"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quarta-feira, abril 25, 2007

"My Asian Movies" - 1 Ano


O “My Asian Movies” faz hoje um aninho, e teve a felicidade de a data do seu aniversário coincidir com um dia tão emblemático para Portugal, o 25 de Abril, evento que assinala a libertação de um regime ditatorial e opressor, que coarctou os destinos do país durante muitos e maus anos.
A ideia que esteve por detrás do aparecimento deste espaço foi dar a conhecer, do ponto de vista do consumidor e amante do cinema, um segmento (entenda-se do ponto de vista espacial e não de estilo) da sétima arte que ainda é relativamente desconhecido na nação portuguesa, embora se admita que os fãs do cinema asiático crescem a olhos vistos, muito por força do trabalho que tem sido levado a cabo por certos festivais de cinema, por algumas distribuidoras e lojas da nação, revistas especializadas e porque não dizê-lo, de meios como a blogosfera, do qual o “My Asian Movies” faz orgulhosamente parte.
Uma das coisas que mais me orgulha neste pequenino projecto, é ser originário da ilha da Madeira, uma terra com uma área geográfica reduzida, mesmo no contexto de um pequeno país. Como dizia um grande amigo meu certa vez, num jantar bem regado (para não variar…), “quem raio se iria lembrar de fazer um blogue madeirense de cinema asiático?”.
Em um ano apenas, e através do maravilhoso e privilegiado mundo da blogosfera, tive o grande prazer de entrar em contacto com muitos outros cinéfilos inveterados, porventura com conhecimentos muito superiores aos meus. Igualmente tive a felicidade de receber apoios e mensagens de incentivo de frequentadores do blogue, que muito me honraram e só deram força para continuar.
Acima de tudo quero agradecer a todos aqueles apoiaram este humilde e pequeníssimo espaço, e como forma de compromisso, dar a minha palavra de honra que o “My Asian Movies” está aí para as curvas. Para onde caminha, só o futuro o dirá!
Permitam-me apenas como palavras finais destacar algumas pessoas, que de uma forma ou de outra, deram o seu contributo e incentivo para que o “My Asian Movies” crescesse e não fosse um sonho efémero:
- Ralis.Net (os manos Nóbrega em toda a sua pujança e amor pelo Rali!);
- Asian Fury (o grande Takeo e os seus filmes de porrada!);
- Cine-Ásia (excelente e completo blogue de cinema asiático);
- ClubOtaku (o melhor espaço português de cultura japonesa, do qual este blogue muito se orgulha em prestar colaboração na secção de cinema);
- Paixões e Desejos (a dupla Paula e Rui Lima continua a nos maravilhar diariamente com as suas excelentes críticas de cinema, mas acima de tudo pela simpatia e “savoir faire” demonstrado);
- Anime-Comic (pela pertinente correcção do “katakana” que antes estava presente no “My Asian Movies”, para além de ser um espaço verdadeiramente bom no que toca a “anime”);
- Elogio do Silêncio (Enorme Cláudio, para quando a reactivação do blogue?! Olha vamo-nos ficando pelas jantaradas!);
- Filho do 25 de Abril (o grande Ricardo oferece-nos um espaço de superior dimensão cultural e intelectual!);
- Fotos do Madeiras ("Mano", tu ainda vais desgraçar a minha já debilitada imagem com as fotografias que pões por aí!);
- Humor 3 D (César, vais viajar para o Porto Santo à custa dos desgraçados da Liga Record!);
- O Ingénuo (Cajó na sua sempre pertinente análise da realidade regional, precisas é de actualizar isso com mais frequência…);
- Rod Costa (um espaço pessoal, de um amigo de anos e primeiro comentador aqui no blogue! Lá se foram os tempos do cacau e dos cobertores!);
- Só se falhar (o grande Vítor Marote e o seu companheiro lá vão destilando classe pelas estradas da Madeira!);
- Ultraperiferias (Luís Filipe Malheiro construiu um espaço de crítica política e social que é uma leitura obrigatória no dia-a-dia!).
A todos o meu mais sentido e sincero obrigado! Bem hajam!

4 comentários:

Ricardo disse...

Viva,

Os meus sinceros parabéns. Este é um espaço em que me sinto bem, em primeiro lugar porque tenho o privilégio de te conhecer pessoalmente e saber das tuas qualidades intelectuais (e não só) e, em segundo lugar, porque encaras este espaço com dedicação e confesso que tenho a tua sensibilidade cinéfila em alta conta.

Realmente quem diria, há um ano atrás, que haveria "um blogue madeirense de cinema asiático"? Eu, pelo menos, não apostava nesse cavalo. Mas aqui está e promete ter cada vez mais qualidade e influência.

Eu adoro cinema, como sabes, e tenho uma enorme lacuna - entre outras - na minha cultura geral cinéfila, o cinema asiático. Com excepção de alguns filmes de culto ou mais comerciais sou completamente ignorante nesta área. Felizmente tenho agora um guia que destaco pela forma séria como encara o potencial espectador destes filmes. Eu, pelo menos, e como sabes, vou começar a entrar neste universo de cinema e presumo que me vais apresentar muitos filmes de imensa qualidade.

Um grande abraço,

P.S. Obrigado pelas palavras amáveis

Sérgio Lopes disse...

Viva.

Muitos parabéns e continuação do bom trabalho! Para quando tenho o prazer de postar uma review tua no cineasia? 1 grande abraço e as maiores felicidades!

Sérgio Lopes

Anónimo disse...

"Grande Takeo"?!?! Não precisa exagerar também, Jorge. Participar da blogosfera é um constante aprendizado, pois assim como você, eu também pesquiso bastante antes de publicar qualquer texto, pra não escrever besteira. Não sou especialista (ainda) em cinema asiático, mas espero um dia chegar lá.

Parabéns pelo primeiro ano do MY ASIAN MOVIES, o primeiro de muitos que virão daqui pra frente. Tenho certeza que em pouco tempo o MY ASIAN MOVIES vai virar referência em cinema asiático na língua portuguesa. E espero que o ASIAN FURY também, he, he, he...

Um grande abraço

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

Muitos parabéns! Continua o bom trabalho.

Abraço