"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quinta-feira, março 04, 2010

Kamikaze Girls/Shimotsuma Monogatari - 下妻物語 (2004)

Capa

Origem: Japão

Duração aproximada: 102 minutos

Realizador: Tetsuya Nakashima

Com: Kyoko Fukada, Anna Tsuchiya, Hiroyuki Miyasako, Sadao Abe, Eiko Koike, Shin Yazawa, Hirotaro Honda, Kirin Kiki, Ryoko Shinohara, Yoshinori Okada

Momoko

Momoko”

Sinopse

“Momoko” (Kyôko Fukada) é uma rapariga de 17 anos, que se encontra farta da monotonia de Shimotsuma, a cidade onde vive, e abraça a cultura “lolita” que passa por ter uma adoração total pelo período francês do Rococó e por se vestir em consonância. Esta postura de “Momoko” faz com que ela esteja completamente desenquadrada do meio em redor. A coisa mais entusiasmante que acontece na sua vida, é quando a jovem se dirige à loja “Baby, the Stars Shine Bright”, uma boutique em Tóquio que cultiva o estilo que “Momoko” tanto aprecia.

Ichigo

Ichigo”

Precisando de dinheiro para alimentar o seu dispendioso gosto, “Momoko” põe à venda as imitações de roupa da Versace e da Universal Studios pertencentes ao seu pai, um “gangster” frustrado. Em virtude disto acaba por se deparar com uma cliente fora do comum, “Ichigo” (Anna Tsuchiya), uma motoqueira histérica e com devaneios de loucura. Devido a este evento, a vida de “Momoko” dá uma volta de 180 graus. Uma amizade peculiar nasce entre as duas raparigas, e ambas se metem em situações alucinadas, mas que mudará, de certa forma, a maneira como ambas encaram a vida.

Momoko, o dono da Baby

Momoko adulada pelo estilista e dono da Baby, the Stars Shine Bright”

Review”

Baseado numa “light novel” de Novala Takemoto, “Kamikaze Girls” teve uma passagem pela “manga”, antes de chegar ao grande ecrã, no formato que ora se tentará analisar um pouco. A película teve um sucesso bastante razoável no seu país de origem, o Japão, e venceu vários galardões em festivais de cinema entre-portas. Pessoalmente, nunca imaginei que viesse apreciar tanto esta obra como efectivamente aconteceu. E isso explica-se por uma série de factores conjugados que, em suma, passarão pelo aura muito irreverente que norteia esta longa-metragem, assim como a miríade de cores psicadélicas, a surpresa que certas cenas nos causam, a animação que surge inesperadamente, a loucura que domina certas personagens e a trama que flui com um ritmo impressionante.

Muita da força de “Kamikaze Girls” reside no excelente duo protagonizado pelas actrizes Kyoko Fukada e Anna Tsuchiya. Não só pela interpretação, mas igualmente pela química que nasce entre as duas e inunda o ecrã. Fukada e Tsuchiya são um par de belas actrizes que nos cativam com uma facilidade tremenda. Tsuchiya encarna muito bem o papel da rebelde “Ichigo”, que no fundo é uma pessoa que irradia sentimentalismo por todo o lado, embora bem faça por escondê-lo. Os momentos mais cómicos ficam muito a seu cargo, e a actriz demonstra uma versatilidade saudável. Pense-se no “flashback” que ocorre acerca da meninice de “Ichigo”, em que Tsuchiya tem de representar de uma forma completamente diversa, e que entretém imenso. Se me permitem um à parte, a actriz tem uma voz dotada de uma sensualidade brutal, principalmente quando tem os seus ataques de fúria. Por sua vez, Fukada complementa muito bem a personagem de Tsuchiya, desempenhando o papel da rapariga mais frágil com um gosto fora do vulgar. A “complementaridade” aqui invocada poderá gerar algum desacordo, até porque a maior parte daqueles que analisaram “Kamikaze Girls”, tende a situar “Momoko”, interpretada por Fukada, como a personagem central do filme. E efectivamente assim o parece ser à primeira vista. Mas nem que seja pelo facto de as cenas protagonizadas por Tsuchiya terem mais brilho e intensidade, eu serei obrigado a ir pelo diapasão da contra-corrente.

Momoko atropelada

“Um atropelamento aparentemente fatídico”

“Kamikaze Girls” é daqueles filmes que apetece muito adjectivar. É louco e por vezes doentio, mas com imensa piada, sendo igualmente profusamente imaginativo e dominado por um surrealismo e excentricidade adorável. Possui um ritmo contagiante e animador, que consegue embrenhar o espectador na história pouco ortodoxa das raparigas, sem nunca cansar. Um quase perfeito “feel good movie”, dotado de grande virtuosidade. Mistura comédia, drama, irreverência juvenil, o absurdo, mas igualmente muito pulmão e coração. Pessoalmente, posso afirmar que me senti muito animado, após a conclusão do visionamento desta obra refrescante e muito divertida. E a chave para apreciar esta película como deve ser, é não levá-la muito a sério. Também tem o seu lugar!

Muito aconselhável para as mentes mais abertas e despreocupadas, ou simplesmente, para aqueles que necessitam de descontrair!

As duas amigas 3

As duas amigas”

imdb 7,3/10 (2.419 votos) em 4 de Fevereiro de 2010

Outras críticas em português:

  1. Cineasia

Avaliação:

Entretenimento – 9

Interpretação – 8

Argumento – 7

Banda-sonora – 8

Guarda-roupa e adereços – 9

Emotividade – 8

Mérito artístico – 8

Gosto pessoal do “M.A.M.” – 8

Classificação final: 8,13

 

2 comentários:

Battosai disse...

Me temo que esta vez no estamos nada de acuerdo. A mí no me gustó ni un poco siquiera. Y mira que Kyoko Fukada me encanta y la Tsuchiya también está muy bien, pero no pude con la película.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Não podemos estar sempre de acordo, Battosai ;) !

Por acaso, gostei desta película. Divertiu-me imenso.

Abraço!