Realizador Asiático Preferido - Votação
Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto, basta clicar) :
- Harbour Toast: Victory Is in Our Grasp (1956)
- Pure Emotions of the Sea (1956)
- Satan's Town (1956)
- The Naked Woman and the Gun (1957)
- Inn of the Floating Weeds (1957)
- Eight Hours of Terror (1958)
- Beauty of the Underworld (1958)
- The Boy Who Came Back (1958)
- Young Breasts (1958)
- Voice Without a Shadow (1958)
- Love Letter (1959)
- Passport to Darkness (1959)
- Age of Nudity (1959)
- Aim at the Police Van (1960)
- Sleep of the Beast (1960)
- Clandestine Zero Line (1960)
- Everything Goes Wrong (1960)
- Fighting Delinquents (1960)
- Tokyo Knights (1961)
- A Hell of a Guy (1961)
- The Man With a Shotgun (1961)
- The Wind-of Youth Group Crosses the Mountain Pass (1961)
- Blood-Red Water in the Channel (1961)
- Million Dollar Smash-and-Grab (1961)
- High-Teen Yakuza (1962
- The Guys Who Put Money On Me (1962)
- The Brute (1963)
- Detective Bureau 2-3: Go to Hell Bastards (1963)
- The Bastard (1963)
- Kanto Wanderer (1963)
- The Flower and the Angry Waves (1964)
- Gate of Flesh (1964)
- Our Blood Will Not Forgive (1964)
- Story of a Prostitute (1965)
- Stories of Bastards: Born Under a Bad Star (1965)
- Life of a Tattooed Man (1965)
- Carmen From Kawachi (1966)
- The Man From Tokyo (1966)
- Elegy to Violence (1966)
- Branded to Kill (1967)
- Good Evening Dear Husband: A Duel (1968)
- There's a Bird Inside a Man (1969)
- A Tale of Sorrow and Sadness (1977)
- The Fang in the Hole (1979)
- Tsigoineruwaizen (1980)
- Heat Shimmer Theater (1981)
- Capone Cries a Lot (1985)
- Yumeji (1991)
- Kekkon (1993)
- Pistol Opera (2001)
- Princess Racoon (2005)
8 comentários:
Velho mestre Seijun!!!
É sempre com esta expressão que me refiro a ele e mostra bem a minha admiração pelo carácter inovador e rebelde que manifestou sempre nos seus filmes! Sem ficar preso às normas estabelecidas, encontrou sempre forma de as reinventar com a ajuda de uma estética exuberante criando dessa forma um estilo muito próprio!
Felizmente existe uma catrefada de coisas disponiveis que já tive a oportunidade de ver como bom discípulo que sou, sendo dos meus favoritos dessa primeira fase da década de 60 coisas como "Story of a Prostitute", "Underworld Beauty", "Youth of the Beast", "Tattooed Life", "Tokyo Drifter" e uma das suas obras-primas o "Branded to Kill", essa genial peça abstracta que imagine-se, lhe custou o despedimento! Mitico!!:D
Voltou depois à carga com a hipnótica e surreal trilogia ("Zigeunerweisen" / "Kageroza" / "Yumeji") que é a não perder, finalizando uma brilhante carreira com esse último delírio - mais um rasgo de criatividade - num musical (Seijun é dos poucos que me leva a ver um musical) "Princess Raccoon", isto quando já estava na casa dos 80 anos, mostrando que ainda mantinha a frescura de ideias de sempre!
A minha vénia a Velho mestre Seijun!!!
abraço!
A vantagem de colocar realizadores japoneses neste blogue é que aparece sempre o tf10 ou o Miguel Patrício a compartilhar os seus grandes conhecimentos acerca do tema em concreto!
Deste em particular, só vi o "Princess Racoon", e confesso que gostei bastante. Atendendo o historial e aos temas dos seus filmes, este Seijun Suzuki é dos realizadores que tenho mais curiosidade em conhecer mais detalhadamente a sua obra.
Grande abraço!
bem...bendita internet...
li o teu comentário na blueminerva e chego aqui e dou de caras com uma lista de alguns dos meus filmes de eleição... sou também um entusiasta do cinema daquelas paragens...
fiz recentemente um post em que defino minimalismo e barroco utilizando o duelo dos sete samurais e o do morpheus contra o escalade dos gémeos... e no blog da blue mencionei o guarda-roupa de old boy...
...o cinema oriental é uma referência filosófica plena de ingredientes...
muito bem!
Olá rocket!
Fico extremamente contente que o meu blogue tenha sido do teu agrado! Agora que o descobriste, espero sinceramente que apareças por aqui e comentes tudo o que te apetecer! E já agora, que este espaço possa contribuir para ainda te embrenhares mais no cinema asiático ;) !
Um abraço!
Seijun Suzuki é fantástico!
O meu compatriota TF10 já disse o essencial. Deixo só o meu cumprimento a esse gigante do cinema abstracto, grande Suzuki.
Branded to Kill é das coisas melhores que vi desde sempre. Um autêntico marco no cinema vanguardista! Absolutamente brilhante.
Um Abraço!
Pois é Miguel, desta vez o tf10 antecipou-se e expôs uma resenha interessante sobre Seijun Suzuki. De facto, apercebi-me que este realizador é bastante do vosso agrado !
Tenho de conferir mais filmes dele :) !
Grande abraço!
Desculpe a intromissão:
500 Funchais - Cidade Pessoal
Estreia segunda-feira na RTP-Madeira depois do Culturalmente. Uma produção Die4films Audiovisuais. Acompanhe o blog da série em http://500funchais.blogspot.com
Normalmente não sou muito dado a publicidade aqui no blogue, mas esta é apelativa à minha amada cidade, o Funchal.
Pelo exposto, fica aqui o registo com a promessa de tentativa de acompanhamento da série!
Um abraço e boa sorte!
Enviar um comentário