"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

À semelhança do que aconteceu nas anteriores votações levadas a cabo neste espaço, tenciono apresentar semanalmente um ou mais dos candidatos que estão sujeitos ao vosso escrutínio no quadro mais abaixo, do lado direito. Nada melhor do que começar em grande estilo!
Akira Kurosawa

Informação

Filmografia (os filmes cujo título estão a cor vermelha, possuem uma crítica no "My Asian Movies". Para aceder ao texto, basta clicar) :

1. Judo Saga (1943)
2. Most Beautifully (1944)
3. The Men Who Tread on the Tiger's Tail (1945)
4. Judo Saga II (1945)
5. Those Who Make Tomorrow (1946)
6. No Regrets For My Youth (1946)
7. One Wonderful Sunday (1947)
8. Drunken Angel (1948)
9. A silent Duel (1949)
10. Stray Dog (1949)
11. Scandal (1950)
12. Rashomôn (1950)
13. The Idiot (1951)
14. Ikiru (1952)
15.
Os Sete Samurais (1954)
16. I Live in Fear (1955)
17.
O Trono de Sangue (1957)
18. Donzoko (1957)
19. The Hidden Fortress (1958)
20. The Bad Sleep Well (1960)
21. Yojimbo (1961)
22. Sanjuro (1962)
23. High and Low (1963)
24. Red Beard (1965)
25. Dodesukaden (1970)
26. Dersu Uzala (1975)
27
. Kagemusha (1980)
28. Ran, os Senhores da Guerra (1985)
29. Sonhos (1990)
30. Rapsódia em Agosto (1991)
31. Not Yet (1993)


9 comentários:

Anónimo disse...

Jorge,

Já sabes o que eu penso de Akira Kurosawa, é um dos melhores realizadores de sempre. Dos 31 filmes que listaste, vi 11...todos bons, alguns são obras primas. De qualquer modo, convém lembrar que Kurosawa sempre foi um realizador com muito mais sucesso fora do seu país do que no Japão.... era uma espécie de Manuel de Oliveira... só que muito melhor ... rsrsrsrsrs
Obviamente um dos realizadores em quem votei.

Um Abraço,
Nuno

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Eu não vi tantos como tu do Akira Kurosawa, mas os 9 que tive oportunidade de visionar foram mais do que suficientes para o "sensei" ter o meu voto!

É feliz a comparação com o Manuel de Oliveira, embora como tu ressalvaste, e muito bem, Kurosawa é muito melhor!

Abraço!

Anónimo disse...

Um realizador com uma quantidade/qualidade de obras muito pouco comum! Do largo número de filmes que já vi - seguramente dos realizadores de quem já vi mais filmes - Rashomôn continua a ser para mim a sua mais genial obra! Uma verdadeira obra de arte!

p.s. já vi no post de lançamento que se pode votar em mais do que um! Já agora podes considerar aqueles meus nomes como sugestões! :)

Abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Pessoalmente, sou mais "contemporâneo" (passe a expressão), nesse aspecto. O meu filme preferido de Kurosawa é "Ran, os Senhores da Guerra", embora a nível de argumento reconheça que Rashomôn é talvez a melhor obra do realizador japonês.

Quanto às tuas sugestões, vou acrescenta-las logo que possa!

Um abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Já estão acrescentados :)! Toca a votar!

spring disse...

olá!
é sempre difícil fazer só uma escolha nesta área, mas seguindo as regras do jogo, o nosso voto foi para o Ozu.
abraço cinéfilo
paula e rui lima

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Paula e Rui Lima!

Foi pela razão de ser extremamente difícil escolher nesta área em particular, que poderiam ter votado em mais do que um realizador.

Podem selecionar todos os realizadores que entendam merecer o vosso voto e depois clicar. Inclusive até podem sugerir outros que não constem na lista, pois serão aditados ao quadro de votação.

Grande abraço!

Miguel P. disse...

Grande mestre Kurosawa a ficar muito bem representado aqui neste blog!
Tal como o meu "colega" Tf10, deve ter sido dos realizadores que já vi mais filmes, sendo que da sua filmografia me falta apenas ver estes:
.Most Beautiful
.Those of Make Tomorow
.No Regrets for my youth
.One wornderful sunday

De resto posso dizer que existem grandes filmes, a maior parte desconhecidos, para serem escavados. Tal como afirmei uma vez: Kurosawa, à medida que vai crescendo, divide uma cruzilhada de dois caminhos: a via da Epopeia e a senda da Elegia.
Se as suas epopeias, espelhadas em aventuras hercúlias, baseadas quer em traços Ocidentais, quer num folclore muito próprio (kabuki, bunraku veja-se) são as mais conhecidas por parte do público em geral, os seus outros testamentos poéticos (testamentos, porque parece sempre estar a narrativa mais do lado da morte, o lado pacífico, contemplativo e omnisciente do que do lado da vida ) são tours-de-force, puro cinema pronto para ser descoberto.
Logo, lanço a proposta de se manifestarem filmes como Ikiru, Dodeskaden, Dersu Uzala, Sonhos, Rapsódia em Agosto e Madadayo.

Espero ansiosamente de ver aqui as outras bio's de grandes realizadores presentes na votação.
Um abraço!

Miguel Patrício (www.retroprojecca.blogspot.com)

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Miguel Patrício!

Gostei bastante da tua análise ao trabalho de Kurosawa, pois para além de ser lúcida, revela um grande conhecimento acerca do trabalho efectuado pelo realizador!

Com toda a certeza no futuro, serão publicados mais textos que versem sobre os filmes deste grande nome do cinema asiático e mundial!

Todas as semanas, será aqui publicado uma breve apresentação dos realizadores que estão a votação, com links para bio e lista de filmes.

Grande abraço!