"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, julho 19, 2008

Curiosidade - Filmes Asiáticos no Top 250 do IMDb

11º Os Sete Samurais - Akira Kurosawa - 8.8

58º A Viagem de Chihiro - Hayao Miyazaki - 8.4

68º Rashomon - Akira Kurosawa - 8.4


113º Oldboy - Park Chan-wook - 8.2

117º Ran - Akira Kurosawa - 8.2

118º Princesa Mononoke - Hayao Miyazaki - 8.2


120º Yojimbo - Akira Kurosawa - 8.2

191º O Tigre e o Dragão - Ang Lee - 8.0


198º O Túmulo dos Pirilampos - Isao Takahata


239º Infiltrados - Andrew Lau e Alan Mak - 8.0








6 comentários:

Anónimo disse...

Desses, sem dúvida "Rashomon"!
Uma autêntica obra de arte que contraria um pouco aquela ideia mais generalizada de um Kurosawa somente versão épica com obras longuissimas!
Em "Rashomon" com apenas 90 min. consegue uma das mais brilhantes e marcantes obras do cinema, fonte ainda hoje de inspiração!

Nunca tinha reparado nesse "top asiático".....e não deve ter sido por acaso, acho que o imdb não é uma fonte muito segura no que diz respeito a essa área. Falta ai muita coisa, mas também compreendo que seja dificil abranger tudo.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Desta vez resolvi pôr curiosidades que muitas vezes as pessoas não reparam. Sem dúvida nenhuma que o IMDb está longe de constituir uma fonte segura no que toca ao cinema asiático, e até em relação a qualquer tipo de cinema, embora reconheça que pela sua vastidão e quantidade de informação, é um sítio incontornável para os cinéfilos de todas as preferências.

Os filmes asiáticos que constam no top 250 do IMDb são um pouco reflexo da perspectiva mais comercial do cinema, pois se repararmos bem todas estas películas constituiram grandes exitos mundiais.

Tive a felicidade de ver todos os filmes que aqui constam, e acho que sem excepção, são muitos bons. Alguns mesmo são obras de arte :)!

Pessoalmente, o meu preferido que aqui consta é "O Tigre e o Dragão". Apesar de eu não ser um apreciador da obra de Ang Lee no seu conjunto, esta já deixou a marca dele no cinema. Soberbo!

Dos Kurosawa's já sabes a minha opinião ;)! É Ran, claro!

Abraço!

Nuno disse...

Amigo Jorge,

Desta lista do IMDB, só não vi "O Túmulo dos Pirilampos - Isao Takahata" porque a "publicidade" que faziam do filme era que este seria a Lista de Schindler da animação...e eu nunca vi este filme do Spilberg porque o tema não me é particularmente querido (apesar de toda a gente me aconselhar este filme). Quem sabe vejo primeiro "O túmulo dos pirilampos" e depois ganho coragem para ver a "Lista de Schindler"???
No resto parece-me bem que Kurosawa esteja bem representado. Também sabes que sou um admirador confesso de Akira.

Um grande abraço

H. disse...

Kurosawa lidera... E o Japão em geral tem uma presença muito forte.
Enfim, gostaria de ver aí mais filmes chineses, mas essas listas valem o que valem ;)

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Nuno!

Aconselho-te vivamente a veres tanto "A Lista de Schindler", como este "Túmulo dos Pirilampos". São dois filmes belíssimos (e ao mesmo tempo bastante trágicos) que marcaram para sempre o seu lugar na história do cinema!

Quanto a Kurosawa, a sua grande presença no top 250 do IMDb é perfeitamente natural. Além de ser um dos maiores génios do cinema mundial, é o realizador asiático mais conhecido no ocidente.

Grande abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá H.!

De facto temos uma forte presença japonesa que essencialmente se deve a dois nomes, Kurosawa e Miyazaki. Mas daí, são provavelmente os dois realizadores asiáticos mais conhecidos no ocidente, portanto não é de admirar.
Eu também gostava de ver mais filmes asiáticos de diversas cinematografias, representados neste top. Mas como esta lista refere-se a todo o tipo de películas que existem, é normal que assim não aconteça.
Aliás, a forma como os filmes entram neste top é bastante discutível, pois considero o sistema de votação do IMDb um tantgo ou quanto pernicioso e injusto...

Beijinho!