"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quarta-feira, junho 04, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Yuen Woo Ping

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto, basta clicar):

  1. Snake in the Eagle's Shadow (1978)
  2. Dance of the Drunken Mantis (1979)
  3. The Magnificent Butcher (1979)
  4. The Buddhist Fist (1980)
  5. Dreadnaught (1981)
  6. Miracle Fighters (1982)
  7. Oriental Voodoo (1982)
  8. Legend of a Fighter (1982)
  9. Shaolin Drunkard (1983)
  10. Drunken Tai Chi (1984)
  11. Mismatched Couples (1985)
  12. Dragon Vs. Vampire (1986)
  13. Tiger Cage (1988)
  14. In the Line of Duty 4 (1989)
  15. Tiger Cage 2 (1990)
  16. Tiger Cage 3 (1991)
  17. Heroes Among Heroes (1993)
  18. Last Hero in China (1993)
  19. Iron Monkey (1993)
  20. The Tai Chi Master (1993)
  21. Fire Dragon (1994)
  22. The Beautiful Secret Agent (1994)
  23. The Red Wolf (1995)
  24. Tai Chi II (1996)
  25. Iron Monkey II (1996)


11 comentários:

Anónimo disse...

Julgo ainda não me ter estreado com o Ping! Ainda tentei ser convencido pelo teu comentário ao Drunken Master mas o "nosso amigo" Jackie é um obstáculo intransponível para mim! :)

abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá tf10!

O Yuen Woo Ping, enquanto realizador, está intimamente ligado aos filmes de artes marciais (não tanto os wuxia, mas mais os da linha do "kung-fu old school") e como tu dizes, e bem, ao "nosso amigo".
"Drunken Master" é uma excepção para mim, porquanto no meio daqueles filmes que normalmente não costumo apreciar, foi uma honrosa excepção, apesar de possuir algumas características do género que desgosto.
Pessoalmente, acho o "Drunken Master II" de Lau Kar Leung (um realizador que também está a votação) um filme superior.

Grande abraço!

Nuno disse...

Jorge,

Não vi nada do homem. Vi o "Drunken Master II" e não desgostei, mas como já foi referido, eu e o Jackie ( o grande líder) temos um problema quase impossível de resolver .

Um Abraço

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Amigo Nuno,

o "nosso amigo" de facto parece dominar tudo por onde passa. Apesar de não apreciar quase nada do seu trabalho, o homem marcou uma posição e...isso reflecte-se infelizmente na votação que está a ser levada a cabo neste espaço...
Os "Drunken Master"'s acabam por ser algumas das excepções para mim, pois até achei que os filmes tinham algo por onde se pegasse.

Quanto ao trabalho de Yuen Woo Ping, o mesmo realizou obras extremamente emblemáticas no domínio do típico cinema de kung fu. No entanto, tenho de reconhecer que aprecio mais o seu trabalho como coreógrafo de lutas, do que proriamente como realizador. Deixou uma marca bastante grande neste domínio, tanto que até coreografou as lutas de "The Matrix" :) !

Grande abraço!

PS: Gostei bastante das cervejinhas de há bocado ;) !

Anónimo disse...

Tanto Yuen Woo Ping quanto Jackie Chan parece não agradar muito os colegas que sempre costumam postar comentários por aqui. Eu, como profundo admirador de kung fu old school, aprecio muito o trabalho de ambos e sinto necessidade defendê-los de alguma forma.

Eu jamais votaria em Jackie Chan como melhor realizador, mas antes de questionar sua competência na função, recomendo a todos vocês visionarem o maravilhoso Miracles, um remake do clássico Lady For A Day de Frank Capra. Muitos críticos diziam que Chan era um realizador muito "quadrado" e limitado, por isso ele produziu Miracles pra provar o contrário. Sem dúvida esse é o filme mais maduro de Chan, com boa reconstrução da época (ambientado nos anos 30, filmado nos estúdios da Shaw Bros), movimentação de câmera antes só vista em filmes hollywoodianos, ótimas interpretações, humor de muito bom gosto e, claro, excelentes lutas, afinal é um filme de Jackie Chan. Isso não o torna o meu realizador favorito, longe disso, mas considero Miracles uma pequena obra-prima que prova que Jackie Chan não é uma nulidade enquanto realizador.

Quanto a Yuen Woo Ping, embora seus trabalhos mais conhecidos sejam os "shapes" do fim dos anos 70 e os "wire-fu's" dos anos 90, ele provou ser um realizador extremamente capaz com o excelente thriller policial Tiger Cage, um filme tenso, movimentado e muito bem conduzido. Isso sem esquecer do espetacular Iron Monkey, na minha opinião o melhor wire-fu dos anos 90.

No entanto, não votaria em nenhum dos dois como realizador favorito. Aliás, minha opinião costuma mudar com muita freqüência, he, he, he. Atualmente os realizadores que eu mais admiro são Sun Chung e talvez Johnnie To.

Carol Y. disse...

Muito bom.

Achei seu blog na comunidade do Orkut, qdo procurava alguns filmes chineses!

Tenho um blog de música chinesa, se vc se interessar.

Zai Jian!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Carol Y.!


Fico contente que tenhas gostado do meu blogue, e espero que agoa que o descobriste, comeces a aparecer por aqui e a comentar os "posts" :) !

Quanto ao teu espaço, achei-o extremamente interessante, e já o adicionei à lista de links que possuo aqui para sites e blogues de cinema e cultura asiática, escritos em português!

Cumprimentos!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Takeo!

Já estava admirado como é que tu ainda não tinhas intervido nesta cabala contra o Jackie Chan e o "kung fu old school ;) !

Pois é amigo,no meu espaço, ao contrário do teu excelente site, não estás mesmo a jogar em casa! A maior parte dos que comentam aqui não são admiradores do Jackie Chan, nem do estilo de cinema que tu mais aprecias. No entanto, julgo que ninguém deixa de reconhecer a enorme importância que ambos possuem no panorama do cinema asiático e a sua internacionalização! Só um louco, o faria :) !

Quanto a "Miracles", confesso que desconheço o filme, mas com certeza irei averiguar. Agora Takeo, uma coisa é preciso reconhecer. Nós aqui estamos a tentar eleger o melhor realizador asiático, e sinceramente, em condições normais Jackie Chan estaria mais do que fora desta corrida. Se é para defender o kung fu old school, temos aqui o King Hu, o Chang Cheh e mais um o outro :) !

Choca-me sinceramente que Chan esteja a liderar neste momento, e a única explicação que arranjo é que as pessoas estão a votar mais no actor do que no realizador. Na votação que levei a cabo anteriormente, e que era relativa ao actor, Chan acabou em 2º lugar, sendo apenas superado por Jet Li. Apesar de não concordar com os resultados finais, compreendo perfeitamente, pois popularidade e importância de Chan é inquestionável! Agora realizador...bem...

Quanto a Woo Ping, a minha opinião já muda um pouco, embora tenha de reconhecer que não conheço o seu trabalho enquanto realizador assim tão bem. o "Iron Monkey" é um filme bastante bom, e esqueci-me completamente de o referir no comentário anterior!

O Johnnie To é uma excelente escolha!!!

Grande abraço!!!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com sua indignação quanto à posição de Jackie Chan na votação. É exatamente por esse motivo que não lanço enquetes desse tipo em meu blogue. Se eu perguntar aos meus leitores "Qual o seu ator de kung fu favorito?", os 3 primeiros lugares invariavelmente estarão entre Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li. Odeio resultados tão previsíveis.

Sem querer generalizar, mas os fãs mais bobos de Bruce e Jackie são os mais irritantes! São ignorantes e não conseguem aceitar que existam outros atores e coreógrafos tão ou até mais talentosos do que os seus ídolos. E também não conseguem entender que o seu favorito não é necessariamente o melhor em sua função. Adoro os filmes de Lau Kar Leung e Prachya Pinkaew, mas como realizador considero Sun Chung muito mais competente.

Acredito que você vá gostar bastante de Miracles. Apesar de ser uma produção de HK de 1989, o clime geral é de uma leve comédia hollywoodiana dos anos 50. E as lutas desse filme estão entre as mais criativas da carreira de Chan.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Perdão, onde está escrito "clime" leia-se "clima".

Abraço

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Concordo plenamente com o teu comentário, Takeo!

Eu vou ser sincero. Quando lancei a votação para o melhor realizador asiático, estava convencido que quem iria ganhar seria Akira Kurosawa, ão apenas pelo seu valor como realizador, como também pelo facto de ser bastante conhecido internacionalmente.

Agora vou levar até ao fim a votação, mas se isto continuar assim, acho que o Jackie ganhará. Que é que se vai fazer? Em democracia a maioria é que ganha, mesmo não tendo razão ;) !

Qanto a Miracles, fiquei interessado no filme. Com certeza que vou dar uma espreitadela :) !

Grande abraço!