"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

domingo, agosto 31, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Shohei Imamura

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. Stolen Desire (1958)
  2. Nishi Ginza Station (1958)
  3. Endless Desire (1958)
  4. My Second Brother (1959)
  5. Hogs and Warships (1961)
  6. The Insect Woman (1963)
  7. Murderous Instincts (1964)
  8. The Pornographer (1966)
  9. A Man Vanishes (1967)
  10. Deep Desire of Gods (1968)
  11. History of Postwar Japan as Told by a Bar Hostess (1970)
  12. Karayuki-san, the Making of a Prostitute (1975)
  13. Vengeance is Mine (1979)
  14. Why Not ? (1981)
  15. Ballad of Narayama (1983)
  16. Zegen (1987)
  17. Black Rain (1989)
  18. The Eel (1997)
  19. Dr. Akagi (1998)
  20. Warm Water Under a Red Bridge (2001)
  21. 11'09'01 - September 11 - segmento Japan (2002)


6 comentários:

Anónimo disse...

Sendo o Imamura um dos meus favoritos do genial e infame gang da "new wave" é natural que a minha predilecção, dentro da sua grandiosa obra, vá para esse periodo dos anos 60.
À entrada para essa sua década gloriosa, realizou o mais convencional e ternurento "My Second Brother", dando de seguida inicio a uma construção progressiva de uma marca bem pessoal, tanto tematica como estilisticamente!
Foi dos realizadores que mais fundo foi na busca pela verdadeira essência Japonesa, aquela bem embrenhada em universos menos favorecidos, algo que começou a manisfestar-se na sua primeira grande obra e uma das minhas favoritas "Pigs and Battleships". E nessa sua busca, a Mulher tinha um papel fundamental como ficou provado, mais fulgurantemente, nesses dois épicos testemunhos "The Insect Woman" e, pessoalmente, o ainda superior "Intentions of Murder"! Os dois maiores exemplos das fortes e determinadas heroínas "Imamurianas"! (Enormes!, tanto a maravilhosa Sachiko Hidari como a Masumi Harukawa)
De seguida, mais um mordaz olhar sobre a então reprimida sociedade japonesa com esse, por vezes surreal e grotesco filme, "The Pornographers", outro dos meus favoritos!
Finalizando este periodo de ouro, temos aquele que mais abalado me deixou, "A Man Vanishes"! Obra-prima total, numa mais experimental e inovadora concepção de cinema que confronta real e ficção, dando origem a uma espécie de reconstrução da realidade (com alguns artificios técnicos pouco comuns) que a tornam na sua menos acessivel obra e talvez por isso uma das mais injustamente esquecidas!
"The Profound Desire of the Gods" o último dessa década é talvez o exemplo mais extremo dessa busca pelo verdadeiro "ser" Japonês, aproximando-se de uma (longuissima, complexa e excêntrica) peça antropológica.
Apesar desta minha preferência por essa parte espicifica da sua obra não quer dizer que não tenha outros grandes filmes! A começar pelo marcante "Black Rain" que aparece mais tarde! Um dos grandes relatos sobre a bomba, ou mais precisamente as suas consequências, com uma introdução impressionante tornando-se aos poucos num drama meio "Ozuiano". Destaque ainda para o excelente "The Eel" (voltando às sua queridas metáforas animalescas do passado) com aquele retiro sereno e contemplativo, algo semelhante ao universo Kitanesco. Já num patamar inferior, Dr. Akagi e o extremamente bizarro "Warm Water Under a Red Bridge", este último onde me parece que ele se divertiu imenso ao recuperar obsessões antigas! :)
E como este aspecto para mim é fundamental em cinema, não podia deixar de exaltar a sua estética que apesar de menos requintada do que outros dos seus parceiros, como Yoshida ou Shinoda, não deixa de ser (ainda que de forma diferente) brilhante! Claustrofóbica, caótica, com aqueles tipicos planos picados, freezes, etc, que fazem com que a sua câmara tenha um poder incisivo como muito poucos conseguem!
Depois disto, dizer que ele é um realizador fundamental, seria apenas redundante! :)

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá tf10!

Pelo entusiasmo demonstrado, já percebi que Imamura é um dos teus realizadores de eleição!
O texto está muito bom e dá para termos uma ideia da importância do realizador no panorama nipónico.

Um abraço!

Miguel P. disse...

Grande texto, tf10!

É que nem vou dizer mais nada... até pq foi o tf10 que me "apresentou" o universo de Imamura. Mto bom!

Top 3:

Black Rain
The Pornographers
A Man Vanishes

Um grande abraço!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Eh, eh, eh!

Palavras para quê? Está tudo dito :) !

Abraço!

Anónimo disse...

Essa agora oh "Migas"!
Os teus textos ficam sempre bem! Tomara eu ter o teu talento para a escrita!

Curioso, só hoje fiquei a saber que o teu Imamura favorito era o "Black Rain"!
É por isso que estes "toma lá, da cá" nestes espaços são interessantes!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Eu por mim, não me queixo. Sempre vou aprendendo umas coisas acerca de um segmento do cinema que confesso ser um tanto ou quanto desconhecido para mim :) !

Já sei que quando posto alguma coisa que tenha a ver com o cinema japonês, a brigada composta por tf10 e Miguel Patrício acorre ao chamamento e partilham os seus vastos conhecimentos aqui com a malta!

Eu agradeço e tenho a certeza que mais pessoas também :) !

Abraço aos dois!