurais. Curtos e cheios de sangue, sem muito espaço para "golpes para a fotografia". As coisas resolvem-se "à bruta e sem contemplações".

O grande senão do filme passa pela própria figura de "Azumi". Assim como reafirmo os elogios que fiz acima, nomeadamente a incrível naturalidade com que Aya Ueto reúne características tão opostas e belas, forçosamente também tenho que dizer que a actriz não me convenceu quanto ao resto. Passo a explicar.

Supostamente "Azumi" é uma assassina quase perfeita, dotada de um manejo da espada praticamente sem par. Ora quando vemos a rapariga em combate, ficamos por vezes com a sensação que ela não é tão dotada assim, e que percebe tanto de luta com a "katana", como eu ou a maior parte das pessoas que estão a ler este texto. Nota-se que o realizador tentou disfarçar este aspecto, recorrendo a uns efeitos que aumentam a velocidade dos seus golpes, ou então fazendo com que os adversários da jovem façam movimentos idiotas, quase como se estivessem a pedir para serem mortos.

De qualquer forma, e tirando um ou outro senão, considero "Azumi, a Assassina" um bom filme, praticamente ao mesmo nível de qualidade que o seu conterrãneo "Shinobi: Heart Under Blade". Tem como grande mérito fazer uma muito razoável adaptação de uma manga, transformando Aya Ueto num verdadeiro ídolo juvenil no Japão.

Atendendo ao sucesso do filme e ao seu epílogo, teve direito a uma sequela intitulada "Azumi 2: Amor ou Morte".

"Azumi numa luta desigual...para os oponentes!!!"

Trailer, The Internet Movie Database (IMDb) link

Outras críticas em português:

Esta crítica encontra-se igualmente disponível "on line" em ClubOtaku

Avaliação:

Entretenimento - 8

Interpretação - 7

Argumento - 8

Guarda-roupa e adereços - 8

Banda-sonora - 8

Emotividade - 8

Mérito artístico - 8

Gosto pessoal do "M.A.M" - 8

Classificação final: 7,75






Sem comentários: