"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, dezembro 27, 2008

Painted Skin/Wa pei - 画皮 (2008)
Origem: Hong Kong
Duração: 103 minutos
Realizador: Gordon Chan
Com: Donnie Yen, Zhou Xun, Vicki Zhao, Chen Kun Aka Aloys Chen, Betty Sun, David Leong, Qi Yuwu
"Wang Shen"

Sinopse

“Xiao Wei” (Zhou Xun) é uma mulher atraente que na realidade revela ser um demónio devorador dos corações dos seus amantes, sendo este o alimento para que se possa manter sempre bela. Apesar de a sua natureza não se compadecer com as emoções humanas, “Xiao Wei” apaixona-se por “Wang Sheng” (Chen Kun Aka Aloys Chen), um honrado comandante do exército local, que está convencido que a salvou de um grupo de salteadores do deserto.

“Wang Sheng” acolhe “Xiao Wei” nos seus domínios, e cedo vários soldados e oficiais apaixonam-se pelo demónio, constituindo as vítimas ideais para as suas predações. Contudo, uma série anormal de assassinatos começam a grassar pelo burgo, e cedo se descobre que um assassino-demónio extremamente versado nas artes marciais (Qi Yuwu) é o responsável. O antigo general “Yong” (Donnie Yen), auxiliado pela caçadora de demónios “Xia Bing” (Betty Sun), tenta pôr fim à matança, dando caça ao misterioso homicida.

"Yong"

Entretanto, a esposa de “Wang Sheng”, a linda “Peirong” (Vicki Zhao) tem praticamente a certeza que “Xiao Wei” é um demónio, assim como está directamente relacionada com o infortúnio que se abateu sobre a povoação. As duas mulheres acabam por entrar num conflito directo, cujo prémio ambicionado é o coração de “Wang Sheng”.

"O demónio Xiao Wei"

"Review"

Baseado no conto do século XVIII de Pu Songling, denominado “Strange Tales of Liaozhai”, “Painted Skin” é supostamente o “remake” de um filme realizado por King Hu, em 1993, e onde despontavam nomes como Joey Wong, Adam Cheng e Sammo Hung. Como já li um texto de um amigo que neste aspecto está mais informado do que eu, a afirmar que tratavam-se de abordagens diferentes, deixo para já esta questão em aberto. Cabe ainda dizer que já no longínquo ano de 1966, esta história havia sido trazido para a tela, por intermédio do realizador Pao Fong, num registo que passaria um tanto ou quanto despercebido. O motivo de interesse mais imediato para conferir a obra que ora se analisa é o facto de a mesma ser a candidata de Hong Kong a tentar figurar nos cinco finalistas do óscar para melhor filme estrangeiro – edição de 2009, e quem sabe, até levar o troféu para casa (aspecto que desde já desconfio que suceda).

“Painted Skin” conseguiu fugir à onda de filmes como “O Tigre e o Dragão”, Herói” ou “O Segredo dos Punhais Voadores”, e revela ser tributária da vaga de “wuxia” com temáticas sobrenaturais que fizeram escola em Hong Kong nos anos '80 e '90. E efectivamente quando estava a visionar este filme, confesso que películas como “The Bride With White Hair” ou “A Chinese Ghost Story” acorreram ao meu pensamento. Após alguma pesquisa, sempre descobri que “A Chinese Ghost Story” e “Painted Skin” partilham a mesma inspiração, ou seja, as histórias fantasmagóricas do escritor Pu Songling. O facto de Gordon Chan ter enveredado por uma abordagem mais tradicional e em conformidade com as características mais identificativas do cinema de Hong Kong, não quer dizer necessariamente que seja positivo, mas sempre é de saudar. Principalmente numa altura em que os mais puristas acusam, e com alguma razão, que o cinema daquelas paragens está descaracterizado em nome da internacionalização. Isto consubstancia-se essencialmente na elaboração de longas-metragens que sejam mais apelativas aos olhos dos ocidentais, em detrimento dos aspectos mais identificativos do cinema de Hong Kong.

"Peirong transformada"

“Painted Skin” pretende ser ao mesmo tempo uma história de terror, temperada com elementos românticos e de “wuxia”. No entanto, não existe nada que assuste verdadeiramente o espectador, e é sem dúvida nenhuma os aspectos mais sentimentais e das artes marciais que marcam a bitola desta longa-metragem e que a enformam. As premissas prometem muito, embora não sejam inovadoras. Um demónio feminino, cuja única razão de viver é manter a sua beleza, mata os seus amantes e alimenta-se dos seus corações. Chega o dia em que um homem estóico desperta-lhe a paixão. O seu pendor maquiavélico agora é posto ao serviço da conquista do amor, tendo para o efeito que afastar uma rival humana. Essa mulher iguala-lhe em beleza, mas possui uma bondade intrínseca, antagónica a tudo o que representa aquele ser sobrenatural. Existem sacrifícios e combates, sejam físicos ou sentimentais. No fim, existirá um confronto final, onde tudo se decidirá e mesmo os vencedores ficarão com sequelas inultrapassáveis. Estes aspectos, embora expostos de uma forma que não defrauda, poderiam ter sido desfilados de uma forma mais apelativa ao espectador. A trama é intermitente, onde por vezes se envereda por uma lentidão quase exasperante, sobretudo nas partes da intriga onde se discute se “Xiao Wei” é realmente um demónio, ou se “Wang Sheng” está realmente apaixonado por aquela ou mantém-se fiel ao amor por “Peirong”. Outro aspecto que feriu um pouco o filme, foi a revelação frontal e desde o início que “Xiao Wei” é o demónio, fazendo com que todas as tentativas desta em ocultar o seu estado se afigurem um tanto ou quanto despiciendas perante quem visiona a película. Num campo um tanto ou quanto diverso, Gordon Chan deveria ter buscado inspiração na personagem de “Jiao Long” em “O Tigre e o Dragão”, interpretada pela diva Zhang Ziyi. Neste filme, Ang Lee apresenta-nos “Jiao Long” de uma forma gradual, incutindo uma salutar aura de mistério que nos apraz imenso e que mistifica positivamente a anti-heroína.

Por outro lado, “Painted Skin” tem méritos visuais de aclamar. É um filme “bonito” em praticamente todos os seus aspectos. Os cenários e a cinematografia fazem-nos sonhar acordados, e o guarda-roupa e a caracterização são um “must”. Uma das cenas mais poderosas que vi nos últimos anos é a transformação de “Peirong”, interpretada pela estonteante Vicki Zhao. Como é óbvio, e atendendo essencialmente à caracterização, chamei imediatamente à colação Brigitte Lin no emblemático “The Bride With White Hair”. Zhao está verdadeiramente de outro mundo, e não apenas pela sublime aparência, mas igualmente pela brilhante cena em que se nota à distância que a actriz colocou todo o seu empenho e mais algum. Verdadeiramente conseguimos sentir toda a agonia e sofrimento do sacrifício denotado por “Peirong”, e isto constitui o momento alto do filme a nível da interpretação. O restante “cast” porta-se competentemente, sem denotar grandes laivos de brilhantismo. Zhou Xun, Chen Kun e Betty Sun são três caras bonitas do espectro asiático, que possuem algumas capacidades artísticas. Quando se fala do mítico Donnie Yen, o tema das lutas inevitavelmente terá de vir ao de cima. Em “Painted Skin”, o “wire fu” domina, assim como as tradicionais perseguições pelos telhados, que já vimos tantas vezes antes, mas que não deixo de apreciar. Embora não existam muitos momentos de acção, quando os mesmos decidem dar um ar da sua graça, os resultados são aceitáveis e por vezes mesmo entusiasmantes, pelo que não será por aqui que o filme cairá. Obviamente que neste factor em particular, será Donnie Yen que contribuirá quase na plenitude.

“Painted Skin” consubstancia-se num esforço salutar do aclamado realizador Gordon Chan em fazer reviver o subgénero da fantasia sobrenatural de artes marciais, que parecia ter sido atirado para o baú das recordações. Possui méritos inquestionáveis, que passarão quase todos pelos aspectos visuais da película, desde os cenários, a caracterização das personagens até ao “cast” visualmente apelativo. Contudo, não me parece ter qualidade suficiente para que possa almejar um troféu com a magnitude de um óscar, mesmo que se reconheça que o prémio está muitas vezes sujeito ao crivo das modas e dos “lobbies”. Sinceramente, já vi a cinematografia de Hong Kong representada por filmes com qualidade superior, e mesmo assim nem chegar aos últimos cinco. O futuro o dirá e ele já está aí mesmo ao virar da esquina.

De qualquer forma, estamos perante uma obra interessante, que merecerá uma espreitadela descomprometida!

"Combate no deserto"

The Internet Movie Database (IMDb) link

Trailer

Site Oficial

Outras críticas em português:

  1. Asian Fury

Avaliação:

Entretenimento - 7

Interpretação - 7

Argumento - 7

Banda-sonora - 7

Guarda-roupa e adereços - 9

Emotividade - 8

Mérito artístico - 8

Gosto pessoal do "M.A.M." - 7

Classificação final: 7,50







sexta-feira, dezembro 26, 2008

Beldades do Cinema Asiático - Fan Bing Bing





Nesta época de paz e amor, só quero imagens bonitas na mente dos visitantes que cá passam :) ! Mais informações acerca desta bela actriz AQUI .



Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático, sujeito ao vosso escrutínio no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Teinosuke Kinugasa

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. Two Little Birds (1922)
  2. Spark (1922)
  3. Beyond Decay (1922)
  4. Aa, Konishi junsa (1922)
  5. Lady, Be Not Wronged (1923)
  6. Spirit of the Pond (1923)
  7. The Golden Demon (1923)
  8. Ways of Life (1923)
  9. Secret of a Wife (1924)
  10. The Theft (1924)
  11. The Foot (1924)
  12. Lonely Village (1924)
  13. Dance Training (1924)
  14. Thus It Turned Love (1924)
  15. Love (1924)
  16. Detective Yuri (1924)
  17. Fog and Rain (1924)
  18. A Woman's Heresy (1924)
  19. She Has Lived Her Destiny (1924)
  20. Kôhen (1924)
  21. Happy Old Man (1924)
  22. Chuji's Early Days (1925)
  23. Hanpeita, Master Swordsman (1925)
  24. Double Suicide (1925)
  25. Love and a Warrior (1925)
  26. The Sun (1925)
  27. Extra Girl (1925)
  28. The Shining Sun Becomes Clouded (1926)
  29. Kirinji (1926)
  30. Tenichibo and Iganosuke (1926)
  31. A Page of Madness (1926)
  32. The Horse Thistle (1927)
  33. Ojo Kichiza (1927)
  34. Epoch of Loyalty (1927)
  35. Cassowary (1927)
  36. The Government Vessel (1927)
  37. Moonlight Madness (1927)
  38. The Palanquin (1927)
  39. The Ship (1927)
  40. A Brave Soldier at Dawn (1927)
  41. Star of Married Couples (1927)
  42. The Secret Documents (1928)
  43. Female Demon (1928)
  44. Gay Masquerade (1928)
  45. Tales From a Country By the Sea (1928)
  46. Crossroads (1928)
  47. Before Dawn (1931)
  48. Tojin Okichi (1931)
  49. The Surviving Shinsengumi (1932)
  50. The Loyal Forty Seven Ronin (1932)
  51. Kôhen: Edo no maki (1932)
  52. Two Stone Lanterns (1933)
  53. Gimpei From Koina (1933)
  54. The Beaten Kochiyama (1934)
  55. Tokijiro of Kutsukate (1934)
  56. A Sword and the Sumo Ring (1934)
  57. The Double Suicide in Winter (1934)
  58. The Revenge of Yukinojo (1935)
  59. Ushimatsu in the Darkness (1935)
  60. The Summer Battle of Osaka (1937)
  61. Sacred Protector (1937)
  62. Loyalism at Kuroda (1938)
  63. Serpent Princess (1940)
  64. Zoku Hebihime sama (1940)
  65. The Battle of Kwanakajima (1941)
  66. Forward, Flag of Independence (1943)
  67. Rose of the Sea (1945)
  68. Lord for a Night (1946)
  69. Actress (1947)
  70. Four Love Stories - segmento Koi no sakasu (1947)
  71. Koga Mansion (1949)
  72. Kobanzame (1949)
  73. Face of a Murderer (1950)
  74. The Scarlet Bat (1951)
  75. Migratory Birds Under the Moon (1951)
  76. Lantern Under a Full Moon (1951)
  77. Castle of Carnage (1952)
  78. Dedication of the Great Buddha (1952)
  79. Zoku Shurajô hibun - Hiun no maki (1952)
  80. Gate of Hell (1953)
  81. Duel of a Snowy Night (1954)
  82. The Great Administrator (1954)
  83. End of a Prolonged Journey (1954)
  84. The Romance of Yoshima (1955)
  85. It Happened in Tokyo (1955)
  86. A Girl Isn't Allowed to Love (1955)
  87. Spark (1956)
  88. Three Women Around Yoshinaka (1956)
  89. Tsukigata Hanpeita: Hana no maki; Arashi no maki (1956)
  90. Floating Vessel (1957)
  91. A Fantastic Tale of Naruto (1957)
  92. Symphony of Love (1958)
  93. Woman of Osaka (1958)
  94. The Snowy Heron (1958)
  95. The Affair (1959)
  96. Stop the Old Fox (1959)
  97. The Lantern (1960)
  98. Okoto and Sasuke (1961)
  99. Blind Devotion (1961)
  100. Lies - segmento San jyokyo (1963)
  101. Bronze Magician (1963)
  102. Little Fugitive (1966)


domingo, dezembro 21, 2008

Feliz Natal e um próspero Ano Novo

...junto daqueles que mais amam e prezam! Já agora, sei que isto pode não ser uma boa recomendação, mas se existe época para abusar (com responsabilidade) é esta! Por mim, e sem contar com o belo repasto que me aguarda, já tenho ali uma "Herdade do Perdigão - Reserva" prontinha para ser degustada :) !

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático, sujeito ao vosso escrutínio no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Masahiro Shinoda

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. One-Way Ticket for Love (1960)
  2. Dry Lake Aka Youth in Fury (1960)
  3. Our Marriage (1961)
  4. Love Old and New (1961)
  5. My face Red in the Sunset (1961)
  6. Epitaph to My Love (1961)
  7. Glory on the Summit (1962)
  8. Tear's on the Lion's Mane (1962)
  9. Pale Flower (1964)
  10. The Assassin (1964)
  11. Samurai Spy (1965)
  12. With Beauty and Sadness (1965)
  13. Captive's Island (1966)
  14. Clouds at Sunset (1967)
  15. Double Suicide (1969)
  16. Outlaws (1970)
  17. Silence (1971)
  18. Sapporo Winter Olympic Games (1972)
  19. The Petrified Forest (1973)
  20. Himiko (1974)
  21. Under the Blossoming Cherry Trees (1975)
  22. Ballad of Orin (1977)
  23. Demon Pond Aka Dragon Princess (1979)
  24. Island of the Evil Spirits (1981)
  25. MacArthur's Children (1984)
  26. Gonza the Spearman (1986)
  27. The Dancer (1989)
  28. Childhood Days (1990)
  29. Sharaku (1995)
  30. Moonlight Serenade (1997)
  31. Owl's Castle (1999)
  32. Spy Sorge (2003)

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático, sujeito ao vosso escrutínio no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Donnie Yen

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. Legend of the Wolf (1997)
  2. Ballistic Kiss (1998)
  3. Shangai Affairs (1998)
  4. Der Puma (1999) - co-realizador em conjunto com Axel de Roche
  5. The Twins Effect (2003) - co-realizador em conjunto com Dante Lam
  6. Protégé de la Rose Noire (2004)


Jantar de Natal dos "bloggers" da Madeira!


Passe a publicidade :) ! Lá estarei no dia, hora e local, com muito prazer :) !