"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

sábado, dezembro 06, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático, sujeito ao vosso escrutínio no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Edward Yang

Informação

Filmografia enquanto realizador (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto , basta clicar):

  1. In Our Time (1982)
  2. That Day, on the Beach (1983)
  3. Taipei Story (1985)
  4. Terrorizer (1986)
  5. A Brighter Summer Day (1991)
  6. A Confucian Confusion (1994)
  7. Mahjong (1996)
  8. Yi Yi: A One and a Two (2000)


4 comentários:

Unknown disse...

Yi Yi é um dos mais belos filmes asiáticos de sempre. O meu voto vai para E. Yang

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá plexu!

Um voto bastante consciente, para um realizador que deu vida a uma excelente obra, precisamente a que mencionaste!

Anónimo disse...

Não é por acaso que no seminal "In Our Time", o melhor dos quatro segmentos, a meu ver, é exactamente o do Edward Yang! Nessa sua estreia e em apenas 30 min. já dá para ver a habilidade na construção narrativa que viria a ser não só uma das suas imagens de marca como também a do então iniciado novo cinema de Taiwan! [Oremos para que outras obras como "The Sandwich Man" ou "Growing Up" vejam um dia a luz!]
O sensacional "Taipei Story" protagonizado imagine-se por outro dos grandes mestres de Taiwan, Hou Hsiao-hsien (que diga-se, mostrou talento nessa faceta de actor) é um prenúncio de uma das suas obra-primas, "The Terrorizer" que chegou no ano a seguir! O primeiro com um carácter mais nostálgico, o segundo num tom bem mais enigmático, com destaque para a absolutamente genial e labirintica (fragmentada) narrativa, retratando de forma bem sombria essa modernidade desconsolada e uma crescente alienação naquele claustrofóbico cenário urbano.
"A Brighter Summer Day" é até hoje a minha mais longa experiência cinematográfica (um único filme). Praticamente 4 horas e ainda que em condições miseráveis, revelou-se sem dúvida um impressionante testemunho, já que explora todo um complexo contexto politico-social e o seu reflexo nos seus muitos personagens! [Só de pensar que recentemente esteve em exibição na Cinemateca numa retrospectiva a propósito da sua morte.......meu deus!!!!]
No "Mahjong" apesar do ambiente mais cómico (potenciado também pelas fraquíssimas prestações dos actores não-asiáticos e o péssimo inglês que por vezes é falado) existe um lado mais obscuro presente em outros filmes, não estando no entanto à altura dessas suas obras-primas. Ainda assim e numa faceta um pouco diferente, é mais um perspicaz (e no caso mordaz) olhar sobre algumas problemáticas de Taiwan!
E por último, que melhor maneira de encerrar (infelizmente) a sua obra do que "Yi Yi" esse melancólico olhar sobre o quotidiano familiar que atinge proporções épicas!! Grandioso!!

Esperemos que a sua recente morte possa pelo menos fazer com que a sua obra seja disponiblizada em condições dignas da sua enorme relevância como cineasta!

Em nome do Hou Hsiao-hsien, do Tsai Ming-liang e do Edward Yang.....Amén!!!

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Quanto a Edward Yang só tenho pena da sua pouco extensa cinematografia e da sua morte precoce. Quanto a mim, o mundo da sétima arte merecia mais algumas obras deste realizador!

Abraço!