Realizador Asiático Preferido - Votação
Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):
- Last Run: 100 Million Ten's Worth of Love and Betrayal (1991)
- Topuu! Minipato tai - Aikyacchi Jankushon (1991)
- Red Hunter: Prelude to Murder (1991)
- A Human Murder Weapon (1992)
- Bodyguard Kiba (1993)
- Oretachi wa tenshi ja nai (1993)
- Oretachi wa tenshi ja nai 2 (1993)
- Shinjuku Outlaw (1994)
- Bodyguard Kiba: Combat Apocalypse (1994)
- The Third Gangster (1995)
- Bodyguard Kiba: Combat Apocalypse 2 (1995)
- Osaka Tough Guys (1995)
- Shinjuku Triad Society (1995)
- New Third Gangster: Outbreak Kansai Yakuza Wars (1996)
- New Third Gangster 2
- Jingi naki yabô (1996)
- Rakkasei: Piinattsu (1996)
- The Way to Fight (1996)
- Fudoh: The New Generation (1996)
- Young Thugs: Innocent Blood (1997)
- Jingi naki yabô 2 (1997)
- Rainy Dog (1997)
- Full Metal Yakuza (1997)
- The Bird People in China (1998)
- Andromedia (1998)
- Blues Harp (1998)
- Young Thugs: Nostalgia (1998)
- Japan Underworld (1999)
- Silver - shirubaa (1999)
- Audition (1999)
- Dead or Alive (1999)
- Salaryman Kintaro (1999)
- N-Girls Vs. Vampire (1999)
- The City of Lost Souls (2000)
- The Guys From Paradise (2000)
- Dead or Alive 2: Birds (2000)
- Zuiketsu gensô - Tonkararin yume densetsu (2001)
- Kumamoto monogatari (2001)
- Agitator (2001)
- The Happiness of the Katakuris (2001)
- Dead or Alive: Final (2002)
- Onna Kunishuu ikki (2002)
- Sabu (2002)
- Graveyard of Honor (2002)
- Shangri-La (2002)
- Pandoora (2002)
- Deadly Outlaw: Rekka (2002)
- Part-time Detective (2002)
- The Man in White (2003)
- Gozu (2003)
- Yakuza Demon (2003)
- Negotiator (2003)
- One Missed Call (2003)
- Zebraman (2004)
- Part-time Detective 2 (2004)
- Three...Extremes - segmento Box (2004)
- Izo (2004)
- Demon Pond (2005)
- The Great Yokai War (2005)
- Big Bang Love, Juvenile A (2006)
- Waru (2006)
- Waru: kanketsu-hen (2006)
- Sun Scarred (2006)
- Like a Dragon (2007)
- Sukiyaki Western Django (2007)
- Tantei monogatari (2007)
- Crows: Episode 0 (2007)
- God's Puzzle (2008)
4 comentários:
Takashi Miike: génio ou burlão?
A pergunta tem vindo a ser frequentemente posta (mesmo com outras subtilezas e agora mais do que nunca) desde que o Ocidente conhece as obras frenéticas, "non-stop madness" de Takashi Miike. Nessas primeiras descobertas mais abrangentes destacam-se os anos de 1999 a 2001: Ichi the Killer, a trilogia Dead or Alive, Audition, The Happiness of Katakuris ou Visitor Q (o infame Visitor q...).
De modo a fugir a rótulos perigoso ou considerações injustas (uma indecisão maior na pergunta vem já de um Ryuhei Kitamura, por exemplo) deve-se considerar Takashi Miike como uma máquina de trabalho, um artesão não só do caos, mas principalmente da renovação face ao caos: títulos mais poéticos como The Bird People in China (que recomendo vivamente), Dead or Alive 2, Big Bang Love Juvenile A (a sua obra-maior, na minha opinião) ou até mesmo, com outros contornos, Izo, são prova de que Miike não é so um iconoclasta (relembramos aquele final destrutivo do primeiro capítulo de Dead or Alive para comprovar o que se disse) é também um artista (na concepção mais genérica da palavra).
Embora pareça estar agora interessado numa vertente mais comercial da sua carreira (com as desilusões recentes Like a Dragon, Sukiyaki Western Django, Crows Zero, este último numa menor escala)e uma quantidade de obras a vir duvidosas ( God's Puzzle, Crows Zero II e Yatterman) relembre-mos apenas também que sempre que há Miike, há experimentação, há empirismo na senda do aproveitar ao máximo tudo o que lhe dão.
Se no princípio deste milénio, o cinema japonês fora desenterrado ou descoberto foi muito devido a realizadores como Nakata, Shimizu ou Miike. Do lote, só Miike é (com todos os seus devaneios) genial.
Caro Jorge,
Eu gosto de Miike. Gostei do que vi. Sabes que os filmes de terror não os vejo, mas já estou a começar ... devagarinho. Já comprei "One missed call" só me falta a coragem para ver...
Já votei algumas vezes em Miike, confesso.
Um Abraço
Caro Miguel Patrício,
mais uma excelente elucidação que todos nós aqui agradecemos!
Um abraço!
Amigo Nuno,
o Miike tem filmes para todos os gostos e mais alguns, sendo um realizador dotado de uma produtividade imensa e de uma originalidade igualmente profícua. Por isso, se saltares os de terror, mesmo assim ainda ficarás com imensa coisa para ver.
De qualquer forma e no que concerne ao cinema mais pesado de Miike, estou convicto que como homem valente que és,vais dar a volta por cima com muita "pinta" ;) !
Desde que não seja no Jackie Chan, todos os votos são bem vindos, lol!
Grande abraço!
Enviar um comentário