"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, julho 13, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Shunji Iwai

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. Ghost Soup (1992)
  2. Geshi Monogatari (1992)
  3. Fireworks, Should We See It From the Side or the Bottom ? (1993)
  4. Fried Dragon Fish (1993)
  5. Undo (1994)
  6. Picnic (1996)
  7. Swallowtail (1996)
  8. All About Lily Chou-Chou (2001)
  9. Jam Films - segmento Arita (2002)
  10. Hana and Alice (2004)
  11. The Kon Ichikawa Story (2006)


2 comentários:

Anónimo disse...

Do Iwai só não vi o "Fried Dragon Fish" que é um dos vários trabalhos para TV. Mas já aí, no pequeno ecrã, mostrava o seu talento, sendo de destacar o "Fireworks" que é um sensacional ensaio daquilo em que ele se viria a tornar exímio: Reflectir sobre o universo juvenil de forma cativante, com histórias originais e personagens a "três dimensões", sempre sem esquecer o lado estético não fosse ele um verdadeiro artista audiovisual!
Gosto da sua obra quase toda por igual com uma ou outra excepção menos interessante, mas tenho de destacar pela positiva as suas três obras-primas, "Swallowtail & Butterfly", "Hana and Alice" e "All About Lily Chou-Chou". E claro, como já tinha referido a propósito do Ichikawa, o seu documentário sobre o seu mestre, Kon Ichikawa, ("The Kon Ichikawa Story") é um trabalho a não perder, sendo um 2 em 1 perfeito!

abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá tf10!

No teu comentário, focaste um aspecto que me é muito caro nas obras de Iwai, ou seja, a maneira como o mesmo trata o universo juvenil e até dos jovens adultos.
Não vi tantos filmes como tu deste realizador, mas dos que tive a oportunidade em visionar sinto-me dividido entre "Love Letter", "Hana and Alice" e "All About Lily Chou-Chou". Talvez devido a um particular tipo de melancolia que me seduz imenso, eu prefira "Love Letter". Aquela neve sempre a cair e a música de piano são demais :) !

Grande abraço!