Realizador Asiático Preferido - Votação
Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Filmografia (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto, basta clicar):
- Sword of Penitence (1927)
- Dreams of Youth (1928)
- Wife Lost (1928)
- Pumpkin (1928)
- A Couple on the Move (1928)
- Body Beautiful (1928)
- Treasure Mountain (1929)
- The Life of an Office Worker (1929)
- Days of Youth (1929)
- Fighting Friends (1929)
- I Graduated But...(1929)
- A Straightforward Boy (1929)
- That Night's Wife (1930)
- Introduction to Marriage (1930)
- Walk Cheerfully (1930)
- I Flunked But...(1930)
- The Revengeful Spirit of Eros (1930)
- Lost Luck (1930)
- Young Miss (1930)
- The Lady and Her Favorite (1931)
- Beauty Sorrow's (1931)
- Tokyo Chorus (1931)
- Spring Comes From the Ladies (1932)
- Children of Tokyo (1932)
- Where Are the Dreams of Youth (1932)
- Until the Day We Meet Again (1932)
- Woman of Tokyo (1933)
- Dragnet Girl (1933)
- Passing Fancy (1933)
- A Mother Should Be Loved (1934)
- A Story of Floating Weeds (1934)
- An Inocent Maid (1935)
- An Inn in Tokyo (1935)
- Kagamijishi (1936)
- College Is a Nice Place (1936)
- The Only Son (1936)
- What Did the Lady Forget ? (1937)
- The Brithers and Sisters of the Toda Family (1941)
- There Was a Father (1942)
- The Record of a Tenement Gentleman (1947)
- A Hen in the Wind (1948)
- Late Spring (1949)
- The Munekata Sisters (1950)
- Early Summer (1951)
- Flavor of Green Tea Over Rice (1952)
- Tokyo Story (1953)
- Early Spring (1956)
- Tokyo Twilight (1957)
- Equinox Flower (1958)
- Good Morning (1959)
- Drifting Weeds (1959)
- Late Autumn (1960)
- The End of Summer (1961)
- An Autumn Afternoon (1962)
9 comentários:
Caro Jorge,
Um realizador pelo qual me apaixonei muito recentemente com a aquisição dos 6 filmes editados em Portugal, exactamente como Kenji Mizoguchi . Tenho pena de só ter visto 6 filmes de uma de 54... mas deu para ficar apaixonado. Nas votações, aternei Ozu com Mizoguchi.
Abraço
Amigo Nuno,
Ozu e Mizoguchi, conjuntamente com Kurosawa, quase que constituem uma santa trindade do cinema japonês. Infelizmente, ainda vi menos filmes de Ozu, do que tu. Isto explica-se em parte, por ter preferência pelo cinema asiático mais contemporâneo.
Em relação às votações, para mim é um mistério como é que Ozu e Mizoguchi têm tãopoucos votos. Mas daí, o povo é soberano...
Abraço!
Caro Shinobi,
O Sr. dos mares ligou-me e às tantas acabei por ter um desabafo assim... aparvalhado. É só para que saibas que estou a atravessar uma fase particularmente idiota. Muito idiota mesmo.
Um abraço
Cara blueminerva,
telefonei para o Sr. dos Mares e ele já me explicou o que se passava.
O desabafo não foi aparvalhado. Pelo contrário foi legítimo e natural :)!
Mesmo assim arriscarei ;).
Beijinho!
Ficar a conhecer a cultura oriental é sempre agradável...e "cultivador"
depis de todas estas dicas
adoro:
Ozu
Mizoguchi
Kurosawa
...confesso..............olhei para os vossos "comentos"
jocas maradas
Caro sátiro,
Espero que este blogue tenha sido do seu agrado, e que contribua para lhe facultar mais algum conhecimento em relação à cultura orienta, em especial o cinema.
Abraço!
Amiga Su,
se optares por esses 3 realizadores, podemos dizer que fizeste uma excelente escolha :) !
Beijinho!
Querendo ser só um pouco mais rigoroso:
Os três mestres clássicos:
-Kenji Mizoguchi
-Yasujiro Ozu
-Mikio Naruse
Os "quatro mosqueteiros":
-Akira Kurosawa
-Kon Ichikawa
-Masaki Kobayashi
-Keisuke Kinoshita
Embora possa estar a cair nos "fait-divers" cronológicos da mesquinhice crítica, os três mestres clássicos japoneses (porque passaram do mudo, para o sonoro e para a cor)são, efectivamente, Mizoguchi, Naruse e Ozu (o meu favorito). Já no que concerne aos "quatro mosqueteiros", a seguinte geração "clássica", começou a fazer filmes no princípio dos 40, e portanto já com o sonoro instituido.
Quanto a Ozu, na minha opinião, o mestre dos mestres, é de realçar a sua evolução ao longo da sua filmografia. A fase final de Ozu - poder-se-ia dizer ter começado com Late Sring (1949) - é o amadurecimento de todo o carácter rotineiro, fugaz e zen de uma estética compreendida num estaticismo perene entre o lado social e o intimista.
De realçar a sua musa, Setsuko Hara, que quanto a mim é a melhor actriz japonesa de sempre.
Meus 3 filmes favoritos:
- Tokyo Story (1953)
- Late Spring (1949)
- Early Spring (1951)
Olá Miguel!
Fica aqui expresso a importante achega que deste para compreendermos melhor o cinema japonês mais clássico e a sua evolução!
A expressão "santa trindade" foi usada no sentido de Ozu, conjuntamente com Mizoguchi e Kurosawa, serem os realizadores japoneses que dirão mais às pessoas em geral (o mesmo será dizer, os mais conhecidos e famosos). Não tem nada a ver com o mérito ou importância deles e de outros, no panorama cinematográfico japonês, asiático e indiscutivelmente mundial.
Obrigado pelos esclarecimentos, que só valorizam ainda mais este espaço.
Abraço!
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