"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

terça-feira, maio 08, 2007

Secção Nova


Após alguma ponderação, e pesando os “prós e os contras”, decidi alargar um pouco o âmbito das críticas cinematográficas do blogue e criei uma pequena secção intitulada “Cunho da Ásia”, cujo conteúdo abrangerá as tentativas de dissertações acerca de filmes que, não sendo 100% asiáticos, contêm elementos que na minha perspectiva, detêm uma marcada afinidade com o imenso continente.

Considero que isto não desvirtua o espírito deste espaço, nem tão-pouco belisca a sua identidade, pois o elemento asiático estará sempre presente. Apenas trata-se de uma tentativa de alargar os horizontes e estender um pouco mais a abrangência do “My Asian Movies”. Pretendo acentuar películas que estejam directamente relacionadas com a cultura ou história asiática, ou que tenham elementos fortes/numerosos a nível de realização, produção, actores, capitais envolvidos, etc., etc., etc.

Exemplos de filmes abrangidos na prática?
“Memórias de Uma Gueixa”, “Cartas de Iwo Jima”, “O Último Samurai”, “O Último Imperador”, “O Império do Sol”, apenas para referir alguns dos mais conhecidos. Com muito custo, pode ser que até o “Kickboxer” do Van Damme ainda venha aqui bater…não acredito que disse isto!

Cumpre ainda dizer que a ideia está longe de ser original, pois alguns sites de referência da especialidade possuem secções do género, tal como a “Asian Related”, do Kung Fu Cult Cinema (aliás, confesso desde já que foi daqui que retirei a inspiração, embora os filmes abrangidos serão de natureza um pouco distinta e não tão extensiva).
Espero que não estranhem, e pelo contrário, apreciem um pouco a lufada de ar fresco.

Caso não tenham reparado, já operei uma pequena “transferência”. “Avalon” que se encontrava na secção do Japão (conceito perfeitamente defensável), é o residente estreante na parte “Cunho da Ásia”, pois achei que aqui se enquadraria melhor. No entanto, tudo isto comporta sempre um elevado grau de subjectividade, admita-se.
Em jeito de conclusão, só me resta pedir desculpa aos mais puristas e ortodoxos, deixando a veemente promessa que “remakes” ocidentais de filmes asiáticos (triste moda!) nesta casa nunca entrarão, (eh, eh, eh !), assim como a esmagadora maioria dos filmes abordados neste blogue continuarão a ter características 100% asiáticas!
Cumprimentos a todos!!!

6 comentários:

Ricardo disse...

Caro Jorge,

Se me permites uma opinião, acho que tem toda a lógica esta inclusão apesar de ser um terreno pantanoso. Dito de outra forma não é fácil separar que cinema não-asiático tem influência asiática ou se simplesmente usa alguns estereótipos asiáticos. Mas és a pessoa indicada para essa separação de águas.

Por curiosidade ando com medo de rever o Império do Sol porque foi um filme que marcou a minha infância e já não o vejo há muito tempo.

Abraço,

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Caro Ricardo,

fico contente pela tua aprovação da ideia, e pela confiança demonstrada. Tentarei não defrauda-la, eh, eh, eh!

Por acaso revi o Império do Sol há um ano e pouco, e confesso que não teve o impacto aquando do meu primeiro visionamento do filme. Lembro-me que tinha cerca de 9/10 anos (ao tempo...) e o meu pai fez questão de me levar ao antigo Cinema Casino (actualmente Centro de Congressos da Madeira).

De qualquer forma, continua ainda a ser uma obra de referência. Quanto a isso não restam dúvidas!

Um grande abraço,

spring disse...

olá!
concordamos perfeitamente com o exposto e desejamos uma excelente viagem por este universo cinematográfico.
um abraço cinéfilo
paula e rui lima

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Obrigado Rui e Paula pela concordância. No My Asian Movies, os visitantes têm sempre uma palavra bastante importante. Continuações de excelentes críticas cinéfilas!

Abraço,

spring disse...

Olá Shinobi!

Veja por favor o nosso post de 9/5/2007

THINKING BLOGGER AWARD

Obrigado
Um abraço Cinéfilo

Paula e Rui Lima

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Caros Paula e Rui Lima,

Agradeço-vos enternecidamente pela vossa nomeação e preferência!

A seu tempo, diligenciarei na nomeação dos 5 blogues no meu espaço.

Cumprimentos cinéfilos,