"MY ASIAN MOVIES"マイアジアンムービース - UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!!

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Realizador Asiático Preferido - Votação

Apresento-vos mais um realizador asiático que está sujeito ao vosso escrutínio, no quadro de votações mais abaixo à direita. Não custa relembrar que podem escolher mais do que uma opção, antes de clicarem e submeterem o(s) vosso(s) voto(s). Igualmente podem sugerir outros nomes para serem postos a votação.
Zhang Yimou

Informação

Filmografia (caso exista alguma crítica, o título estará assinalado a cor vermelha. Para aceder ao texto, basta clicar):

  1. Red Sorghun (1987)
  2. Operation Cougar (1988)
  3. Judou (1990)
  4. Raise the Red Lantern (1991)
  5. The Story of Qiu Ju (1992)
  6. To Live (1994)
  7. Lumiére et Compagnie - dirigiu uma curta metragem (1995)
  8. Keep Cool (1997)
  9. Not One Less (1999)
  10. Happy Times (2000)

Nota pessoal: Esta afirmação poderá ser um pouco temerária, pois nestas coisas é sempre complicado eleger um realizador que colha mais a nossa simpatia. No entanto, julgo que este candidato é o meu preferido!


12 comentários:

Su disse...

eu gosto de ler.te

mas já deu para entender que não entendo nadica...ops vergonha....eu

... mas vou aprendendo ao ler.te,
por isso, menino. o teu escolhido é o meu tb.....

jocas maradas ..sempre

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Eh,eh,eh, Su!

Obrigadão pelo voto de confiança!!!

'jinhos!

Nuno disse...

Jorge,

O meu realizador asiático preferido e um dos melhores do mundo. Vi 11 dos seus filmes e gostei de todos, uns mais que outros, mas todos bons. Alguns são obras primas cinematográficas.
Não há muito mais a dizer sobre Yimou, senão que espero ansiosamente o seu próximo filme.

Abraço,
Nuno

P.S. Hoje que meu filho foi a Alvalade ver o Sporting, e eu tenho o PC disponivel... não há foto. Não há direito

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Yimou é um realizador simplesmente fantástico, que aborda o sentimento humano de uma forma perceptível e tocante! Ao mesmo tempo, consegue ser extremamente versátil e oferecer-nos obras com uma grandiosidade cinematográfica e filosófica como "Herói"!
Nesta estou ctg. Nuno!

Um grande abraço!

PS: Quanto à foto, pelos vistos mandaste esta mensagem, quase em simultâneo quando estava a "posta-la", eh, eh, eh!

PS2: Então foste-me criar um filho "lagarto"?! Será q o pai padece do mesmo mal?! :)

Nuno disse...

Um bom pai passa as boas qualidades ao filho e eu considero-me um bom pai, daí o meu filho também ser Sportinguista. Só não consegui que ele fosse do Marítimo (sou sócio há 31 anos) porque ele diz que não é madeirense e que para "clubes de bairro" tem o seu... é do Estoril Praia...porque nasceu no Estoril (tenho um camarote no Coimbra da Mota, e de 15 em 15 dias lá estamos).

É verdade, a foto apareceu exactamente no momento que enviei o comentário sobre Yimou.

Abraço

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Eh, eh, eh! Nesse aspecto eu e o meu pai discordamos absolutamente! Ele é do Benfica e eu do FC Porto (típico conflito de gerações, admito)!

Quanto ao clube madeirense, eu e o meu pai estamos em consonância. Somos os dois do triste "União da bola", uma espécie em vias de extinção, lol!

Grande abraço!

Nuno disse...

O "União da Bola" era o clube do meu pai...e todo o desporto que pratiquei na Madeira foi no União, porque como era necessária a assinatura do pai... era superior às suas forças assinar a autorização para o Marítimo. Daí ter uma simpatia especial pelo União, União da Bola...

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Por coincidência também pratiquei desporto no União, basquetebol neste caso. Muita da minha adolescência está ligada àquele clube :) !

Abração!

Anónimo disse...

Eu não sou tão efusivo mas é sem dúvida um dos mais conhecidos nomes do cinema asiático. Da dezena de filmes que vi continuo a dizer que prefiro a sua faceta mais intimista e menos exuberante, ainda que também lhe reconheça mérito nessas obras!

E nessa sua faceta que eu mais lhe aprecio é bom notar que tem "sucessores" de grande nivel!


p.s. Poooortoooo!!!!Rumo ao Tri!!! :)

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá tf10!

Eu quanto a Zhang Yimou, sou bastante suspeito para falar, pois em menor ou maior medida, gosto praticamente de tudo o que este realizador fez! Os seus filmes intimistas "partem-me" o coração, e as películas mais exuberantes, mormente os "wuxia", fazem-me sentir um "Herói", passe o trocadilho!
Sei, e penso que qualquer um de nós, temos ainda muito que experenciar no cinema asiático. No entanto também sei que os filmes deste senhor, enchem-me as medidas!

Abraço!!!

PS: És uma pessoa com muito bom gosto futebolístico, ao contrário do "lagarto" Nuno e da "lampiona" blueminerva (mas que tem "blue" no nick). Quanto à Su, não sei quais as suas preferências futebolísticas, portanto não me pronuncio...

spring disse...

Olá Shinobi!
Já lá vão longos anos quando descobrimos no cinema quarteto (hoje encerrado)"Milho Vermelho" deste cineasta fabuloso e ao mesmo tempo encontrámos a Gong Li, na época sua esposa. Vimos o filme três vezes no espaço de um mês e desde então temos seguido a sua carreira.
Um abraço cinéfilo.
Paula e Rui Lima

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Paula e Rui Lima!

E em boa hora o descobriram, pois este realizador é fantástico! Eu, à semelhança do Nuno que também comentou este "post", gosto de todos os filmes deste realizador (pelo menos os que tive oportunidade de ver). O local tb. é mágico. Passei muitos bons tempos no Quarteto, quando estive a estudar em Lisboa, e foi com muita tristeza que soube do seu encerramento. Os locais com história têm de ser recuperados e não fechar portas, como muitas vezes infelizmente sucede.

Quanto ao relacionamento com Gong Li, permitam-me fazer apenas uma pequena correcção. É inquestionável que Yimou teve um longo relacionamento com a actriz e musa de muitos dos seus filmes. Salvo erro, esse mesmo relacionamento durou entre 1987 e 1995. Mas nunca encontrei uma informação fidedigna, no sentido de eles terem sido casados. O unico registo que encontrei de uma esposa de Zhang Yimou, foi uma completa desconhecida chamada Hua Xie.
Se eu estiver errado, façam o favor de me corrigir.

Grande abraço aos dois!