"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, julho 20, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Tsai Ming Liang

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. All the Corners of the World (1989)
  2. Boys (1991)
  3. Rebels of the Neon God (1992)
  4. Vive L'Amour (1994)
  5. My New Friends (1995)
  6. The River (1997)
  7. The Last Dance (1998)
  8. Fish, Underground (2001)
  9. What Time Is It There? (2001)
  10. The Skywalk Is Gone (2002)
  11. Good Bye, Dragon Inn (2003)
  12. Welcome to São Paulo- segmento Aquarium (2004)
  13. The Wayward Cloud (2005)
  14. I Don't Want to Sleep Alone (2006)
  15. Chacun Son Cinéma - segmento It's a Dream (2007)


4 comentários:

Anónimo disse...

Um dos meus favoritos de Taiwan (a par dos outros dois mestres Hsiao-hsien e Edward Yang!) não sendo por isso de estranhar o facto de para mim ser um "caso encerrado", ou seja, já devorei toda a sua filmografia. À excepção do "The Wayward Cloud" onde me parece que se esforçou mais para dar nas vistas e do "Good Bye, Dragon Inn", uma das mais extremas obras que já tive oportunidade de ver, todo o resto da sua obra é muito forte, com claro destaque para 4 filmes absolutamente essenciais, "Rebels of the Neon God", "The River", "Vive L'Amour" e "What Time Is It There?".
"I Don't Want to Sleep Alone" foi o seu último filme e é também um excelente trabalho, estando no meu "top10" do ano passado!
Apesar de tudo isto, não é um realizador que aconselhe a toda a gente, já que o seu minimalismo, por vezes levado ao extremo [exemplo, no final do "Vive L'Amour", um único plano com meia dúzia de minutos em que uma mulher chora] seguramente não agrada a toda a gente! Mas a excentricidade das suas histórias de amor e das reflexões sobre alienação urbana, são algo que o tornam num dos mais peculiares realizadores da actualidade!

Já agora, falar de Tsai é tembém falar de Lee kang sheng, esse fabuloso e "acidental" actor, sua verdadeira alma gémea artistica, já que participou em todas as suas longas-metragens! Que dupla! (o próprio Lee tornou-se realizador num estilo muito "Tsai Ming-liano"......pudera!) :)

Abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Palavras para quê!

tf10, no seu melhor :) !

Confesso que não estou a par da sua obra, com excepção de "Good Bye, Dragon Inn".

Grande abraço!

Nuno disse...

Amigo Jorge,

Só vi "Good Bye, Dragon Inn" e confesso que desatinei com o filme, mas como li várias crónicas abonatórias sobre o homem, comprei
"I Don't Want to Sleep Alone" mas ainda não o vi. Espero que seja bem melhor que o outro.

Um Abraço

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Nuno!

Não desgostei de "Good Bye Dragon Inn", embora reconheça que o filme não me preencheu as medidas. O realizador é bastante conceituado, mas só estarei habilitado a falar dele quando visionar pelo menos mais 3 filmes. Até lá reservo a minha opinião ;).

Uma coisa é certa, pelas razões apontadas não votei nele!

Grande abraço!